Comprar terreno: pedir empréstimo sem projeto aprovado

8 Março 2022

Para quem recorre ao financiamento a crédito para comprar o terreno onde vai construir casa própria depara-se com uma questão que pode atrasar o processo: a aprovação do projeto de arquitetura.
Ter terreno é a condição imprescindível para ver o seu sonho ganhar forma, por isso é mais do que conveniente apetrechar-se de tudo o que é necessário e garantir que o banco ou a instituição de crédito concede o empréstimo.

É possível obter crédito sem ter o projeto aprovado?

Esta é uma dúvida que se coloca quando se pretende comprar um terreno recorrendo a empréstimo, mas ainda não se escolheu a terra onde se vai construir, mesmo que se já tenha feito prospeção e se tenha gostado de um ou dois locais. Afinal, qualquer que seja a escolha, a decisão de avançar só pode acontecer com a certeza de que se obtém o crédito.

Apesar de já haver algumas instituições financeiras que aprovam o crédito mediante a apresentação do Pedido de Informação Prévia (PIP) solicitado à respetiva câmara municipal da área do terreno, a maioria ainda pede o projeto aprovado, projeto este que só pode ser elaborado pela equipa de arquitetos e engenheiros depois de conhecerem a viabilidade construtiva de um determinado terreno.

Perante este impasse, o que fazer então?

O que deve fazer antes de comprar terreno e construir?

Se está a pensar comprar terreno para construir, seja com capitais próprios ou recorrendo a empréstimos, relembramos-lhe os 4 passos que deve mesmo dar antes de avançar com a compra:

  1. Consultar os documentos do terreno e pedir a certidão de viabilidade construtiva emitida pela respetiva câmara municipal. Nestes documentos estão registados qualquer ónus e/ou encargos, bem como todas as características do terreno e da envolvente;
  2. Consultar o Plano Diretor Municipal (PDM) na respetiva câmara municipal para averiguar quais são as regras, as condicionantes e as restrições à construção, incluindo as relacionadas com o ordenamento e gestão territorial.
  3. Apresentar projeto e pedir licenças, dos quais o projeto de arquitetura da futura moradia, ou de outra edificação, e todos os projetos de engenharia, os alvarás de construção e a autorização de utilização, entre outras.
  4. Calcular taxas, impostos e isenções fiscais. Para tal, recomendamos a consulta do Regulamento Municipal de Taxas Relacionadas com a Atividade Urbanística e Operações Conexas do Município para conhecer quais as taxas e impostos aplicáveis, assim como as isenções e reduções de que poderá beneficiar.

Antes de solicitar o financiamento ao banco e de avançar com a compra de terreno para construir, faça uma simulação completa de crédito connosco e descubra as condições que temos para lhe oferecer. E não deixe de falar com a nossa equipa, somos experientes e especialistas nas diferentes áreas do imobiliário e da construção, desde a arquitetura e engenharias até aos peritos no mercado de compra e venda de imóveis. Coloque-nos as suas dúvidas e partilhe as suas ideias.

Vamos, em conjunto, encontrar a solução ideal, a mais adequada e sustentável para si e para a sua família.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.