Anexo: construir sem preocupações e valorizar a casa

4 Outubro 2021

Saber se pode construir um anexo no exterior da sua casa

A primeira fonte de informação para se saber o que se pode construir é a certidão de viabilidade construtiva – está lá tudo, desde os atributos geomorfológicos do terreno até às licenças e condicionantes da ordenação do território. A consulta deste documento vai revelar-lhe, a si e aos técnicos especializados, se pode construir um anexo, com que características e quais as autorizações, licenças e taxas necessárias.

A maioria dos anexos enquadra-se no tipo de construção que não necessita de comunicação às entidades municipais, nem de autorizações ou licenças. Quando conversar com o seu arquiteto sobre o anexo para a sua casa, ele vai explicar-lhe quais as soluções mais adequadas atendendo à viabilidade de construção, incluindo licenças e taxas.

Não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos, pois é sempre conveniente estar informado e evitar futuras preocupações e despesas acrescidas com multas. Experimente, também, o nosso simulador online e peça apoio e conselhos aos nossos técnicos especializados, no Gabinete Técnico.

 

Adequar o estilo do anexo ao da sua casa

Como já percebeu, o estilo do seu futuro anexo pode estar condicionado por fatores geográficos, pelo ordenamento e gestão do território, e por regulamentos do património ambiental, arquitetónico e cultural. Fora isto e no que diz respeito à estética, o resto ficará a cargo do seu gosto, embora a casa vai ficar valorizada se as partes que a compõem formarem um todo homogéneo: edifício principal, exteriores como pátios, jardins e canteiros, garagens e anexos.

Sugerimos que experimente o nosso simulador online para ver como ficará o seu anexo em casas de traça tradicional e casas de arquitetura contemporânea ou moderna. Independentemente do estilo adotado, os anexos podem ser de alvenaria tradicional, de madeira, de metal ou de vidro (como o caso de estufas e solários) – a função do anexo e o orçamento disponível vão influenciar a escolha.

 

Os anexos são edificações simples, de construção relativamente rápida e ótimas soluções para acrescentar uma divisão extra à casa sem necessitar de mexer na estrutura. Venha ter connosco e mostrar-lhe-emos as possibilidades mais funcionais para o seu projeto. Contacte já o nosso Gabinete Técnico, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.