7 erros que deve evitar na construção da sua casa

23 Setembro 2021

A construção de uma casa nova é sempre um misto de entusiasmo e de ansiedade, pois desejamos ver correspondidas todas as nossas expectativas.  Afinal, trata-se da casa dos nossos sonhos e nada pode falhar. É por isso que vale mesmo a pena fazer uma lista de tudo o que será necessário e planificar todas as fases, precavendo-se de sobressaltos evitáveis. Vale, também, ter presente aquilo que não deve ignorar.

1- Não ter um plano ou lista de prioridades

O primeiro erro que se comete é o de não anotar tudo aquilo que se pretende, deixando para o momento a tomada de decisões que, muitas vezes, são determinantes para o decurso da obra. Anote as prioridades, as pesquisas que fez para os diferentes aspetos da casa (tipo de arquitetura, sistemas construtivos, isolamento térmico, eficiência energética, exteriores, etc.), as dúvidas que surjam, o limiar orçamental, enfim, tudo.

Não hesite em recorrer à experiência de amigos e familiares, ou de falar connosco, no nosso Gabinete Técnico.

2- Não pedir a viabilidade construtiva, nem licenças

É crucial estar a par dos atributos físicos do terreno onde pretende construir a sua casa, bem como o seu enquadramento face às normas de gestão territorial e ambiental, e se existem condicionantes como alvarás e/ou licenças. E porquê? Porque todo este conjunto de informações, que constam da certidão de viabilidade construtiva, vão indicar-lhe, a si e aos profissionais que vão trabalhar no projeto, o tipo de edificação que pode construir. Para além de necessário, o custo que vai ter com as devidas licenças e a certidão de viabilidade construtiva será irrisório comparado com as despesas com multas e afins.

3- Não ter um projeto, nem contratar bons profissionais

À primeira vista, contratar um arquiteto, ou uma equipa de profissionais especializados e com referências, pode parecer-lhe desnecessário e até um “luxo”, mas vai ver que não só terá vantagens como evitará um rol de problemas cujo conhecimento técnico e a expertise pode prever e solucionar. A função destes profissionais não se limita a desenhar a planta da casa, mas sim a estruturar e implementar todo o projeto, assegurando todos os detalhes da construção.

4- Escolher a orientação inadequada à casa

A orientação de uma edificação é de vital importância para definir os melhores níveis de conforto, eficiência e sustentabilidade. O arquiteto e os técnicos competentes assegurarão que a sua casa se adapta às características geomorfológicas e climáticas do local e da região e apresentarão a solução mais adequada, incluindo o tipo de sistema construtivo, os materiais mais indicados, o tipo de isolamento térmico e fontes de energia, etc.. Tenha em conta que uma casa com orientação inadequada pode aumentar as suas despesas com iluminação, isolamento térmico, fontes de energia, entre outros.

5- Não pensar na disposição da casa

Eis outro erro comum quando se prescinde de um arquiteto e de técnicos especializados e não se faz um projeto. Quando não se pensa na disposição das estruturas e espaços o resultado pode ser um ou todos os seguintes:

  • casas com pouca luz natural;
  • quartos localizados junto aos acessos ao exterior e a garagens e anexos, ou junto divisões mais movimentadas, como a sala e a cozinha;
  • cozinhas distantes da sala e da área das refeições.

6- Não investir em materiais de qualidade

Escolher materiais com base no critério único do preço e ignorar a qualidade dos mesmos não é poupar, é arriscar precisar de fazer manutenções mais cedo do que o esperado, ou ter problemas de futuro que obriguem a substituições e, portanto, a ter mais despesas. Pondere sempre a relação preço-qualidade e opte por soluções que lhe garantam durabilidade, segurança e eficiência.

7- Não acompanhar a obra nem discutir detalhes com os profissionais

Pelo facto de contratar técnicos especializados, como arquitetos e empresas de construção, não deve pensar que pode ou tem de se afastar da obra. Deve acompanhar todo o projeto e manter uma comunicação aberta e regular com a equipa contratada, conversando sobre todos os detalhes, para que possa tomar decisões atempadamente no caso de eventuais imprevistos. Afinal, trata-se da casa dos seus sonhos.

Para que o projeto da sua nova casa corra sem preocupações nem imprevistos, sugerimos que fale connosco e partilhe as suas ideias, questões e dúvidas. Não hesite e contacte já os técnicos do nosso Gabinete Técnico.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.