O que deve saber antes de construir casa própria

21 Fevereiro 2022

Para muitos, só construindo moradia própria é que se consegue ter a casa dos seus sonhos, com tudo aquilo que sempre se desejou numa habitação. Se este é o seu caso, deve saber de antemão quais as vantagens e desvantagens de construir casa própria antes de avançar.

Quais as vantagens de construir casa própria?

Construir casa própria tem um conjunto de fatores positivos que podem compensar o investimento, quando comparado com a aquisição de habitação já pronta. As principais vantagens são:

Ter uma casa pensada especialmente para si

A construção de um imóvel permite-lhe ter a habitação executada de acordo com as suas preferências e satisfazendo as suas necessidades e as da família. Vai poder personalizar tudo:

  • as áreas úteis, os espaços interiores e exteriores, como jardins, pátios;
  • se é moradia de piso térreo ou de terá andares;
  • o número de divisões;
  • o tipo de arquitetura, se tradicional ou contemporâneo;
  • o tipo de sistema construtivo: betão armado, LSF, madeira ou Advance;
  • o tipo de fachadas e de coberturas, de revestimentos, de isolamento e de acabamentos;
  • o tipo de pavimento e de aquecimento;
  • se quer garagem e/ou anexos;
  • outras.

Apesar de todos os aspetos da sua casa nova poderem ser personalizados, tenha em consideração que nem tudo o que idealizou é viável do ponto de vista da execução. A equipa de arquitetos e engenheiros vai estudar a viabilidade construtiva e encontrar as soluções mais adequadas e viáveis.

Ter uma casa sustentável e eficiente

É a oportunidade de ter um imóvel pensado de raiz para ser sustentável e eficiente, e a todos os níveis: considere o impacte no ambiente, na economia local, na viabilidade económica e nos consumos, tanto na obra como depois no quotidiano da família.

Construir à medida da disponibilidade financeira

Este é um fator com muito peso na decisão de construir casa, já que pode possibilitar-lhe uma gestão mais equilibrada dos seus recursos financeiros, conciliando a disponibilidade do orçamento familiar com as prioridades da obra. A curto e médio prazo, significa que pode ir construindo a sua casa nova por fases; a longo prazo, significa que pode fazer melhorias e construir anexos, garagens e, até, mais pisos. É uma questão de ficar tudo previsto no projeto de arquitetura, incluindo licenças e alvarás.

Conseguir preços mais competitivos e fazer poupanças

Outro fator que tem muito peso na decisão final é a possibilidade de negociar diretamente com os fornecedores e de pagar apenas aquilo que é efetivamente gasto no projeto – elaboração do projeto, construção, documentação (licenças, alvarás, certificados, etc.) e mão de obra especializada e não especializada. De fora fica a especulação imobiliária e as margens de lucro dos promotores imobiliários.

Quais as desvantagens de construir casa própria?

É que nem tudo são rosas, como diz o ditado popular, e também há inconvenientes em construir casa própria.

Esperar pela conclusão da obra

Se a construção de casa própria traz a vantagem de se poder ir construindo por fases e à medida do orçamento, tem o inconveniente de demorar mais tempo a ser habitada do que uma moradia já pronta.  

Investir tempo no planeamento da construção

Este fator é, talvez, o maior inconveniente da construção de casa própria, salvo se entregar todo o processo a uma equipa especializada em projetos.

O planeamento da construção exige muito tempo, sobretudo quando não se é um profissional da área – a experiência e o conhecimento técnico são as mais-valias que fazem toda a diferença na pesquisa de materiais e negociação de preço e condições com fornecedores, na gestão de encomendas e de prazos, na documentação exigida por lei (licenças, alvarás, etc.) e tudo um sem fim de elementos.

Entregar o processo da construção a uma equipa de arquitetura e engenharias é uma opção que lhe retira a desvantagem de gastar tempo no planeamento e valida todas as vantagens em construir casa própria.

Especializada e experiente, a equipa fica encarregada de todas as fases do processo da construção: o levantamento topográfico e a viabilidade construtiva do terreno, o projeto de arquitetura, o mapa de trabalhos e quantidades, as licenças e outros documentos, a execução e o acompanhamento da obra, e a fiscalização.

Partilhe connosco o que precisa, pese os prós e os contra com o nosso Gabinete técnico, e veja o seu sonho ganhar forma.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.