3 Tipos de Cozinha que vai gostar de conhecer

6 Setembro 2021

Considerada por muitos como o espaço mais importante do lar, a cozinha é, sem dúvida, a divisão da casa que exige mais atenção, tempo e dedicação tanto na hora de planear a sua estrutura como na altura de a construir ou montar. Nela coexistem fontes de energia (placas e fornos, micro-ondas, etc.), águas e despejos, grandes e pequenos eletrodomésticos, espaços e módulos de arrumação,  zonas de preparação de alimentos e de refeições.

A cozinha é o espaço mais multitasking da habitação que responde a várias necessidades da família, incluindo conviver, trabalhar ou estudar. E provavelmente, é o espaço mais desafiante de planificar. Para ajudá-lo a escolher a tipologia mais adequada à casa dos seus sonhos, partilhamos 3 tipos de cozinha que vai gostar de conhecer:

A cozinha em L

A disposição da cozinha em L é uma boa opção para quem aprecia ambientes abertos ou gosta de ter uma mesa de refeições em destaque. Muitas vezes, são móveis que acompanham a família desde há gerações e que dão à cozinha um toque mais intimista; em outros casos, são peças de design que conferem personalidade ao espaço.

A cozinha em ilha

Inspirada no estilo norte-americano, que privilegia os espaços amplos, a cozinha em ilha está a tornar-se cada vez mais popular entre nós. Para além de tornarem o ambiente mais aberto, as ilhas são módulos muito versáteis nos quais se consegue conciliar várias funções: bancada de refeições, bloco de arrumação com gavetas ou prateleiras, ou zona de confeção de alimentos, havendo quem opte por colocar lava-loiças, ou placa e forno.

São, também, excelentes auxiliadores à organização da cozinha, permitindo que haja uma separação clara entre as diferentes áreas, o que é muito vantajoso quando se trata de um espaço que é usado para comer, fazer os trabalhos da escola ou trabalhar. A nível estético, a ilha confere uma sensação de leveza, uma característica associada ao luxo e que pode ser o suficiente para dar aquele toque de requinte à sua cozinha.

A cozinha em península

Esta tipologia é uma variante da cozinha em ilha em que esta fica encostada a uma das paredes. A funcionalidade da península é em tudo semelhante à da ilha, embora seja preferida quando é necessário criar e delimitar zonas distintas em habitações cuja a cozinha e sala de estar, ou de jantar, estão integradas no mesmo espaço.

Dependendo da tipologia escolhida, há matérias-primas e materiais de construção, de mobiliário, de iluminação e de decoração que são os mais adequados tanto para a estrutura da cozinha em si, como para realçar funcionalidades e delimitar zonas. Aconselhe-se junto dos nossos peritos que o ajudarão nas suas escolhas, evitando preocupações e imprevistos.

Se gostou das nossas sugestões e se ficou a imaginar como seria a sua cozinha, então, venha experimentar o nosso simulador online. E se tem dúvidas sobre o tipo de cozinha, os materiais a usar, a decoração, não hesite em falar connosco – lembre-se de que a cozinha é o «coração» da casa que acolhe toda a família, de manhã à noite.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

Obra embargada: o que é e o que fazer?
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022

A suspensão dos trabalhos de construção de uma casa (ou outro tipo de edificação) pelas devidas autoridades é uma situação que pode apanhar de surpresa qualquer pessoa, sem saber por que motivo tal aconteceu nem o que fazer para desembargar a obra. Se pretende construir moradia nova, ou reabilitar ou melhorar uma casa mais antiga, como prevenir ter a obra embargada.

As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
17 Junho 2022

São o futuro e começam já a determinar o modo como consumidores e agentes do setor imobiliário se relacionam, como compram e vendem imóveis, ou como projetam a construção da sua casa nova. Saiba porquê e que impacte as Proptech têm no mercado.