O que posso construir no meu terreno?

29 Setembro 2021

Para quem tem terreno para construir, ou está a pensar comprar um, e ainda não conhece a sua capacidade construtiva nem as condicionantes, deixamos dois passos que deverá seguir para iniciar o projeto da sua casa nova.

1. Fazer um pedido de informação à Câmara Municipal

O primeiro passo é saber o que determina a política de ordenamento do território e urbanismo para a região onde se localiza o seu terreno. Assim, solicite à respetiva câmara municipal um pedido de informação sobre os parâmetros e condicionantes dos regulamentos municipais e intermunicipais do Programa Nacional de Ordenamento do Território.

2. Pedir informação sobre a viabilidade construtiva à Câmara Municipal

Para além das condicionantes do sistema de gestão territorial, é preciso considerar os atributos físicos do terreno e a existência de licenças e/ou alvarás, entre outros. Todos estes elementos constam da viabilidade construtiva, emitida pelas entidades municipais com poderes para tal, por exemplo, as câmaras municipais.

Não deixe de consultar o Programa Nacional de Ordenamento do Território (PNOT) e respetivos regulamentos intermunicipais e municipais (incluindo o Plano Diretor Municipal - PDM), e o Regime Jurídico de Urbanização e Edificação (RJUE).

 

Converse com o seu arquiteto e/ou a equipa responsável pelo projeto sobre aquilo que gostaria de construir no seu terreno: partilhe necessidades, objetivos e expetativas, e vai ver que os especialistas terão um leque de ideias e soluções para viabilizar o seu projeto. E qualquer dúvida ou informação sobre o terreno ideal, projeto à medida ou financiamento, não hesite em consultar-nos.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.

Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
13 Outubro 2023

No mês passado, foram aprovadas novas medidas relacionadas com o programa Mais Habitação.

Estas medidas têm como objetivo ajudar as famílias a combater o cenário económico-financeiro provocado pela política do Banco Central Europeu (BCE), que, ainda no mês passado, voltou a subir as taxas de juros diretoras.

Com isso em mente, foram criadas mais três medidas, que se juntam agora às já aprovadas e instituídas. 

Redução e fixação da prestação do crédito habitação

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023: