3 Tipos de Cozinha que vai gostar de conhecer

6 Setembro 2021

Considerada por muitos como o espaço mais importante do lar, a cozinha é, sem dúvida, a divisão da casa que exige mais atenção, tempo e dedicação tanto na hora de planear a sua estrutura como na altura de a construir ou montar. Nela coexistem fontes de energia (placas e fornos, micro-ondas, etc.), águas e despejos, grandes e pequenos eletrodomésticos, espaços e módulos de arrumação,  zonas de preparação de alimentos e de refeições.

A cozinha é o espaço mais multitasking da habitação que responde a várias necessidades da família, incluindo conviver, trabalhar ou estudar. E provavelmente, é o espaço mais desafiante de planificar. Para ajudá-lo a escolher a tipologia mais adequada à casa dos seus sonhos, partilhamos 3 tipos de cozinha que vai gostar de conhecer:

A cozinha em L

A disposição da cozinha em L é uma boa opção para quem aprecia ambientes abertos ou gosta de ter uma mesa de refeições em destaque. Muitas vezes, são móveis que acompanham a família desde há gerações e que dão à cozinha um toque mais intimista; em outros casos, são peças de design que conferem personalidade ao espaço.

A cozinha em ilha

Inspirada no estilo norte-americano, que privilegia os espaços amplos, a cozinha em ilha está a tornar-se cada vez mais popular entre nós. Para além de tornarem o ambiente mais aberto, as ilhas são módulos muito versáteis nos quais se consegue conciliar várias funções: bancada de refeições, bloco de arrumação com gavetas ou prateleiras, ou zona de confeção de alimentos, havendo quem opte por colocar lava-loiças, ou placa e forno.

São, também, excelentes auxiliadores à organização da cozinha, permitindo que haja uma separação clara entre as diferentes áreas, o que é muito vantajoso quando se trata de um espaço que é usado para comer, fazer os trabalhos da escola ou trabalhar. A nível estético, a ilha confere uma sensação de leveza, uma característica associada ao luxo e que pode ser o suficiente para dar aquele toque de requinte à sua cozinha.

A cozinha em península

Esta tipologia é uma variante da cozinha em ilha em que esta fica encostada a uma das paredes. A funcionalidade da península é em tudo semelhante à da ilha, embora seja preferida quando é necessário criar e delimitar zonas distintas em habitações cuja a cozinha e sala de estar, ou de jantar, estão integradas no mesmo espaço.

Dependendo da tipologia escolhida, há matérias-primas e materiais de construção, de mobiliário, de iluminação e de decoração que são os mais adequados tanto para a estrutura da cozinha em si, como para realçar funcionalidades e delimitar zonas. Aconselhe-se junto dos nossos peritos que o ajudarão nas suas escolhas, evitando preocupações e imprevistos.

Se gostou das nossas sugestões e se ficou a imaginar como seria a sua cozinha, então, venha experimentar o nosso simulador online. E se tem dúvidas sobre o tipo de cozinha, os materiais a usar, a decoração, não hesite em falar connosco – lembre-se de que a cozinha é o «coração» da casa que acolhe toda a família, de manhã à noite.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.