Open space, o espaço aberto que organiza a área da casa

5 Abril 2022

Entre nós, o open space tem sido um conceito mais usado nas áreas de trabalho das empresas, mas aos poucos está a ser trazido para os edifícios habitacionais, tanto em moradias como em estúdios, lofts e apartamentos T0. Vamos mostrar-lhe o que é, afinal, o open space.

O que é o open space?

Em Inglês significa espaço aberto, e é disso que se trata este conceito de arquitetura que representa a a coexistência de vários ambientes num mesmo espaço. Nos países da América do Norte e do Norte da Europa, é comum ver-se sala de estar, sala de refeições e cozinha numa única divisão: se nos primeiros, é o pragmatismo/funcionalidade que fala mais alto, nos outros a falta de espaço* impõe esta solução.

Já nos países de latitudes mais a sul, como Portugal, a tradição milenar dita ainda a forma como as áreas se organizam: são culturas de expressão gastronómica muito vincada, para as quais a cozinha funciona como o coração do lar e da família.

Todavia, nos últimos anos esta forma de estruturar a área de uma casa tem vindo a ganhar adeptos junto de quem pretende construir moradia própria e de empreendedores imobiliários, quer pelo facto de tornar o ambiente mais contemporâneo, quer pelo facto de dotar os espaços de mais luz e amplidão.

 

* o clima do Norte da Europa limita a construção de habitação.

Como estruturar a casa em open space?

Como já mencionámos, tem sido recorrente, em Portugal e no estrangeiro, optar-se pelos espaços abertos para organizar espaços de trabalho de empresas, onde a existência de inúmeros pequenos escritórios tornaria o ambiente pesado, com pouca luz natural e fraca ventilação, e poderia dificultar a comunicação, e atrasar o fluxo de trabalho.

Sala de estar, sala de refeições e cozinha em open space

Em contexto habitacional, o mais comum é organizar no mesmo open space a sala de estar, a sala de refeições e a cozinha, com vista a dois grandes objetivos: o de facilitar a circulação entre a zona da confeção de alimentos e a zona de refeições, e o de favorecer a socialização. Este último aspeto é cada vez mais relevante em culturas como a nossa, nas quais o convívio entre família e amigos se faz à volta da mesa e da comida.

Zona de trabalho e sala de estar em open space

Mas a pandemia Covid-19 mostrou-nos que outras zonas da habitação podem e às vezes têm de estar juntas na mesma divisão – é o caso da zona de escritório e de estudo, sobretudo em apartamentos. E assim, hoje já se pensa o open space como solução para reunir no mesmo espaço a zona de trabalho e de estudo, e zonas com outras funções (refeições, de lazer, quartos de dormir).

Open space em apartamentos e em moradias

Aquelas duas opções de open space são soluções adequadas para residências com áreas mais pequenas, como apartamentos e estúdios, ou lofts, pois tornam as áreas maiores.

Já para moradias, onde as áreas são mais amplas, o open space é uma solução a usar com algum cuidado, pois poderá tornar os ambientes impessoais e frios, sobretudo se forem zonas interiores. No entanto, é uma excelente forma de conectar zonas interiores a espaços exteriores, harmonizando o ambiente.

 

Um único open space

É a forma com que mais frequentemente se estrutura uma habitação num loft, dispondo todas as zonas numa mesma divisão. É uma forma de reduzir os custos de construção de paredes e divisórias, e de aproveitar a entrada da luz, muitas vezes através de janelas de grande porte.

Quais as vantagens do open space?

A grande vantagem do open space é a de abrir um espaço, não só porque para conferir mais luminosidade, mas também pelo facto de facilitar a circulação entre as várias zonas da divisão. Outras duas vantagens de peso estão no facto de promover a otimização do espaço em habitações pequenas e de favorecer a comunicação e o convívio.

Se lhe agradou este conceito de espaço aberto e se gostaria de perceber como ficaria a sua casa nova, sugerimos que experimente o nosso simulador online – aqui pode desenhar várias soluções, como o estilo de arquitetura e o tipo de construção, o número de pisos e de quartos, o formato das salas e da cozinha, entre outras.

Sugerimos, ainda, que fale com os nossos arquitetos e decoradores, através do gabinete online.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.

ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
14 Março 2024

O investimento no Alojamento Local (AL) contribuiu para a reabilitação urbana, mas acabou por baixar o número de casas disponíveis para arrendar como habitação permanente.

Por isso, foram incluídas medidas no "Mais Habitação" que impõem regras ao licenciamento, exploração e afetação do AL e incentivam os proprietários a colocarem as casas no mercado do arrendamento habitacional.