Garagens: dicas para o seu projeto

14 Outubro 2021

Nos dias de hoje, é impensável planear a construção de uma moradia sem garagem ou, no mínimo, zona para estacionamento. É uma estrutura que não só vai proteger o seu carro e outros veículos (motos, bicicletas) dos elementos naturais que acabam por desgastá-los, como também vai valorizar o imóvel. Além disso, e se a área exterior da casa não permitir anexos, a garagem pode incluir armários e prateleiras para arrumação extra.

Pedir licenças e autorizações

À semelhança do processo de construção de um anexo ou de uma piscina, também a edificação de uma garagem pode necessitar de autorizações. Se a obra da garagem estiver incluída no projeto da sua casa nova e for executada aquando da construção do edifício principal, então, o arquiteto e os técnicos responsáveis saberão que licenças serão necessárias e já as terão solicitado.

Mas se for acrescentar a garagem à casa já existente terá de averiguar a necessidade de ter licenças e, se for caso disso, de as solicitar junto das entidades competentes. Fale com os técnicos responsáveis ou com o nosso Gabinete, eles saberão orientá-lo.

Como é sabido todas as edificações têm de cumprir com normas e regulamentos que visam a proteção dos seus utilizadores, da comunidade e da envolvente ambiental. Certifique-se de que a sua nova garagem está em conformidade com a Lei, nomeadamente nas seguintes matérias:

  • dimensões, acessos, área de estacionamento, raio de circulação de veículos e peões;
  • iluminação, iluminação de emergência e respetiva sinalização;
  • detetores de níveis de monóxido de carbono e de fumo;
  • extintores;
  • outras.

 

Materiais e tipos de garagens

No que toca ao estilo e aos sistemas construtivos, tem à escolha várias opções: desde o estilo tradicional ao contemporâneo, das estruturas em betão armado às de madeira. Obviamente, aconselha-se que prevaleça a harmonia entre as diferentes edificações (casa, garagem, anexos, etc.) tanto pelo fator estético como pela valorização do imóvel. Este equilíbrio de todas as estruturas fica desde logo definido no projeto que o seu arquiteto desenhar.

Para quem já tem moradia e pretende agora fazer a garagem, há soluções que dispensam a construção em si, sendo de execução mais fácil e rápida:

  • as garagens pré-fabricadas ou modulares: são módulos feitos em fábrica e montados no local;
  • as garagens montadas em fábrica que vão assentar numa base construída no terreno.

Estas soluções tornam-se mais económicas do que construir de raiz, um processo que implica obras no terreno e mais custos com mão de obra, máquinas e matérias-primas. Este tipo de garagens pode ser fabricado em madeira, aço e até betão armado (embora mais dispendioso) e apresenta-se em várias dimensões e modelos, permitindo-lhe harmonizar com o estilo da sua moradia e a envolvente.

Peça conselho e informações sobre estas soluções ao seu arquiteto ou aos nossos técnicos especializados, no nosso Gabinete online.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
20 Fevereiro 2025

No passado dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, celebrou-se em Fátima um amor muito especial: a Paixão que une o Grupo Soluções Ideais! Lojas, Diretores e Consultores da SI reuniram-se para viver O Kick-Off 2025, um evento que não só reconhece conquistas, mas também fortalece laços e impulsiona o futuro.

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa.