Impermeabilização: o que é e para que serve

22 Outubro 2021

Para garantir que esta etapa da construção da sua nova casa vai deixá-la à prova de água e de outros elementos, vale a pena saber um pouco sobre impermeabilização, nomeadamente, no que consiste e para que serve.

O que é a impermeabilização e para que serve?

A impermeabilização é o processo de aplicação de materiais específicos - os impermeabilizantes - em superfícies expostas aos elementos naturais (ex.: água) para as selar, vedar ou corrigir eventuais falhas. É um processo que serve para proteger qualquer tipo de edificação e cuja eficácia depende de dois fatores:

  • adequar as técnicas de aplicação e os materiais a cada tipo de superfície;
  • aplicar corretamente as técnicas e respeitar as instruções de utilização dos materiais.

É frequente descurar-se a necessidade de uma edificação ter um sistema de impermeabilização eficaz, pelo que nem sempre se aplica as técnicas e os impermeabilizantes adequados para se poupar no orçamento do projeto. O resultado são problemas sérios que vão obrigar a gastar mais dinheiro, tanto a curto como a longo prazo.

Que tipo de problemas a impermeabilização evita?

O elemento natural cujo impacto traz consequências negativas mais graves é, sem dúvida, a água. Como é sabido, a água move-se em várias direções e exerce pressões negativas/positivas, infiltrando-se e percolando-se nas superfícies – que podem ser terras, tecidos, a nossa pele e, claro, paredes, pavimentos, madeiras, etc..

O tipo de efeito que a ação da água tem sobre as superfícies depende, claro, da quantidade que está a exercer pressão ou contacto, e do tempo. Por certo, um aguaceiro aqui e ali não terá impacto significativo, mas chuvas fortes e recorrentes poderão desgastar uma estrutura a ponto de causar estragos.

Assim, um sistema eficaz de impermeabilização evita todo um conjunto sequencial de problemas, primeiramente na estrutura da sua casa, mas que se podem estender à saúde da sua família:

  • humidade, manchas, bolores;
  • estragos nas redes da casa, como é o caso do sistema elétrico;
  • degradação da estrutura da edificação;
  • doenças respiratórias dos habitantes.

Como vê, não se pode prescindir de um sistema de impermeabilização e tem mesmo de optar por trabalhar com equipas especializadas e certificadas para garantir que a sua casa vai ficar segura e resistente durante muito tempo. Não hesite em contactar os técnicos do nosso Gabinete para se informar sobre a temática e solicitar apoio.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.