Construir piscina: é preciso licenciamento?

7 Outubro 2021

Para que a construção da sua casa nova corra da melhor forma é imprescindível certificar-se de que o projeto tem todas as autorizações e licenças exigidas pela lei – e isto inclui tudo aquilo que construir no seu terreno, seja a edificação principal como a piscina.

É preciso licença para construir piscina?

A construção de piscinas não necessita de licença administrativa, mas obriga a que se informe ou comunique previamente as entidades municipais responsáveis e que se solicite autorização de utilização. No Regulamento Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) estão assinaladas as obras precisam de licença administrativa, as que estão obrigadas à comunicação prévia e as que necessitam de autorização de utilização:

«1 - A realização de operações urbanísticas depende de licença, comunicação prévia com prazo, adiante designada abreviadamente por comunicação prévia ou comunicação, ou autorização de utilização, nos termos e com as exceções constantes da presente secção.

(…)

4 - Estão sujeitas a comunicação prévia as seguintes operações urbanísticas:

(…) e) A edificação de piscinas associadas a edificação principal;

(…)

6 - Nas operações urbanísticas sujeitas a comunicação prévia pode o interessado, no requerimento inicial, optar pelo regime de licenciamento.»

Artigo 4º Decreto-Lei nº555/99 RJUE

Apesar de não ser obrigatório, o regulamento recomenda que se opte pelo licenciamento. Fale com a equipa responsável pelo projeto da sua casa nova ou, no caso de se tratar da construção da piscina da sua atual moradia, com a empresa especializada. Em ambas as situações, não hesite em aconselhar-se com os técnicos especializados do nosso Gabinete Online.

Qual o tipo de piscina que dispensa licença?

Uma vez que o RJUE não refere exceções, todos os tipos de piscina necessitam de comunicação prévia ou autorização, seja de construção ou de utilização: as piscinas em betão armado, em fibra de vidro e de tipo container ou de superfície.

Como e onde se obtém licença?

As câmaras municipais são as entidades responsáveis pela aprovação da construção de piscinas e autorização de utilização das mesmas, portanto, é a estas que se comunica previamente, e através de requerimento, a intenção de construção e a data de início da obra.

A este requerimento terá de anexar o projeto de arquitetura, de especialidades e de execução, as plantas e toda a documentação que identifique o imóvel, o seu proprietário e os responsáveis da obra (direção técnica, direção de fiscalização de obra, alvará de construção do empreiteiro, seguros e termos de responsabilidade, etc.).

Apesar de a obrigatoriedade de comunicação prévia abranger todos os tipos de piscina, o requerimento para a instalação de piscinas de superfície ou de tipo container, pré-fabricadas ou em kit, exige um conjunto menor de documentação anexa.

A existência de piscina em qualquer moradia acrescenta valor ao imóvel, carisma à casa e momentos únicos de convívio entre família e amigos. Só boas razões para desejar que a construção da sua futura piscina se faça sem preocupações nem imprevistos – não hesite em falar connosco, a nossa equipa especializada vai aconselhá-lo em tudo.

Publicações Recentes

Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
Lei dos Solos – Sabe tudo o que mudou?
5 Maio 2025

A Lei dos Solos é o instrumento jurídico que regula o uso, ocupação e transformação do solo em Portugal. É esta lei que define o que pode ser construído em cada tipo de terreno e estabelece as regras para garantir um desenvolvimento em conformidade com os planos de ordenamento do território.

Recentemente, foram introduzidas alterações significativas à lei, com o objetivo de descentralizar competências e dar mais poder às autarquias

Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
Reabilitação de imóveis – vantagens e desvantagens
15 Abril 2025

A reabilitação de imóveis tem vindo a ganhar destaque como uma alternativa para quem quer investir no mercado imobiliário ou recuperar património. No entanto, antes de tomar uma decisão, é muito importante pesar os prós e os contras deste processo.

VANTAGENS DA REABILITAÇÃO DE IMÓVEIS

Valorização do imóvel – Restaurar um imóvel pode aumentar significativamente o seu valor de mercado, tornando-o mais atrativo para venda posterior ou arrendamento.

Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
Garantia de uma casa nova: sabe os seus direitos?
15 Abril 2025

Comprar uma casa nova é um marco significativo na vida de qualquer pessoa. Por isso, é muito importante estar a par dos seus direitos, no que diz respeito à garantia do imóvel.

Segundo a legislação portuguesa, a garantia de um imóvel novo varia conforme a natureza dos elementos, ou seja:

Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
Grupo SI alcança 99,6% de satisfação em 2024
11 Abril 2025

O Grupo Soluções Ideais continua a consolidar a sua posição como referência no setor imobiliário em Portugal. 

No mais recente estudo de satisfação realizado pela Multidados, relativo ao ano de 2024, atingimos um impressionante grau de satisfação de 99,6%

Este resultado reforça a confiança e a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes de forma contínua.