O sistema construtivo em madeira

17 Setembro 2021

Desde tempos imemoriais que o homem recorre à madeira para construir o seu abrigo. Ao longo dos tempos, e com novas ferramentas e técnicas, desenvolveu-se o sistema construtivo em madeira que ainda hoje é padrão em várias regiões do mundo, como  nos EUA e no Canadá, em alguns países da Europa, na Ásia e na Oceânia.

Também designado por wood frame, este sistema de construção vai ao encontro de um estilo de vida mais sustentável, reduzindo-se os custos de construção, o consumo energético e a pegada ambiental.

O que é o sistema construtivo em madeira?

Trata-se de uma solução de construção que utiliza a madeira como matéria-prima e que consiste em painéis de estrutura resistente pré-fabricados que se agrupam por via de fixações metálicas.

Uma vez fabricados e transportados para o terreno, inicia-se a construção propriamente dita com a montagem dos painéis numa estrutura que será o esqueleto da edificação e à qual se vai acrescentar os elementos da sua nova casa:

  • os pilares, as vigas e os barrotes, as travessas, que oferecem suporte às janelas
  • as paredes feitas em camadas de placas de madeira, cimento e gesso cartonado;
  • os sistemas elétrico e hidráulico, e as infraestruturas sanitárias;
  • o preenchimento, que pode ser em lã de vidro ou de rocha, e revestimento de paredes e pisos;
  • a cobertura.

Quais as vantagens e as limitações da construção em madeira?

Tal como outros sistemas construtivos, também este tem as suas vantagens e limitações, as quais deve ponderar em conjunto com os técnicos especializados para encontrar a solução mais adequada ao seu projeto.

As vantagens:

  • estrutura mais leve e rápida de executar;
  • assegura bom isolamento térmico e acústico;
  • grande durabilidade;
  • menor pegada ecológica.

As limitações e desvantagens:

  • maior limitação de escolha de “gosto pessoal”, por serem em geral soluções de catálogo;
  • maior frequência de manutenção;
  • maior vulnerabilidade a incêndios.

Agora que já tem noções mais concretas sobre este sistema construtivo pode confrontar as suas características com as vantagens e desvantagens de outros. Para começar a planificação da casa dos seus sonhos, experimente o nosso simulador online e consulte os nossos técnicos especializados – veja o seu projeto concretizar-se sem imprevistos nem preocupações.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.