Impermeabilização: o que é e para que serve

22 Outubro 2021

Para garantir que esta etapa da construção da sua nova casa vai deixá-la à prova de água e de outros elementos, vale a pena saber um pouco sobre impermeabilização, nomeadamente, no que consiste e para que serve.

O que é a impermeabilização e para que serve?

A impermeabilização é o processo de aplicação de materiais específicos - os impermeabilizantes - em superfícies expostas aos elementos naturais (ex.: água) para as selar, vedar ou corrigir eventuais falhas. É um processo que serve para proteger qualquer tipo de edificação e cuja eficácia depende de dois fatores:

  • adequar as técnicas de aplicação e os materiais a cada tipo de superfície;
  • aplicar corretamente as técnicas e respeitar as instruções de utilização dos materiais.

É frequente descurar-se a necessidade de uma edificação ter um sistema de impermeabilização eficaz, pelo que nem sempre se aplica as técnicas e os impermeabilizantes adequados para se poupar no orçamento do projeto. O resultado são problemas sérios que vão obrigar a gastar mais dinheiro, tanto a curto como a longo prazo.

Que tipo de problemas a impermeabilização evita?

O elemento natural cujo impacto traz consequências negativas mais graves é, sem dúvida, a água. Como é sabido, a água move-se em várias direções e exerce pressões negativas/positivas, infiltrando-se e percolando-se nas superfícies – que podem ser terras, tecidos, a nossa pele e, claro, paredes, pavimentos, madeiras, etc..

O tipo de efeito que a ação da água tem sobre as superfícies depende, claro, da quantidade que está a exercer pressão ou contacto, e do tempo. Por certo, um aguaceiro aqui e ali não terá impacto significativo, mas chuvas fortes e recorrentes poderão desgastar uma estrutura a ponto de causar estragos.

Assim, um sistema eficaz de impermeabilização evita todo um conjunto sequencial de problemas, primeiramente na estrutura da sua casa, mas que se podem estender à saúde da sua família:

  • humidade, manchas, bolores;
  • estragos nas redes da casa, como é o caso do sistema elétrico;
  • degradação da estrutura da edificação;
  • doenças respiratórias dos habitantes.

Como vê, não se pode prescindir de um sistema de impermeabilização e tem mesmo de optar por trabalhar com equipas especializadas e certificadas para garantir que a sua casa vai ficar segura e resistente durante muito tempo. Não hesite em contactar os técnicos do nosso Gabinete para se informar sobre a temática e solicitar apoio.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.