Impermeabilização: o que é e para que serve

22 Outubro 2021

Para garantir que esta etapa da construção da sua nova casa vai deixá-la à prova de água e de outros elementos, vale a pena saber um pouco sobre impermeabilização, nomeadamente, no que consiste e para que serve.

O que é a impermeabilização e para que serve?

A impermeabilização é o processo de aplicação de materiais específicos - os impermeabilizantes - em superfícies expostas aos elementos naturais (ex.: água) para as selar, vedar ou corrigir eventuais falhas. É um processo que serve para proteger qualquer tipo de edificação e cuja eficácia depende de dois fatores:

  • adequar as técnicas de aplicação e os materiais a cada tipo de superfície;
  • aplicar corretamente as técnicas e respeitar as instruções de utilização dos materiais.

É frequente descurar-se a necessidade de uma edificação ter um sistema de impermeabilização eficaz, pelo que nem sempre se aplica as técnicas e os impermeabilizantes adequados para se poupar no orçamento do projeto. O resultado são problemas sérios que vão obrigar a gastar mais dinheiro, tanto a curto como a longo prazo.

Que tipo de problemas a impermeabilização evita?

O elemento natural cujo impacto traz consequências negativas mais graves é, sem dúvida, a água. Como é sabido, a água move-se em várias direções e exerce pressões negativas/positivas, infiltrando-se e percolando-se nas superfícies – que podem ser terras, tecidos, a nossa pele e, claro, paredes, pavimentos, madeiras, etc..

O tipo de efeito que a ação da água tem sobre as superfícies depende, claro, da quantidade que está a exercer pressão ou contacto, e do tempo. Por certo, um aguaceiro aqui e ali não terá impacto significativo, mas chuvas fortes e recorrentes poderão desgastar uma estrutura a ponto de causar estragos.

Assim, um sistema eficaz de impermeabilização evita todo um conjunto sequencial de problemas, primeiramente na estrutura da sua casa, mas que se podem estender à saúde da sua família:

  • humidade, manchas, bolores;
  • estragos nas redes da casa, como é o caso do sistema elétrico;
  • degradação da estrutura da edificação;
  • doenças respiratórias dos habitantes.

Como vê, não se pode prescindir de um sistema de impermeabilização e tem mesmo de optar por trabalhar com equipas especializadas e certificadas para garantir que a sua casa vai ficar segura e resistente durante muito tempo. Não hesite em contactar os técnicos do nosso Gabinete para se informar sobre a temática e solicitar apoio.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
O poder do azul - A ciência explica como o mar influencia o bem-estar e a saúde
12 Novembro 2025

O mar não é apenas cenário de férias ou paisagem de sonho, é também saúde, equilíbrio e bem-estar. O chamado “efeito azul” tem vindo a ser estudado por cientistas de várias áreas e os resultados são claros: viver perto do mar pode trazer benefícios físicos, mentais e até sociais.

As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
As nossas terras – locais para visitar, viver e investir
27 Setembro 2025

No Dia Mundial do Turismo, celebramos o que nos rodeia: paisagens, cultura, pessoas e cidades que nos inspiram a viver melhor. Venha descobrir as localidades onde estamos presentes!

Cada terra tem o seu encanto. E em cada localidade onde há uma loja SI, há também histórias, oportunidades e paisagens que vale a pena conhecer, seja para visitar, viver ou até investir.

Natureza e tranquilidade

Cuidados com a sua casa antes do inverno
Cuidados com a sua casa antes do inverno
24 Setembro 2025

É verdade, o frio está a chegar, e com ele novas exigências para quem tem uma casa. Com a chegada do inverno, é importante garantir que o seu imóvel está preparado para enfrentar as baixas temperaturas, a chuva e a humidade. 

Prevenir agora pode significar poupar grandes dores de cabeça (e despesas) nos próximos meses!

 

Faça uma verificação geral do telhado e caleiras

MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
MTIC – o que é, para que serve e como se calcula?
1 Setembro 2025

Se está a pensar pedir financiamento, há um termo que vai certamente encontrar: MTIC. Mas o que significa esta sigla e por que é tão importante?

O MTIC é o Montante Total Imputado ao Consumidor. Na prática, representa o custo total do crédito ao longo de todo o contrato, incluindo não só o valor emprestado, mas também os juros, comissões bancárias e outras despesas obrigatórias. É esta soma que permite perceber quanto irá pagar no total.