Anexo: construir sem preocupações e valorizar a casa

4 Outubro 2021

Saber se pode construir um anexo no exterior da sua casa

A primeira fonte de informação para se saber o que se pode construir é a certidão de viabilidade construtiva – está lá tudo, desde os atributos geomorfológicos do terreno até às licenças e condicionantes da ordenação do território. A consulta deste documento vai revelar-lhe, a si e aos técnicos especializados, se pode construir um anexo, com que características e quais as autorizações, licenças e taxas necessárias.

A maioria dos anexos enquadra-se no tipo de construção que não necessita de comunicação às entidades municipais, nem de autorizações ou licenças. Quando conversar com o seu arquiteto sobre o anexo para a sua casa, ele vai explicar-lhe quais as soluções mais adequadas atendendo à viabilidade de construção, incluindo licenças e taxas.

Não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos, pois é sempre conveniente estar informado e evitar futuras preocupações e despesas acrescidas com multas. Experimente, também, o nosso simulador online e peça apoio e conselhos aos nossos técnicos especializados, no Gabinete Técnico.

Adequar o estilo do anexo ao da sua casa

Como já percebeu, o estilo do seu futuro anexo pode estar condicionado por fatores geográficos, pelo ordenamento e gestão do território, e por regulamentos do património ambiental, arquitetónico e cultural. Fora isto e no que diz respeito à estética, o resto ficará a cargo do seu gosto, embora a casa vai ficar valorizada se as partes que a compõem formarem um todo homogéneo: edifício principal, exteriores como pátios, jardins e canteiros, garagens e anexos.

Sugerimos que experimente o nosso simulador online para ver como ficará o seu anexo em casas de traça tradicional e casas de arquitetura contemporânea ou moderna. Independentemente do estilo adotado, os anexos podem ser de alvenaria tradicional, de madeira, de metal ou de vidro (como o caso de estufas e solários) – a função do anexo e o orçamento disponível vão influenciar a escolha.

Os anexos são edificações simples, de construção relativamente rápida e ótimas soluções para acrescentar uma divisão extra à casa sem necessitar de mexer na estrutura. Venha ter connosco e mostrar-lhe-emos as possibilidades mais funcionais para o seu projeto. Contacte já o nosso Gabinete Técnico, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.