Levantamento topográfico: o que é e para que serve

13 Setembro 2021

Sabia que o levantamento topográfico é um dos elementos cruciais para se iniciar a construção de qualquer edificação? Assim é, e tem de estar presente em todas as fases, desde o seu projeto até à sua fiscalização. Uma vez que se trata de algo imprescindível para ter a casa dos seus sonhos, então, tem mesmo de saber o que é, para que serve e como se obtém um levantamento topográfico.

O que é o levantamento topográfico?

O levantamento topográfico mais não é do que o ato de recolher e registar as características de um terreno de acordo com as regras da topografia. Esta é a ciência ou técnica de colocar em desenho todos os aspetos de um local nas várias dimensões e formas (área, comprimento, relevo, elevações e depressões, etc.). É assim que se fazem as cartas, os mapas, as plantas e outros documentos de cartografia.

A topografia designa todos aqueles elementos de “acidentes geográficos” e “pontos notáveis”, os quais incluem:

  • as coordenadas geográficas;
  • todos os atributos morfológicos do terreno, isto é, tudo o que define a sua forma e composição;
  • os acessos ao terreno, sejam viários (rodovias, ferrovias, ciclovias), terrestres, fluviais ou marítimos: estradas e arruamentos, pontes, caminhos e carreiros, rios e canais, praias, etc.;
  • tudo o que delimita o terreno, como edificações, muros, caminhos, vedações, marcos, veredas, matas, pinhais, cursos de água, etc.;
  • as infraestruturas existentes e respectiva localização: abastecimento de água, de eletricidade e de gás, saneamento, etc.;
  • as construções e edificações existentes no terreno e na vizinhança;
  • o tipo de vegetação existente e a sinalização de áreas e espécies protegidas.

Os levantamentos topográficos podem ser feitos de quatro formas, consoante o tipo de atributos que se recolhe:

  • planimétrico: é usado para identificar o perímetro do imóvel, registando-se as medidas em plano que definem a área;
  • altimétrico: regista-se as medidas do plano vertical que identificam o relevo natural de um terreno, como elevações, depressões e declives, ficando de fora as edificações feitas pelo homem;
  • planialtimétrico: regista-se ambas as medidas e o levantamento fica mais detalhado;
  • georreferenciado: é o mais completo de todos, pois inclui ainda as coordenadas geográficas.

Para que serve o levantamento topográfico?

Por esta altura, já se apercebeu da utilidade de um levantamento topográfico na planificação do projeto da sua nova casa e da respetiva execução: o conhecimento exato do terreno vai permitir à equipa técnica identificar pontos favoráveis e contrariedades, trabalhando nas soluções mais adequadas e reduzindo, ou evitando, imprevistos e preocupações.

Com o levantamento topográfico corrige-se eventuais disparidades existentes entre registos, como o registo predial e caderneta predial. Estas situações acontecem quando os registos são antigos. 

O  levantamento topográfico é também necessário, aliás, é imprescindível para registar o imóvel e obter todo o tipo de licenças que autorizem a construção de uma edificação em todas as suas fases, bem como todo o tipo de obra que seja necessário fazer, como demolições, remoção de terras, etc..

Como se obtém um levantamento topográfico?

Ainda que tirar medidas ao terreno pareça ser simples e descomplicado, o certo é que o levantamento topográfico é um procedimento que obedece a técnicas das ciências topográfica e cartográfica, executado por um topógrafo autorizado e em conformidade com as normas vigentes em cada país.

A melhor forma de obter o levantamento topográfico do terreno onde vai construir a sua casa nova é falar já connosco. A nossa equipa tem técnicos especializados que o vão ajudar em todas as fases.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.