3 passos para desenhar a planta da sua casa nova

27 Setembro 2021

A melhor forma de mostrar à equipa que vai construir a sua nova casa aquilo que pretende é apresentar-lhes em planta as ideias que tem. Mesmo que não tenha habilidade para desenhar, experimente seguir estes 3 passos e arrisque um esboço com tudo o que considera ser a base essencial para lançar o projeto. Vamos começar?

1- As necessidades da família e os requisitos da casa

O primeiro passo é mesmo refletir nas necessidades da família, por exemplo:

  • quem faz parte do agregado familiar e vai habitar a nova casa?
  • há alguém que necessite de cuidados especiais? (como doenças ou mobilidade reduzida, etc.);
  • há alguém que trabalhe a partir de casa?
  • considere os gostos e constrangimentos pessoais de cada membro da família;
  • e os seus hobbies e a prática de exercício físico;
  • outras.

Depois de fazer esta lista, crie uma tabela com duas colunas: na coluna da esquerda insira cada um dos itens da lista, e na coluna da direita faça corresponder o requisito que a sua nova casa deve ter para essa necessidade. Com isto, vai ter uma forma de identificar rapidamente quantas divisões e que zonas a sua casa deve ter, incluindo os acessos e espaços exteriores, como garagens e anexos.

2- Anote medidas e procure inspiração

De seguida, anote todo o tipo de informação útil que referencie as características da sua nova casa: localização geográfica e posicionamento do terreno para identificar necessidades de isolamento térmico e acústico, bem como de iluminação, a área do terreno, as medidas do mobiliário que já tenha ou que pretenda comprar, bem como de eletrodomésticos e outros aparelhos.

Esta é a altura de procurar inspiração em revistas e websites, focando-se nos estilos arquitetónicos e nos sistemas construtivos. Deixe para outra etapa os detalhes decorativos.

3- Usar o simulador online

É o momento de pegar no lápis e no papel, e de começar a esquematizar a planta pelo número de pisos que pretende para sua nova casa. Comece pela base e siga até à cobertura, desenhando um piso por folha. Se não tiver jeito para desenhar, não se preocupe – não se trata de um desenho técnico nem de uma “obra de arte”, e o arquiteto responsável vai saber interpretar as suas indicações.

Mas há outra forma de ter uma antevisão do que poderá ser a sua casa: usando o nosso simulador online. Esta é uma ferramenta que vai gostar e que vai considerar de toda a utilidade. Através do nosso simulador pode experimentar o tipo de construção e o estilo de arquitetura, incluir as várias divisões e zonas da habitação, como os quartos e a cozinha, e exteriores, como a piscina.

A par do simulador online, temos ainda duas outras ferramentas criadas especialmente para si que está a planear construir casa nova: o e-book 7 Passos para Construir a sua nova Casa e o Gabinete Técnico, uma área destinada ao apoio aos projetos e à construção, e ao esclarecimento de questões. Temos uma equipa especializada que trabalha com grande rigor técnico e com uma abordagem criativa às problemáticas arquitetónicas e de engenharia.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
Kick-Off 2025: Superação e Inspiração
20 Fevereiro 2025

No passado dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, celebrou-se em Fátima um amor muito especial: a Paixão que une o Grupo Soluções Ideais! Lojas, Diretores e Consultores da SI reuniram-se para viver O Kick-Off 2025, um evento que não só reconhece conquistas, mas também fortalece laços e impulsiona o futuro.

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa.