Revestimento de fachadas

7 Setembro 2021

É inegável o importantíssimo papel que o revestimento tem na proteção das superfícies exteriores e interiores de uma edificação. Garantem que esta se mantenha em boas condições durante muito tempo e fazem poupar uns largos milhares de euros em reparações futuras. Nas fachadas os revestimentos assumem uma outra função: vão conferir estética às faces exteriores da casa.

A escolha e aplicação de revestimentos em fachadas

Tal como no revestimento de qualquer outra superfície, também no das fachadas as técnicas e materiais a aplicar são cruciais para garantir o sucesso desta etapa da construção da sua nova casa. É imprescindível conciliar revestimentos com o tipo de arquitetura e de sistema construtivo, e com o material destas paredes exteriores.

Quais os tipos de revestimento de fachadas mais comuns?

No que diz respeito às fachadas, o revestimento deve assegurar às mesmas estanqueidade, impermeabilização, isolamento térmico e acústico, e conforto tátil e visual. Dos diferentes revestimentos, os mais comuns são:

1) A pintura

Este é o tipo de revestimento mais aplicado entre nós e no topo das preferências, sobretudo por ser o mais económico, pelo menos a curto prazo. Ainda assim, e para garantir a proteção das fachadas, é mesmo necessário investir em tintas de qualidade que sejam resistentes aos elementos naturais. A médio e longo prazo, este revestimento vai implicar mais custos em manutenções regulares.

2) O azulejo

A seguir à pintura, o azulejo é um dos revestimentos mais aplicados em Portugal – aliás, é um dos ex-libris do nosso país. A sua utilização não se deve apenas à tradição, mas ao facto de ser um material duradouro, de manutenção muito baixa ou quase nula, e económico. Este tipo de revestimento é aplicado em qualquer uma das faces exteriores de uma casa, ou edifício, seja em todas ou apenas na fachada principal.

3) O tijolo

Uma vez que está muito em voga os ambientes retro da arquitetura industrial e rústica, assim também o revestimento a tijolo tem sido adotado. É um material de baixa manutenção, duradouro e mais económico. O mais frequente é ser conjugado com outro tipo de revestimento.

4) A pedra

A pedra tem o grande conveniente de ser um material muito resistente aos elementos climatéricos e de se adaptar a diferentes conceitos estéticos e tipos de arquitetura. O mercado disponibiliza um leque variado de pedras que permite conciliar as necessidades construtivas com a estética e o plafond disponível. Entre nós, uma das mais comuns é o granito e, na última década, tem crescido a procura pelos materiais locais (ex.: o xisto) que promovem a construção sustentável.

5) O betão

Resistente, duradouro, acessível e de manutenção quase nula, o betão é escolhido em projetos de arquitetura contemporânea, sobretudo para acentuar uma estética minimalista.

6) O porcelanato

O porcelanato é um tipo de cerâmica que apresenta grande resistência, durabilidade e impermeabilidade, atributos muito convenientes em geografias húmidas. Confere, ainda, sofisticação e elegância ao projeto.

7) A madeira

Enquanto revestimento, a madeira tem vindo a ser adotada em projetos de arquitetura contemporânea, sobretudo conjugada com outros tipos de revestimento (como o betão e o metal), por conferir elegância e sofisticação. Mas é um material que exige manutenção muito regular, aplicando-se impermeabilizantes (tintas, vernizes) para ficar protegido do calor e da humidade. Será uma questão de ponderar o custo-benefício.

8) O zinco

O zinco é um dos metais mais utilizados para revestimento de fachadas e de outras superfícies exteriores, pois reúne um conjunto único de características: é muito duradouro, é muitíssimo resistente à corrosão, não sofre mutações com as temperaturas do clima (não expande nem contrai) e de manutenção quase nula.

9) O aço Corten

O aço Corten é um tipo de aço que apresenta uma camada exterior de óxido (e daí a aparência enferrujada) que cria um escudo contra a ação corrosiva dos elementos naturais. Muito duradouro, o aço Corten permite poupar a longo prazo mas, sendo ainda uma novidade, o seu custo a curto prazo é mais elevado.

Como vê, tem várias opções para revestir as fachadas da sua nova casa. Converse com a sua equipa de arquitetos e engenheiros para encontrar a solução mais adequada ao seu projeto.

E não deixe de experimentar o nosso simulador online, uma ferramenta criada especialmente para poder testar diferentes alternativas, e não hesite em colocar as suas questões aos especialistas do nosso Gabinete Técnico.

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.