Casa eficiente: o que é e porquê ter uma

22 Setembro 2021

Para muitos, o conceito de casa eficiente ainda é sinónimo de gastos imensuráveis na construção ou adaptação de uma edificação. É certo que o investimento inicial poderá ser maior do que num outro tipo de casa, mas a médio prazo vai receber o retorno financeiro e economizar nas despesas familiares.

O que é uma casa eficiente e quais as características?

A casa eficiente é projetada e construída (ou adaptada) para reduzir o consumo de energia e utilizar recursos renováveis, para evitar desperdícios e diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Há um conjunto de elementos que a edificação “eficiente” ou “sustentável” deve possuir e que nos ajudam a reconhecê-la:

  • ter uma arquitetura bioclimática, isto é, a construção está adaptada às condições climáticas do local, incluindo a exposição solar;
  • o aproveitamento inteligente do espaço;
  • a utilização de materiais sustentáveis, biodegradáveis;
  • o isolamento térmico, que vai refletir-se numa considerável poupança de energia;
  • ter sistemas inteligentes, como os da temperatura, da iluminação e da água, para gerir os consumos e evitar desperdícios;
  • ter sistemas de filtragem das águas, de aquecimento de alto desempenho e eletrodomésticos de classe energética A+, pois contribuem para consumir menos recursos;
  • promover o autoconsumo elétrico e ter painéis solares ou geradores eólicos.

Considerando este conjunto, podemos construir ou adaptar a nossa casa para que assuma níveis diferentes de eficiência:

  • num nível mais baixo está a chamada “casa passiva”, aquela que apresenta apenas uma arquitetura bioclimática conjugada com o isolamento térmico apropriado;
  • num nível intermédio está a casa cujos painéis fotovoltaicos geram energia extra e que, dependendo do país, pode fornecer o excedente à rede elétrica;
  • no topo está a casa autossuficiente que gera e armazena a sua própria energia.

As vantagens e as desvantagens

É sempre conveniente ficar a par das vantagens e das limitações das várias soluções disponíveis para as diferentes fases do projeto e isto vale para a construção da casa eficiente:

Vantagens                                                                   

redução dos consumos, mais poupança

↑ conforto térmico e isolamento acústico

↑ menor pegada ambiental

↑ valorização do imóvel

Desvantagens

↓ investimento inicial

↓ exigência de espaço disponível para instalar alguns equipamentos/sistemas

Antes de tomar qualquer decisão relativa à sua nova casa, consulte os nossos técnicos especializados para saber o que melhor se adequa às necessidades da família e do seu orçamento, evitando imprevistos e preocupações. Enquanto não fala com o nosso Gabinete Técnico, sugerimos que experimente o nosso simulador online.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.