Impermeabilização: o que é e para que serve

22 Outubro 2021

Para garantir que esta etapa da construção da sua nova casa vai deixá-la à prova de água e de outros elementos, vale a pena saber um pouco sobre impermeabilização, nomeadamente, no que consiste e para que serve.

O que é a impermeabilização e para que serve?

A impermeabilização é o processo de aplicação de materiais específicos - os impermeabilizantes - em superfícies expostas aos elementos naturais (ex.: água) para as selar, vedar ou corrigir eventuais falhas. É um processo que serve para proteger qualquer tipo de edificação e cuja eficácia depende de dois fatores:

  • adequar as técnicas de aplicação e os materiais a cada tipo de superfície;
  • aplicar corretamente as técnicas e respeitar as instruções de utilização dos materiais.

É frequente descurar-se a necessidade de uma edificação ter um sistema de impermeabilização eficaz, pelo que nem sempre se aplica as técnicas e os impermeabilizantes adequados para se poupar no orçamento do projeto. O resultado são problemas sérios que vão obrigar a gastar mais dinheiro, tanto a curto como a longo prazo.

Que tipo de problemas a impermeabilização evita?

O elemento natural cujo impacto traz consequências negativas mais graves é, sem dúvida, a água. Como é sabido, a água move-se em várias direções e exerce pressões negativas/positivas, infiltrando-se e percolando-se nas superfícies – que podem ser terras, tecidos, a nossa pele e, claro, paredes, pavimentos, madeiras, etc..

O tipo de efeito que a ação da água tem sobre as superfícies depende, claro, da quantidade que está a exercer pressão ou contacto, e do tempo. Por certo, um aguaceiro aqui e ali não terá impacto significativo, mas chuvas fortes e recorrentes poderão desgastar uma estrutura a ponto de causar estragos.

Assim, um sistema eficaz de impermeabilização evita todo um conjunto sequencial de problemas, primeiramente na estrutura da sua casa, mas que se podem estender à saúde da sua família:

  • humidade, manchas, bolores;
  • estragos nas redes da casa, como é o caso do sistema elétrico;
  • degradação da estrutura da edificação;
  • doenças respiratórias dos habitantes.

Como vê, não se pode prescindir de um sistema de impermeabilização e tem mesmo de optar por trabalhar com equipas especializadas e certificadas para garantir que a sua casa vai ficar segura e resistente durante muito tempo. Não hesite em contactar os técnicos do nosso Gabinete para se informar sobre a temática e solicitar apoio.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.