3 passos para desenhar a planta da sua casa nova

27 Setembro 2021

A melhor forma de mostrar à equipa que vai construir a sua nova casa aquilo que pretende é apresentar-lhes em planta as ideias que tem. Mesmo que não tenha habilidade para desenhar, experimente seguir estes 3 passos e arrisque um esboço com tudo o que considera ser a base essencial para lançar o projeto. Vamos começar?

1- As necessidades da família e os requisitos da casa

O primeiro passo é mesmo refletir nas necessidades da família, por exemplo:

  • quem faz parte do agregado familiar e vai habitar a nova casa?
  • há alguém que necessite de cuidados especiais? (como doenças ou mobilidade reduzida, etc.);
  • há alguém que trabalhe a partir de casa?
  • considere os gostos e constrangimentos pessoais de cada membro da família;
  • e os seus hobbies e a prática de exercício físico;
  • outras.

Depois de fazer esta lista, crie uma tabela com duas colunas: na coluna da esquerda insira cada um dos itens da lista, e na coluna da direita faça corresponder o requisito que a sua nova casa deve ter para essa necessidade. Com isto, vai ter uma forma de identificar rapidamente quantas divisões e que zonas a sua casa deve ter, incluindo os acessos e espaços exteriores, como garagens e anexos.

2- Anote medidas e procure inspiração

De seguida, anote todo o tipo de informação útil que referencie as características da sua nova casa: localização geográfica e posicionamento do terreno para identificar necessidades de isolamento térmico e acústico, bem como de iluminação, a área do terreno, as medidas do mobiliário que já tenha ou que pretenda comprar, bem como de eletrodomésticos e outros aparelhos.

Esta é a altura de procurar inspiração em revistas e websites, focando-se nos estilos arquitetónicos e nos sistemas construtivos. Deixe para outra etapa os detalhes decorativos.

3- Usar o simulador online

É o momento de pegar no lápis e no papel, e de começar a esquematizar a planta pelo número de pisos que pretende para sua nova casa. Comece pela base e siga até à cobertura, desenhando um piso por folha. Se não tiver jeito para desenhar, não se preocupe – não se trata de um desenho técnico nem de uma “obra de arte”, e o arquiteto responsável vai saber interpretar as suas indicações.

Mas há outra forma de ter uma antevisão do que poderá ser a sua casa: usando o nosso simulador online. Esta é uma ferramenta que vai gostar e que vai considerar de toda a utilidade. Através do nosso simulador pode experimentar o tipo de construção e o estilo de arquitetura, incluir as várias divisões e zonas da habitação, como os quartos e a cozinha, e exteriores, como a piscina.

A par do simulador online, temos ainda duas outras ferramentas criadas especialmente para si que está a planear construir casa nova: o e-book 7 Passos para Construir a sua nova Casa e o Gabinete Técnico, uma área destinada ao apoio aos projetos e à construção, e ao esclarecimento de questões. Temos uma equipa especializada que trabalha com grande rigor técnico e com uma abordagem criativa às problemáticas arquitetónicas e de engenharia.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.