Feng Shui e prosperidade: dicas para a casa em 2023

27 Dezembro 2022

O Feng Shui é uma filosofia que professa o equilíbrio dos cinco elementos primordiais – o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira – na natureza e nos espaços habitados pelos seres vivos. Uma vez que é deste equilíbrio que nasce a harmonia e prosperidade, é necessário organizar os espaços no sentido de otimizar a presença de cada um daqueles elementos e permitir que a energia flua de modo saudável.

 

Para começar o ano de 2023 a atrair prosperidade e abundância, preparámos algumas dicas de Feng Shui para decorar a casa e trazer uma energia renovada.

 

O Feng Shui e o ano do Coelho

No horóscopo chinês, 2023 é o ano do Coelho, signo que é considerado elegante, pacífico, de modos delicados e adaptável, e cuja energia acredita-se que fará de 2023 um ano de cura. Por isso, e para canalizar esta energia em nossas casas, o Feng Shui recomenda que se realce o elemento terra através da decoração da casa, harmonizando com as cores apropriadas (ver na dica seguinte) e a pedra jade, que atrair sorte. Mas a primeira coisa a fazer é limpar a casa, reduzir itens acumulados e libertar os espaços.

 

As cores de 2023 segundo o Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, as cores correspondentes ao ano do Coelho são o azul azure, o verde maçã, o vermelho e o branco pérola. O desafio é conjugar de forma harmoniosa estas cores da sorte com os elementos terra.

 

Feng Shui e a decoração da sala

A primeira recomendação que o Feng Shui faz é a de se manter a sala, e qualquer outra divisão da casa, bem arejada, limpa e arrumada, sem acumulação. Para atrair o chi (a energia vital) do elemento madeira coloque vasos com plantas, preferindo as que têm folha arredondada, e evitando as de ramos espinhosos e os catos. E se gostar de peixinhos, é altura de trazer um aquário para a sala.

Assegure-se de que não tem mobílias de costas viradas para a porta da sala, nem que tem móveis ou peças decorativas com cantos pontiagudos. Quanto às cores da sorte de 2023, na sala deve usar o verde azulado, o azul e tons de púrpura – sugerimos almofadas, mantas e outras peças mais acessíveis e fáceis de serem mudadas consoante a época.

Se não tem certeza de como organizar a sala, ou outra divisão da casa, de modo a deixar fluir a energia positiva, fale com a nossa equipa de decoração do Gabinete técnico ou com um dos especialistas em arquitetura da SI Projetos.

 

Feng Shui e a decoração do quarto

Os quartos são um dos espaços mais importantes da casa, já que representam a paz interior – é aqui que descansamos, repomos a serenidade e promovemos a intimidade. Para acionar o chi do quarto, o Feng Shui dá algumas instruções:

  • a cama é a peça central, pelo que deve ser colocada em posição de destaque, da qual se veja a porta mas sem ficar à sua frente;
  • o quarto não deve ter aquários nem estruturas com água (exceto vasos e jarras com flores), já que o elemento água anula o elemento fogo e reduz a paixão;
  • evite espelhos e superfícies que façam reflexo, considerados pontos de distração do equilíbrio do quarto;
  • invista num bom tapete sob a cama, já que se considera que os tapetes atuam como alicerces, ligando-nos à terra e conferindo estabilidade;
  • para acionar as cores de 2023, use a palete em tons mais suaves e em almofadas, roupa da cama, mantas.

 

Feng Shui e a casa de banho

Desengane-se quem pensa que as dicas do Feng Shui não se aplicam às casas de banho. De fato, esta filosofia não poderia esquecer estes espaços da casa, já que são os que menos energia emitem. Se for construir habitação própria, o ideal será orientar as casas de banho para o nordeste. Fale com a sua equipa de arquitetura ou com os nossos especialistas em projeto, e aplique as recomendações do Feng Shui ao projeto de arquitetura da sua casa nova.

Para trazer energia e equilíbrio, introduza itens em vime e em tons suaves de azul, turquesa, verde, rosas e pêssego, branco leitoso e amarelo. A iluminação deve ser feita através de vários pontos, numa luz suave, evitando-se os focos no teto que emitem luz intensa e, muitas vezes, agressiva. Os espelhos devem ter cantos arredondados e formato oval. E, tal como acontece nas outras divisões da casa, a casa de banho deve estar sempre muito arrumada, limpa e ser desinfetada regularmente.

 

Feng Shui e a cozinha

Para ativar o chi e atrair boas energias, o Feng Shui recomenda que a cozinha seja limpa regularmente com uma mistura de água e sal, uma receita ancestral que é comum a quase todas as culturas, inclusive é adotada pela medicina para aliviar dores e estimular a circulação sanguínea. E evite manter objetos partidos ou avariados – arranje o quanto antes ou coloque na reciclagem. Quanto à cor, há um conjunto de tons que deve ser usado na cozinha, combinando-os entre si:

  • amarelo e castanho, para atrair alimento e cuidado;
  • o azul e o verde, para promover a vitalidade;
  • branco e cinzentos, para fomentar a alegria;
  • vermelho e laranja, para proporcionar inspiração.

A cozinha deve ter vasos com plantas e receber luz natural em abundância para garantir prosperidade.

 

Se gostou das dicas de Feng Shui, mas não sabe como aplicá-las ao certo em sua casa, então fale já com o nosso Gabinete – a nossa equipa de decoradores vai ajudá-lo. E se for construir habitação própria, os nossos especialistas em arquitetura e projeto vão implementar as orientações do Feng Shui para atrair equilíbrio e prosperidade à sua casa nova.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.