Anexo: construir sem preocupações e valorizar a casa

4 Outubro 2021

Saber se pode construir um anexo no exterior da sua casa

A primeira fonte de informação para se saber o que se pode construir é a certidão de viabilidade construtiva – está lá tudo, desde os atributos geomorfológicos do terreno até às licenças e condicionantes da ordenação do território. A consulta deste documento vai revelar-lhe, a si e aos técnicos especializados, se pode construir um anexo, com que características e quais as autorizações, licenças e taxas necessárias.

A maioria dos anexos enquadra-se no tipo de construção que não necessita de comunicação às entidades municipais, nem de autorizações ou licenças. Quando conversar com o seu arquiteto sobre o anexo para a sua casa, ele vai explicar-lhe quais as soluções mais adequadas atendendo à viabilidade de construção, incluindo licenças e taxas.

Não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos, pois é sempre conveniente estar informado e evitar futuras preocupações e despesas acrescidas com multas. Experimente, também, o nosso simulador online e peça apoio e conselhos aos nossos técnicos especializados, no Gabinete Técnico.

 

Adequar o estilo do anexo ao da sua casa

Como já percebeu, o estilo do seu futuro anexo pode estar condicionado por fatores geográficos, pelo ordenamento e gestão do território, e por regulamentos do património ambiental, arquitetónico e cultural. Fora isto e no que diz respeito à estética, o resto ficará a cargo do seu gosto, embora a casa vai ficar valorizada se as partes que a compõem formarem um todo homogéneo: edifício principal, exteriores como pátios, jardins e canteiros, garagens e anexos.

Sugerimos que experimente o nosso simulador online para ver como ficará o seu anexo em casas de traça tradicional e casas de arquitetura contemporânea ou moderna. Independentemente do estilo adotado, os anexos podem ser de alvenaria tradicional, de madeira, de metal ou de vidro (como o caso de estufas e solários) – a função do anexo e o orçamento disponível vão influenciar a escolha.

 

Os anexos são edificações simples, de construção relativamente rápida e ótimas soluções para acrescentar uma divisão extra à casa sem necessitar de mexer na estrutura. Venha ter connosco e mostrar-lhe-emos as possibilidades mais funcionais para o seu projeto. Contacte já o nosso Gabinete Técnico, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

 

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.