Anexo: construir sem preocupações e valorizar a casa

4 Outubro 2021

Saber se pode construir um anexo no exterior da sua casa

A primeira fonte de informação para se saber o que se pode construir é a certidão de viabilidade construtiva – está lá tudo, desde os atributos geomorfológicos do terreno até às licenças e condicionantes da ordenação do território. A consulta deste documento vai revelar-lhe, a si e aos técnicos especializados, se pode construir um anexo, com que características e quais as autorizações, licenças e taxas necessárias.

A maioria dos anexos enquadra-se no tipo de construção que não necessita de comunicação às entidades municipais, nem de autorizações ou licenças. Quando conversar com o seu arquiteto sobre o anexo para a sua casa, ele vai explicar-lhe quais as soluções mais adequadas atendendo à viabilidade de construção, incluindo licenças e taxas.

Não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos, pois é sempre conveniente estar informado e evitar futuras preocupações e despesas acrescidas com multas. Experimente, também, o nosso simulador online e peça apoio e conselhos aos nossos técnicos especializados, no Gabinete Técnico.

 

Adequar o estilo do anexo ao da sua casa

Como já percebeu, o estilo do seu futuro anexo pode estar condicionado por fatores geográficos, pelo ordenamento e gestão do território, e por regulamentos do património ambiental, arquitetónico e cultural. Fora isto e no que diz respeito à estética, o resto ficará a cargo do seu gosto, embora a casa vai ficar valorizada se as partes que a compõem formarem um todo homogéneo: edifício principal, exteriores como pátios, jardins e canteiros, garagens e anexos.

Sugerimos que experimente o nosso simulador online para ver como ficará o seu anexo em casas de traça tradicional e casas de arquitetura contemporânea ou moderna. Independentemente do estilo adotado, os anexos podem ser de alvenaria tradicional, de madeira, de metal ou de vidro (como o caso de estufas e solários) – a função do anexo e o orçamento disponível vão influenciar a escolha.

 

Os anexos são edificações simples, de construção relativamente rápida e ótimas soluções para acrescentar uma divisão extra à casa sem necessitar de mexer na estrutura. Venha ter connosco e mostrar-lhe-emos as possibilidades mais funcionais para o seu projeto. Contacte já o nosso Gabinete Técnico, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
12 Novembro 2025

O mar não é apenas cenário de férias ou paisagem de sonho, é também saúde, equilíbrio e bem-estar. O chamado “efeito azul” tem vindo a ser estudado por cientistas de várias áreas e os resultados são claros: viver perto do mar pode trazer benefícios físicos, mentais e até sociais.

As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
27 Setembro 2025

No Dia Mundial do Turismo, celebramos o que nos rodeia: paisagens, cultura, pessoas e cidades que nos inspiram a viver melhor. Venha descobrir as localidades onde estamos presentes!

Cada terra tem o seu encanto. E em cada localidade onde há uma loja SI, há também histórias, oportunidades e paisagens que vale a pena conhecer, seja para visitar, viver ou até investir.

Natureza e tranquilidade

Cuidados com a sua casa antes do inverno
Cuidados com a sua casa antes do inverno
24 Setembro 2025

É verdade, o frio está a chegar, e com ele novas exigências para quem tem uma casa. Com a chegada do inverno, é importante garantir que o seu imóvel está preparado para enfrentar as baixas temperaturas, a chuva e a humidade. 

Prevenir agora pode significar poupar grandes dores de cabeça (e despesas) nos próximos meses!

 

Faça uma verificação geral do telhado e caleiras

MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
1 Setembro 2025

Se está a pensar pedir financiamento, há um termo que vai certamente encontrar: MTIC. Mas o que significa esta sigla e por que é tão importante?

O MTIC é o Montante Total Imputado ao Consumidor. Na prática, representa o custo total do crédito ao longo de todo o contrato, incluindo não só o valor emprestado, mas também os juros, comissões bancárias e outras despesas obrigatórias. É esta soma que permite perceber quanto irá pagar no total.