Home office: planear o espaço na sua casa nova

7 Setembro 2021

Até ao surto de Covid-19 e consequentes medidas de contenção do vírus, trabalhar a partir de casa era pouco frequente e nem todos tinham um espaço com a exclusiva função de escritório – sempre foi algo associado às profissões criativas e liberais, como escritores e tradutores, modistas e costureiras, designers, médicos, técnicos de contabilidade e advogados. Aliás, até aos anos 1950, era comum as edificações residenciais dos centros urbanos (de pequenas vilas a metrópoles) possuírem dentro de cada habitação espaços autónomos reservados a consultórios de médicos ou juristas, ou a ateliês de modistas e artistas plásticos.

 

O “T-tudo”: o novo paradigma das casas

Se o advento dos tempos modernos democratizou as habitações e catapultou a sociedade para fora de casa, a pandemia fez o inverso e modificou hábitos de trabalho e o estilo de vida de todos nós. Hoje em dia, o nosso lar não é só o sítio onde vivemos, mas também o ginásio, o restaurante, o spa, a sala de cinema, a escola e o escritório.

A nossa casa tornou-se o epicentro da vida social, do quotidiano escolar e profissional. Agora, mais do que nunca, é prioritário para o bem-estar da família ter um escritório.

Planear o escritório da casa

Antes de marcar na planta da sua casa nova a área para o escritório, é conveniente ponderar em alguns fatores que ajudam a definir a área alocada e a determinar a boa funcionalidade do espaço. Lembre-se de que vai passar muitas horas do seu dia nesta divisão e, portanto, deve torná-la o mais confortável possível:

  • Avalie quem vai utilizar o escritório: há muitos casais que estão em teletrabalho, pelo que poderá ser necessário partilhar o espaço; considere ainda o tipo de atividade a desenvolver e os horários;     
  • Avalie o tipo e quantidade de dispositivos e equipamentos eletrónicos/elétricos necessários, bem como os acessos à Internet e e outras redes;
  • Avalie a envolvente geográfica em termos de luz, temperatura e ventilação do ambiente de modo a reduzir o consumo energético; considere ainda a proximidade do escritório a outros espaços, como sala de estar ou cozinha, para assegurar privacidade e concentração no horário laboral;
  • Avalie o tipo e quantidade de mobiliário necessário.

O próximo passo será o de conciliar todos estes elementos de modo a tornar o seu escritório num ambiente funcional, confortável e acolhedor – é este o papel da decoração. 

Quer saber como vai ficar o seu escritório? Experimente o nosso simulador online. E se precisar de aconselhamento ou esclarecimentos sobre esta fase da planificação, não hesite em falar com os especialistas do nosso Gabinete técnico, eles vão acompanhá-lo na construção da sua casa nova.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
5 Maio 2025

A Lei dos Solos é o instrumento jurídico que regula o uso, ocupação e transformação do solo em Portugal. É esta lei que define o que pode ser construído em cada tipo de terreno e estabelece as regras para garantir um desenvolvimento em conformidade com os planos de ordenamento do território.

Recentemente, foram introduzidas alterações significativas à lei, com o objetivo de descentralizar competências e dar mais poder às autarquias

Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
15 Abril 2025

A reabilitação de imóveis tem vindo a ganhar destaque como uma alternativa para quem quer investir no mercado imobiliário ou recuperar património. No entanto, antes de tomar uma decisão, é muito importante pesar os prós e os contras deste processo.

VANTAGENS DA REABILITAÇÃO DE IMÓVEIS

Valorização do imóvel – Restaurar um imóvel pode aumentar significativamente o seu valor de mercado, tornando-o mais atrativo para venda posterior ou arrendamento.

Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
15 Abril 2025

Comprar uma casa nova é um marco significativo na vida de qualquer pessoa. Por isso, é muito importante estar a par dos seus direitos, no que diz respeito à garantia do imóvel.

Segundo a legislação portuguesa, a garantia de um imóvel novo varia conforme a natureza dos elementos, ou seja:

Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
11 Abril 2025

O Grupo Soluções Ideais continua a consolidar a sua posição como referência no setor imobiliário em Portugal. 

No mais recente estudo de satisfação realizado pela Multidados, relativo ao ano de 2024, atingimos um impressionante grau de satisfação de 99,6%

Este resultado reforça a confiança e a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes de forma contínua.