Caderno de encargos, o que é e para que serve?

25 Março 2022

Num projeto de arquitetura tudo é planeado ao pormenor e nada é deixado ao acaso, incluindo estabelecer as condições em que se vai desenrolar a construção de uma moradia ou edifício, e os compromissos que cada interveniente vai assumir – e é no caderno de encargos que fica tudo registado.

O que é o caderno de encargos?

O caderno de encargos é o documento de um projeto que estabelece as diretrizes técnicas, jurídicas e administrativas relativas aos aspetos da execução da obra, bem como as obrigações atribuídas a cada interveniente daquele projeto.

Para que serve o caderno de encargos?

O caderno de encargos serve para se estabelecer os requisitos, condições e especificidades de todas as especialidades necessárias à elaboração de um projeto de construção e à sua execução: métodos de trabalho, instruções de aplicação de materiais e de uso de máquinas, procedimentos para a aquisição de materiais e/ou serviços, etc..

À semelhança do mapa de trabalhos e quantidades, também o caderno de encargos é fundamental para monitorizar o desenrolar da obra e assegurar que não há derrapagens orçamentais nem incumprimento de objetivos, metas e prazos.

São as equipas de arquitetura e engenharias, como as da SI Projetos, que elaboram o caderno de encargos e todas as peças de um projeto de arquitetura. Por isso, para ter uma casa nova estruturada com base nas suas necessidades e nas da sua família, tem de falar connosco – qualquer que seja o seu sonho, nós temos a solução ideal.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

 

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.

 

Novas regras no setor imobiliário em 2023
Novas regras no setor imobiliário em 2023
9 Fevereiro 2023

No que diz respeito ao setor imobiliário, a entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2023 (OE 2023) traz consigo alterações e novas medidas ao Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e dizem respeito à compra e venda, à revenda e à permuta de imóveis, ao alojamento local, aos prédio devolutos e degradados, e à nova tributação de criptoativos.