3 Tipos de Cozinha que vai gostar de conhecer

6 Setembro 2021

Considerada por muitos como o espaço mais importante do lar, a cozinha é, sem dúvida, a divisão da casa que exige mais atenção, tempo e dedicação tanto na hora de planear a sua estrutura como na altura de a construir ou montar. Nela coexistem fontes de energia (placas e fornos, micro-ondas, etc.), águas e despejos, grandes e pequenos eletrodomésticos, espaços e módulos de arrumação,  zonas de preparação de alimentos e de refeições.

A cozinha é o espaço mais multitasking da habitação que responde a várias necessidades da família, incluindo conviver, trabalhar ou estudar. E provavelmente, é o espaço mais desafiante de planificar. Para ajudá-lo a escolher a tipologia mais adequada à casa dos seus sonhos, partilhamos 3 tipos de cozinha que vai gostar de conhecer:

A cozinha em L

A disposição da cozinha em L é uma boa opção para quem aprecia ambientes abertos ou gosta de ter uma mesa de refeições em destaque. Muitas vezes, são móveis que acompanham a família desde há gerações e que dão à cozinha um toque mais intimista; em outros casos, são peças de design que conferem personalidade ao espaço.

A cozinha em ilha

Inspirada no estilo norte-americano, que privilegia os espaços amplos, a cozinha em ilha está a tornar-se cada vez mais popular entre nós. Para além de tornarem o ambiente mais aberto, as ilhas são módulos muito versáteis nos quais se consegue conciliar várias funções: bancada de refeições, bloco de arrumação com gavetas ou prateleiras, ou zona de confeção de alimentos, havendo quem opte por colocar lava-loiças, ou placa e forno.

São, também, excelentes auxiliadores à organização da cozinha, permitindo que haja uma separação clara entre as diferentes áreas, o que é muito vantajoso quando se trata de um espaço que é usado para comer, fazer os trabalhos da escola ou trabalhar. A nível estético, a ilha confere uma sensação de leveza, uma característica associada ao luxo e que pode ser o suficiente para dar aquele toque de requinte à sua cozinha.

A cozinha em península

Esta tipologia é uma variante da cozinha em ilha em que esta fica encostada a uma das paredes. A funcionalidade da península é em tudo semelhante à da ilha, embora seja preferida quando é necessário criar e delimitar zonas distintas em habitações cuja a cozinha e sala de estar, ou de jantar, estão integradas no mesmo espaço.

Dependendo da tipologia escolhida, há matérias-primas e materiais de construção, de mobiliário, de iluminação e de decoração que são os mais adequados tanto para a estrutura da cozinha em si, como para realçar funcionalidades e delimitar zonas. Aconselhe-se junto dos nossos peritos que o ajudarão nas suas escolhas, evitando preocupações e imprevistos.

Se gostou das nossas sugestões e se ficou a imaginar como seria a sua cozinha, então, venha experimentar o nosso simulador online. E se tem dúvidas sobre o tipo de cozinha, os materiais a usar, a decoração, não hesite em falar connosco – lembre-se de que a cozinha é o «coração» da casa que acolhe toda a família, de manhã à noite.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Terrenos são tendência de investimento
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023

Se a pandemia de Covid-19 e os consequentes confinamentos vieram despoletar a procura por terrenos rústicos e urbanos, o regresso à normalidade não abrandou a tendência e são cada vez mais as pessoas que optam por investir neste tipo de imóveis. É o reflexo de uma viragem no paradigma de vida e nos hábitos de consumo. Saiba porquê.

Casas passivas: consumir menos, viver melhor
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
12 Janeiro 2023

É cada mais recorrente procurar o aconselhamento de especialistas na área financeira para fazer uma gestão consciente e sustentável das finanças da família, nomeadamente das suas poupanças: conhecer soluções de investimento (onde, no quê e quando investir) e soluções de financiamento, como o crédito pessoal, o crédito para construir casa própria, o crédito para obras e, claro, o crédito habitação. E porquê?

Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
6 Janeiro 2023

Consequência direta da subida das taxas Euribor é o aumento das prestações dos empréstimos contraídos ou a contratar para aquisição de habitação. Para as famílias isto significa um aumento da taxa de esforço que vem desequilibrar o orçamento familiar e que, dado o atual contexto económico, coloca em stress financeiro os agregados familiares que já pagam o empréstimo da casa como aqueles que pretendem comprar casa com recurso ao crédito habitação.

Então, o que fazer para fazer face às despesas e continuar a pagar a prestação da casa sem colocar em risco as finanças da família?