Anexo: construir sem preocupações e valorizar a casa

4 Outubro 2021

Saber se pode construir um anexo no exterior da sua casa

A primeira fonte de informação para se saber o que se pode construir é a certidão de viabilidade construtiva – está lá tudo, desde os atributos geomorfológicos do terreno até às licenças e condicionantes da ordenação do território. A consulta deste documento vai revelar-lhe, a si e aos técnicos especializados, se pode construir um anexo, com que características e quais as autorizações, licenças e taxas necessárias.

A maioria dos anexos enquadra-se no tipo de construção que não necessita de comunicação às entidades municipais, nem de autorizações ou licenças. Quando conversar com o seu arquiteto sobre o anexo para a sua casa, ele vai explicar-lhe quais as soluções mais adequadas atendendo à viabilidade de construção, incluindo licenças e taxas.

Não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos, pois é sempre conveniente estar informado e evitar futuras preocupações e despesas acrescidas com multas. Experimente, também, o nosso simulador online e peça apoio e conselhos aos nossos técnicos especializados, no Gabinete Técnico.

 

Adequar o estilo do anexo ao da sua casa

Como já percebeu, o estilo do seu futuro anexo pode estar condicionado por fatores geográficos, pelo ordenamento e gestão do território, e por regulamentos do património ambiental, arquitetónico e cultural. Fora isto e no que diz respeito à estética, o resto ficará a cargo do seu gosto, embora a casa vai ficar valorizada se as partes que a compõem formarem um todo homogéneo: edifício principal, exteriores como pátios, jardins e canteiros, garagens e anexos.

Sugerimos que experimente o nosso simulador online para ver como ficará o seu anexo em casas de traça tradicional e casas de arquitetura contemporânea ou moderna. Independentemente do estilo adotado, os anexos podem ser de alvenaria tradicional, de madeira, de metal ou de vidro (como o caso de estufas e solários) – a função do anexo e o orçamento disponível vão influenciar a escolha.

 

Os anexos são edificações simples, de construção relativamente rápida e ótimas soluções para acrescentar uma divisão extra à casa sem necessitar de mexer na estrutura. Venha ter connosco e mostrar-lhe-emos as possibilidades mais funcionais para o seu projeto. Contacte já o nosso Gabinete Técnico, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.