Construir casa: as 3 grandes fases

12 Outubro 2021

Já se deu conta de que a sua casa nova vai ser aquela onde a sua família vai crescer e onde vai criar memórias inesquecíveis? É por isso que este processo deve tornar-se numa experiência agradável. Neste artigo indicamos-lhe as 3 grandes fases da construção e o que deve fazer para uma gestão sem preocupações, nem imprevistos.

1ª grande fase: saber o que vai precisar e planear a construção

Embora todas as etapas sejam fundamentais e importantes, esta primeira fase é a mais crucial para evitar eventuais problemas e/ou constrangimentos impeditivos à construção, quer em termos de prazos, de derrapagens financeiras e de autorizações/fiscalização.

2ª grande fase: conhecer custos e estabelecer o limiar das despesas

Agora que o gabinete de arquitetura já fez o projeto de arquitetura à sua medida, tem na sua mão uma lista de todos os recursos e materiais necessários à execução da sua casa nova, incluindo mão de obra, a gestão e acompanhamento técnico, as licenças necessárias, etc.. Anexa a esta informação vai encontrar os respetivos orçamentos. Poderá, então, tomar as suas decisões quanto às soluções apresentadas e adjudicar a obra.

3ª grande fase: a execução do projeto

Esta fase diz respeito à execução do projeto, isto é, à obra. É agora que vai assistir à edificação do seu imóvel, vai ver a sua casa nova erguer-se a cada dia que passa. É a fase que vai perceber, realmente, a importância das decisões que tomou na primeira fase.

Para que a execução correrá da melhor forma, assegure-se de que:

  • escolhe o construtor certo;
  • delega numa equipa de técnicos especializados e certificados a gestão e o acompanhamento da obra, como arquitetos e engenheiros, ou empresas de construção.

Nestas 3 grandes fases cabem várias etapas da construção de uma edificação. Preparámos para si o e-book 'Como Construir Casa em 7 Passos', um guia prático com sugestões e recomendações úteis para fazer a gestão de prioridades, controlar o plafond e lidar com as expetativas.

Para descarregar o seu exemplar gratuito, clique aqui

Publicações Recentes

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?