Impermeabilização: o que é e para que serve

22 Outubro 2021

Para garantir que esta etapa da construção da sua nova casa vai deixá-la à prova de água e de outros elementos, vale a pena saber um pouco sobre impermeabilização, nomeadamente, no que consiste e para que serve.

O que é a impermeabilização e para que serve?

A impermeabilização é o processo de aplicação de materiais específicos - os impermeabilizantes - em superfícies expostas aos elementos naturais (ex.: água) para as selar, vedar ou corrigir eventuais falhas. É um processo que serve para proteger qualquer tipo de edificação e cuja eficácia depende de dois fatores:

  • adequar as técnicas de aplicação e os materiais a cada tipo de superfície;
  • aplicar corretamente as técnicas e respeitar as instruções de utilização dos materiais.

É frequente descurar-se a necessidade de uma edificação ter um sistema de impermeabilização eficaz, pelo que nem sempre se aplica as técnicas e os impermeabilizantes adequados para se poupar no orçamento do projeto. O resultado são problemas sérios que vão obrigar a gastar mais dinheiro, tanto a curto como a longo prazo.

Que tipo de problemas a impermeabilização evita?

O elemento natural cujo impacto traz consequências negativas mais graves é, sem dúvida, a água. Como é sabido, a água move-se em várias direções e exerce pressões negativas/positivas, infiltrando-se e percolando-se nas superfícies – que podem ser terras, tecidos, a nossa pele e, claro, paredes, pavimentos, madeiras, etc..

O tipo de efeito que a ação da água tem sobre as superfícies depende, claro, da quantidade que está a exercer pressão ou contacto, e do tempo. Por certo, um aguaceiro aqui e ali não terá impacto significativo, mas chuvas fortes e recorrentes poderão desgastar uma estrutura a ponto de causar estragos.

Assim, um sistema eficaz de impermeabilização evita todo um conjunto sequencial de problemas, primeiramente na estrutura da sua casa, mas que se podem estender à saúde da sua família:

  • humidade, manchas, bolores;
  • estragos nas redes da casa, como é o caso do sistema elétrico;
  • degradação da estrutura da edificação;
  • doenças respiratórias dos habitantes.

Como vê, não se pode prescindir de um sistema de impermeabilização e tem mesmo de optar por trabalhar com equipas especializadas e certificadas para garantir que a sua casa vai ficar segura e resistente durante muito tempo. Não hesite em contactar os técnicos do nosso Gabinete para se informar sobre a temática e solicitar apoio.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.