Coberturas e telhados: que opções?

7 Setembro 2021

Sabia que o telhado é, na verdade, um tipo de cobertura ou revestimento dos tetos exteriores de um edifício? A cobertura revestida a telhas é das opções mais utilizadas a nível global nas edificações. Mas há mais e todas elas são válidas desde que adequadas ao edifício e, sobretudo, à geografia e ao clima.

Os tipos ou estruturas de cobertura mais comuns

No que diz respeito à escolha da estrutura de cobertura, a geografia acaba por ter mais peso na decisão do que a estética. O grau e a intensidade do frio, do vento, da humidade e do calor, bem como a proximidade ao mar, são fatores determinantes.

Por exemplo, em zonas áridas e de fraca pluviosidade as casas têm terraços – veja o caso das habitações no Norte de África ou até mesmo no Algarve, onde as antigas casas típicas têm açoteias (palavra de origem árabe que significa "terraço"). E no norte são comuns as mansardas de várias águas. Em Portugal, na região norte era hábito serem cobertas com placas de ardósia (ou lousa) em vez de telha, pois aí o xisto sempre foi abundante.

Das estruturas de cobertura mais comuns, destacamos:

  • cobertura de duas águas, com ou sem beirado;
  • cobertura de quatro águas, com o sem beirado;
  • cobertura de várias águas, com ou sem beirado;
  • coberturas planas, que podem ser acessíveis/transitáveis ou não.

Os materiais mais usados em coberturas

O material a utilizar será determinado de acordo com o tipo ou estrutura de cobertura escolhido e sempre em conformidade com as regras do revestimento: proteger a casa dos elementos naturais, assegurando estanqueidade, impermeabilidade, isolamento, etc..

Confira, então, os materiais mais usados em coberturas inclinadas ou planas:

  • telha cerâmica;
  • telha de cimento;
  • telha de PVC;
  • telha de vidro;
  • cimento;
  • placas de aço e alumínio;
  • madeira;
  • placas de policarbonato;
  • revestimento cerâmico (mosaicos, ladrilhos).

O leque parece extenso e de infindáveis combinações, mas os técnicos especializados saberão encontrar a solução mais adequada à casa dos seus sonhos. Sugerimos que experimente o nosso simulador online para visualizar diferentes resultados e que contacte o nosso Gabinete Técnico para esclarecer qualquer questão.

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.