Revestimentos: o que são e como escolher

5 Outubro 2021

O revestimento das superfícies exteriores e interiores (paredes, pavimentos, tetos e coberturas, etc.) é outra das importantes etapas para garantir que a sua casa se mantém em boas condições ao longo dos tempos, mesmo contando com o desgaste natural e inevitável. Decisões infelizes ou falhas nesta etapa podem causar danos de difícil reparação e custos elevados em constantes manutenções.

O que é o revestimento e para que serve?

Na construção civil designa-se por revestimento a camada que protege ou melhora uma superfície, seja esta uma parede interior ou exterior, um piso, um teto ou um telhado (cobertura), e inclui um leque de técnicas e produtos como a impermeabilização, o reboco, o estuque, a pintura e a aplicação de telhas, entre outros.

Os revestimentos servem para tornar as paredes, pisos ou coberturas resistentes ao impacto mecânico, ao impacto climático/térmico e acústico, e ao impacto do uso quotidiano. O objetivo é garantir a segurança das estruturas ao manter as características da casa em boas condições. Prolonga-se, então, o inevitável desgaste e evita-se custos em reparações de estragos ou de graves problemas a nível das redes e estruturas da edificação.

Que tipos de revestimento há e como escolher?

A primeira regra que deve ter em atenção no que diz respeito aos revestimentos, sejam de interior como de exterior, é que estes têm de ser compatíveis com o tipo e função de superfície onde serão aplicados: por exemplo, as paredes de casas de banho e as dos quartos cumprem funções diferentes e, portanto, têm exigências diferentes.

Tal como o tipo de material das superfícies exteriores e interiores é escolhido de acordo com o tipo de função que estas têm, assim também se faz a escolha do tipo de revestimentos a aplicar.

Nas superfícies exteriores, as principais funções são a estanqueidade, a impermeabilização, o isolamento térmico e acústico, e o conforto tátil e visual, existindo um leque de revestimentos correspondente:

  • placas de pedra natural ou de outros materiais, tijolo, ligante sintético armado;
  • reboco, capoto, ETICS, ETFE; esmaltes e vernizes;
  • telhas, ladrilhos;
  • tinta.

Já as superfícies interiores cumprem as funções de regularização, de resistência, de manutenção das condições de higiene, e de conforto tátil e visual, e o tipo de revestimento inclui:

  • estuques e grafiato; placas de gesso laminado (PGL),
  • esmaltes, vernizes;
  • azulejos, mosaicos, madeira, cortiça, cerâmica, pedras naturais e sintéticas;
  • tintas, papel.

Cabe aos arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto e obra fazer as opções adequadas, embora haja aspetos que a equipa técnica decida consigo, nomeadamente o revestimento de interiores e, em particular, o tipo de acabamentos de paredes, pisos e rodapés, tetos e frisos, entre outros.

Todavia, não deixe de acompanhar todos os momentos do projeto, incluindo a obra, nem de manter o diálogo aberto com todos os intervenientes. Não prescinda de recorrer as ferramentas que criámos especialmente para si – o nosso simulador online e o Gabinete técnico à distância de um clique ou telefonema.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.