Como escolher a piscina ideal

10 Setembro 2021

Quem é que não sonhou em ter uma piscina no exterior da casa, ladeada de plantas e com espreguiçadeiras para apanhar banhos de sol? Se a ideia o faz sorrir, então é altura de deixar de imaginar e começar projetar.

O que deve saber antes de escolher a sua piscina

O primeiro passo para construir a piscina dos seus sonhos é criar e responder à seguinte check list:

  • Quem vai usar a piscina?
  • Onde vai ficar?
  • Que tipo de solo é, arenoso, rochoso?
  • Vai ficar exposta ao sol?
  • Qual é o orçamento disponível?

Para avaliar que tipo, tamanho, profundidade e formato das piscinas é preciso saber de antemão onde pretende construir a piscina e que utilização pretende dar-lhe, quem a vai usar e quantas pessoas – é só para a família, ou gostaria de receber os amigos numa festa animada? Como é o terreno e que área circundante tem disponível?

De acordo com suas respostas, assim os técnicos especializados irão apresentar as opções mais adequadas, não só em termos de materiais e construção, mas também de avaliação dos terrenos, licenciamentos, acessibilidades e equipamento (duches, pavimento, etc.)  e manutenção, entre outros.

Agora que já tem mais clareza sobre o que fazer antes de escolher a piscina da sua casa, espreite as características de 3 tipos de piscinas: em betão, em fibra de vidro e de container.

Piscina em betão

De estrutura em betão com revestimento num material impermeável, como a pastilha, este tipo de piscinas adapta-se a qualquer terreno e permite que se escolha o seu tamanho e formato. Não é de admirar, pois, que seja o tipo mais comum.

As piscinas em betão serão consideradas mais dispendiosas do que outros tipos, todavia, poderão revelar-se a opção mais vantajosa quando comparar os custos totais destas com os de outras piscinas – associe ao projeto os custos de avaliação dos solos e de licenciamentos, de manutenção a longo prazo (verifique a durabilidade os materiais) e de limpeza, e de consumos de água e energia (motores da piscina), entre outros.

Sugerimos que faça a simulação do seu projeto aqui.

Piscina em fibra de vidro

Trata-se de uma piscina fabricada em resina sintética reforçada por fibra de vidro, o mesmo material que é usado para fortalecer vários tipos de plásticos como os dos carros e barcos. Este tipo de piscina é feita em fábrica e a partir de um molde, ou seja, é uma peça pré-fabricada, pelo que a sua escolha ficará limitada aos tamanhos e formatos existentes. Em contrapartida, é uma piscina mais fácil e rápida de instalar, de manutenção mais fácil e simples, com boa durabilidade e mais ecológica.

Para ter uma noção mais real de como ficará a sua piscina em fibra de vidro, sugerimos que use o nosso simulador aqui.

Piscina de tipo container ou de superfície

São módulos, ou contentores, que se instalam à superfície sem necessidade de escavar o terreno, poupando-se tempo e dinheiro em obras complexas, em avaliações de solo e licenciamentos. Fabricadas em vários materiais, como fibra de vidro, lona ou até betão, as piscinas de superfície ou de tipo container são fáceis de instalar, necessitando apenas de montar um deck para as colocar, e são removíveis – significa que poderá retirar a sua piscina durante os meses mais frescos ou no caso de mudar de casa.

Veja aqui como ficaria a sua nova casa com este tipo de piscina.

Se ficou entusiasmado com a construção da piscina da sua casa e quer começar a projetá-la, então, fale já com os nossos técnicos especializados. Vamos ajudá-lo a concretizar o seu projeto.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.