Caderno de encargos, o que é e para que serve?

25 Março 2022

Num projeto de arquitetura tudo é planeado ao pormenor e nada é deixado ao acaso, incluindo estabelecer as condições em que se vai desenrolar a construção de uma moradia ou edifício, e os compromissos que cada interveniente vai assumir – e é no caderno de encargos que fica tudo registado.

O que é o caderno de encargos?

O caderno de encargos é o documento de um projeto que estabelece as diretrizes técnicas, jurídicas e administrativas relativas aos aspetos da execução da obra, bem como as obrigações atribuídas a cada interveniente daquele projeto.

Para que serve o caderno de encargos?

O caderno de encargos serve para se estabelecer os requisitos, condições e especificidades de todas as especialidades necessárias à elaboração de um projeto de construção e à sua execução: métodos de trabalho, instruções de aplicação de materiais e de uso de máquinas, procedimentos para a aquisição de materiais e/ou serviços, etc..

À semelhança do mapa de trabalhos e quantidades, também o caderno de encargos é fundamental para monitorizar o desenrolar da obra e assegurar que não há derrapagens orçamentais nem incumprimento de objetivos, metas e prazos.

São as equipas de arquitetura e engenharias, como as da SI Projetos, que elaboram o caderno de encargos e todas as peças de um projeto de arquitetura. Por isso, para ter uma casa nova estruturada com base nas suas necessidades e nas da sua família, tem de falar connosco – qualquer que seja o seu sonho, nós temos a solução ideal.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

Obra embargada: o que é e o que fazer?
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022

A suspensão dos trabalhos de construção de uma casa (ou outro tipo de edificação) pelas devidas autoridades é uma situação que pode apanhar de surpresa qualquer pessoa, sem saber por que motivo tal aconteceu nem o que fazer para desembargar a obra. Se pretende construir moradia nova, ou reabilitar ou melhorar uma casa mais antiga, como prevenir ter a obra embargada.

As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
17 Junho 2022

São o futuro e começam já a determinar o modo como consumidores e agentes do setor imobiliário se relacionam, como compram e vendem imóveis, ou como projetam a construção da sua casa nova. Saiba porquê e que impacte as Proptech têm no mercado.