Coberturas e telhados: que opções?

7 Setembro 2021

Sabia que o telhado é, na verdade, um tipo de cobertura ou revestimento dos tetos exteriores de um edifício? A cobertura revestida a telhas é das opções mais utilizadas a nível global nas edificações. Mas há mais e todas elas são válidas desde que adequadas ao edifício e, sobretudo, à geografia e ao clima.

Os tipos ou estruturas de cobertura mais comuns

No que diz respeito à escolha da estrutura de cobertura, a geografia acaba por ter mais peso na decisão do que a estética. O grau e a intensidade do frio, do vento, da humidade e do calor, bem como a proximidade ao mar, são fatores determinantes.

Por exemplo, em zonas áridas e de fraca pluviosidade as casas têm terraços – veja o caso das habitações no Norte de África ou até mesmo no Algarve, onde as antigas casas típicas têm açoteias (palavra de origem árabe que significa "terraço"). E no norte são comuns as mansardas de várias águas. Em Portugal, na região norte era hábito serem cobertas com placas de ardósia (ou lousa) em vez de telha, pois aí o xisto sempre foi abundante.

Das estruturas de cobertura mais comuns, destacamos:

  • cobertura de duas águas, com ou sem beirado;
  • cobertura de quatro águas, com o sem beirado;
  • cobertura de várias águas, com ou sem beirado;
  • coberturas planas, que podem ser acessíveis/transitáveis ou não.

Os materiais mais usados em coberturas

O material a utilizar será determinado de acordo com o tipo ou estrutura de cobertura escolhido e sempre em conformidade com as regras do revestimento: proteger a casa dos elementos naturais, assegurando estanqueidade, impermeabilidade, isolamento, etc..

Confira, então, os materiais mais usados em coberturas inclinadas ou planas:

  • telha cerâmica;
  • telha de cimento;
  • telha de PVC;
  • telha de vidro;
  • cimento;
  • placas de aço e alumínio;
  • madeira;
  • placas de policarbonato;
  • revestimento cerâmico (mosaicos, ladrilhos).

O leque parece extenso e de infindáveis combinações, mas os técnicos especializados saberão encontrar a solução mais adequada à casa dos seus sonhos. Sugerimos que experimente o nosso simulador online para visualizar diferentes resultados e que contacte o nosso Gabinete Técnico para esclarecer qualquer questão.

Publicações Recentes

Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa
26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

Terrenos são tendência de investimento
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023

Se a pandemia de Covid-19 e os consequentes confinamentos vieram despoletar a procura por terrenos rústicos e urbanos, o regresso à normalidade não abrandou a tendência e são cada vez mais as pessoas que optam por investir neste tipo de imóveis. É o reflexo de uma viragem no paradigma de vida e nos hábitos de consumo. Saiba porquê.

Casas passivas: consumir menos, viver melhor
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
Crédito habitação: porquê recorrer a intermediários de crédito como a SI Crédito
12 Janeiro 2023

É cada mais recorrente procurar o aconselhamento de especialistas na área financeira para fazer uma gestão consciente e sustentável das finanças da família, nomeadamente das suas poupanças: conhecer soluções de investimento (onde, no quê e quando investir) e soluções de financiamento, como o crédito pessoal, o crédito para construir casa própria, o crédito para obras e, claro, o crédito habitação. E porquê?

Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
Simulador: com a subida da Euribor, faça contas e descubra a solução ideal do seu crédito
6 Janeiro 2023

Consequência direta da subida das taxas Euribor é o aumento das prestações dos empréstimos contraídos ou a contratar para aquisição de habitação. Para as famílias isto significa um aumento da taxa de esforço que vem desequilibrar o orçamento familiar e que, dado o atual contexto económico, coloca em stress financeiro os agregados familiares que já pagam o empréstimo da casa como aqueles que pretendem comprar casa com recurso ao crédito habitação.

Então, o que fazer para fazer face às despesas e continuar a pagar a prestação da casa sem colocar em risco as finanças da família?