Moradia térrea ou com andares, qual escolher?

7 Outubro 2021

Algures entre a escolha do tipo de arquitetura, se tradicional ou contemporânea, e do sistema construtivo (betão armado, madeira ou LSF), cabe decidir se prefere uma casa térrea ou uma moradia com andares. Pondere os pontos fortes e as desvantagens antes de fazer a opção.

As moradias com pisos superiores

As moradias com um ou dois andares são as mais comuns e preferidas, pois possibilitam converter a área do terreno, ainda que pequena, em áreas brutas maiores.  A existência de pisos traduz-se em três grandes vantagens:

  • num aumento da área construída, portanto, num aumento de área útil;
  • em mais terreno disponível para zonas exteriores como jardins, piscinas, garagens e anexos;
  • maior facilidade em dividir as zonas interiores da casa, organizando os espaços comuns e os ambientes privados pelos pisos; é frequente dispor salas de estar e de jantar, escritórios e cozinhas no piso térreo, deixando os andares superiores, mais resguardados, para os quartos.

Para além destas, as moradias com pisos permitem ainda criar espaços de estar elevados, interiores ou exteriores, como mezaninos, varandas e terraços – um must-have imprescindível para quem vai construir em localizações de paisagens privilegiadas.

Neste tipo de moradias levanta-se a questão dos acessos entre pisos, que são quase sempre feitos através de escadas. E como sabemos, as escadas dificultam a mobilidade: pense nas crianças, nos familiares mais idosos ou com mobilidade reduzida, e no facto inevitável de que o corpo envelhece e fica mais vulnerável.

Outra questão a considerar são os custos. Este tipo de moradia exige a construção de fundações e alicerces, requer maior quantidade de materiais e mais tempo na execução e ocupação do local da obra (mão de obra, máquinas, resíduos, etc.).

As moradias de piso térreo

Já as moradias de rés do chão podem apresentar custos mais baixos, pois geralmente são edificações mais simples. Não se trata apenas de despesas de construção, mas também de consumos de energia e recursos.

Todavia e para obter a mesma área bruta do que uma moradia de rés do chão com pisos superiores, esta tipologia vai ocupar mais área do terreno, ficando menos ou nenhum espaço para zonas exteriores (piscinas, jardins, garagens, anexos), podendo haver mesmo a necessidade de comprar um terreno maior.

As moradias térreas têm a vantagem de permitir o acesso fácil às zonas interiores e exteriores, dispensando escadas, e de fazer a transição entre os diferentes ambientes de forma mais suave.

Considere as características de cada uma e veja com o seu arquiteto qual a solução que melhor responde às suas expetativas e necessidades. Lembre-se de que tem à sua disposição o nosso simulador online e que pode sempre colocar as suas questões ao nosso Gabinete Técnico.

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.