Coberturas e telhados: que opções?

7 Setembro 2021

Sabia que o telhado é, na verdade, um tipo de cobertura ou revestimento dos tetos exteriores de um edifício? A cobertura revestida a telhas é das opções mais utilizadas a nível global nas edificações. Mas há mais e todas elas são válidas desde que adequadas ao edifício e, sobretudo, à geografia e ao clima.

Os tipos ou estruturas de cobertura mais comuns

No que diz respeito à escolha da estrutura de cobertura, a geografia acaba por ter mais peso na decisão do que a estética. O grau e a intensidade do frio, do vento, da humidade e do calor, bem como a proximidade ao mar, são fatores determinantes.

Por exemplo, em zonas áridas e de fraca pluviosidade as casas têm terraços – veja o caso das habitações no Norte de África ou até mesmo no Algarve, onde as antigas casas típicas têm açoteias (palavra de origem árabe que significa "terraço"). E no norte são comuns as mansardas de várias águas. Em Portugal, na região norte era hábito serem cobertas com placas de ardósia (ou lousa) em vez de telha, pois aí o xisto sempre foi abundante.

Das estruturas de cobertura mais comuns, destacamos:

  • cobertura de duas águas, com ou sem beirado;
  • cobertura de quatro águas, com o sem beirado;
  • cobertura de várias águas, com ou sem beirado;
  • coberturas planas, que podem ser acessíveis/transitáveis ou não.

Os materiais mais usados em coberturas

O material a utilizar será determinado de acordo com o tipo ou estrutura de cobertura escolhido e sempre em conformidade com as regras do revestimento: proteger a casa dos elementos naturais, assegurando estanqueidade, impermeabilidade, isolamento, etc..

Confira, então, os materiais mais usados em coberturas inclinadas ou planas:

  • telha cerâmica;
  • telha de cimento;
  • telha de PVC;
  • telha de vidro;
  • cimento;
  • placas de aço e alumínio;
  • madeira;
  • placas de policarbonato;
  • revestimento cerâmico (mosaicos, ladrilhos).

O leque parece extenso e de infindáveis combinações, mas os técnicos especializados saberão encontrar a solução mais adequada à casa dos seus sonhos. Sugerimos que experimente o nosso simulador online para visualizar diferentes resultados e que contacte o nosso Gabinete Técnico para esclarecer qualquer questão.

Publicações Recentes

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?