Como valorizar o exterior da sua nova casa: jardins, pátios e churrasqueiras

12 Setembro 2021

Jardins e zonas verdes

Nas edificações de arquitetura tradicional e de arquitetura contemporânea, a existência de plantas confere serenidade a qualquer ambiente: no interior da habitação, recorre-se à colocação de vasos com espécies várias de plantas, escolhidas de acordo com a dimensão dos espaços. Mais do que um elemento decorativo, as plantas purificam o ar.

Já no exterior, as zonas ajardinadas e jardins são uma excelente forma de estar em contacto com a natureza e podem ser, inclusivamente, um prolongamento da área interior da casa. E desengane-se quem pensa que só as casas de dimensões grandes podem ter jardins. Há soluções simples e muito criativas para cada projeto. Fale com os nossos técnicos especializados através do nosso formulário de contactos.

Os pátios

Já nas civilizações da Antiguidade pré-Clássica e Clássica e nas pré-Colombianas, os pátios eram o epicentro da habitação, para o qual todas as divisões da casa convergiam. Possuíam, quase sempre, um ponto de água bem no centro e que seria, consoante o estatuto do proprietário e tipo de construção, um poço, uma fonte ornamentada, piscina para banhos ou pequeno lago com plantas e peixes.

Com o passar dos tempos e da História, os pátios perderam este carácter intimista e quase mágico. Transitaram de dentro para o exterior e adquiriram outra função, mais associada ao labor e à proteção.

Hoje em dia, estamos a recuperar esta área e a resgatar a sua função agregadora da família e promotora do seu bem-estar – e há pátios que são uma autêntica extensão da sala de estar. Aliás, são uma solução para prolongar o espaço da sua sala nos meses mais amenos e quentes, desfrutando do ar livre e permitindo o acesso a recantos como as churrasqueiras e anexos.

Inspire-se nas imagens e experimente algumas ideias no nosso simulador.

As churrasqueiras

Se há elemento de uma casa que faz as delícias de qualquer festa ao ar livre são as churrasqueiras, a par com as piscinas. São o pretexto mais do que perfeito para reunir os amigos e a família, e desfrutar de boa comida e da vida. É por isso que vai ter de incluir uma churrasqueira no projeto da sua casa nova – esqueça a ideia daqueles recantos simplistas (muitas vezes com consumos mais dispendiosos) e aposte em algo pensado especificamente para valorizar o exterior da casa. Veja alguns dos exemplos que selecionámos, experimente no nosso simulador e fale com a nossa equipa.

Os anexos

Para muitos, os anexos são aquelas extensões à casa feitas para prolongar a área de espaços interiores cujas dimensão se pretende aumentar. E embora sejam erguidos ou instalados depois de casa ter sido construída, o facto é que os anexos devem estar, na verdade, separados daquela e ter uma função de apoio. Esta função pode ser aquela que entender: um pequeno ginásio, uma oficina ou um ateliê, gabinete de trabalho, uma estufa, um apoio ao jardim, etc..

As alternativas são várias e existe um leque de materiais adequados, sendo recomendável aconselhar-se com os técnicos especializados.

Se gostou das soluções que partilhámos consigo e quer incluí-las no projeto da sua nova casa, fale já com os nossos técnicos especializados. Vamos ajudá-lo a concretizar o seu projeto.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.