Construir casa: as 3 grandes fases

12 Outubro 2021

Já se deu conta de que a sua casa nova vai ser aquela onde a sua família vai crescer e onde vai criar memórias inesquecíveis? É por isso que este processo deve tornar-se numa experiência agradável. Neste artigo indicamos-lhe as 3 grandes fases da construção e o que deve fazer para uma gestão sem preocupações, nem imprevistos.

1ª grande fase: saber o que vai precisar e planear a construção

Embora todas as etapas sejam fundamentais e importantes, esta primeira fase é a mais crucial para evitar eventuais problemas e/ou constrangimentos impeditivos à construção, quer em termos de prazos, de derrapagens financeiras e de autorizações/fiscalização.

2ª grande fase: conhecer custos e estabelecer o limiar das despesas

Agora que o gabinete de arquitetura já fez o projeto de arquitetura à sua medida, tem na sua mão uma lista de todos os recursos e materiais necessários à execução da sua casa nova, incluindo mão de obra, a gestão e acompanhamento técnico, as licenças necessárias, etc.. Anexa a esta informação vai encontrar os respetivos orçamentos. Poderá, então, tomar as suas decisões quanto às soluções apresentadas e adjudicar a obra.

3ª grande fase: a execução do projeto

Esta fase diz respeito à execução do projeto, isto é, à obra. É agora que vai assistir à edificação do seu imóvel, vai ver a sua casa nova erguer-se a cada dia que passa. É a fase que vai perceber, realmente, a importância das decisões que tomou na primeira fase.

Para que a execução correrá da melhor forma, assegure-se de que:

  • escolhe o construtor certo;
  • delega numa equipa de técnicos especializados e certificados a gestão e o acompanhamento da obra, como arquitetos e engenheiros, ou empresas de construção.

Nestas 3 grandes fases cabem várias etapas da construção de uma edificação. Preparámos para si o e-book 'Como Construir Casa em 7 Passos', um guia prático com sugestões e recomendações úteis para fazer a gestão de prioridades, controlar o plafond e lidar com as expetativas.

Para descarregar o seu exemplar gratuito, clique aqui

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.