O sistema construtivo em madeira

17 Setembro 2021

Desde tempos imemoriais que o homem recorre à madeira para construir o seu abrigo. Ao longo dos tempos, e com novas ferramentas e técnicas, desenvolveu-se o sistema construtivo em madeira que ainda hoje é padrão em várias regiões do mundo, como  nos EUA e no Canadá, em alguns países da Europa, na Ásia e na Oceânia.

Também designado por wood frame, este sistema de construção vai ao encontro de um estilo de vida mais sustentável, reduzindo-se os custos de construção, o consumo energético e a pegada ambiental.

O que é o sistema construtivo em madeira?

Trata-se de uma solução de construção que utiliza a madeira como matéria-prima e que consiste em painéis de estrutura resistente pré-fabricados que se agrupam por via de fixações metálicas.

Uma vez fabricados e transportados para o terreno, inicia-se a construção propriamente dita com a montagem dos painéis numa estrutura que será o esqueleto da edificação e à qual se vai acrescentar os elementos da sua nova casa:

  • os pilares, as vigas e os barrotes, as travessas, que oferecem suporte às janelas
  • as paredes feitas em camadas de placas de madeira, cimento e gesso cartonado;
  • os sistemas elétrico e hidráulico, e as infraestruturas sanitárias;
  • o preenchimento, que pode ser em lã de vidro ou de rocha, e revestimento de paredes e pisos;
  • a cobertura.

Quais as vantagens e as limitações da construção em madeira?

Tal como outros sistemas construtivos, também este tem as suas vantagens e limitações, as quais deve ponderar em conjunto com os técnicos especializados para encontrar a solução mais adequada ao seu projeto.

As vantagens:

  • estrutura mais leve e rápida de executar;
  • assegura bom isolamento térmico e acústico;
  • grande durabilidade;
  • menor pegada ecológica.

As limitações e desvantagens:

  • maior limitação de escolha de “gosto pessoal”, por serem em geral soluções de catálogo;
  • maior frequência de manutenção;
  • maior vulnerabilidade a incêndios.

Agora que já tem noções mais concretas sobre este sistema construtivo pode confrontar as suas características com as vantagens e desvantagens de outros. Para começar a planificação da casa dos seus sonhos, experimente o nosso simulador online e consulte os nossos técnicos especializados – veja o seu projeto concretizar-se sem imprevistos nem preocupações.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.