O que deve saber antes de comprar terreno para construir casa

6 Setembro 2021

Se optou por comprar um terreno para construir a sua nova casa, saiba que há mais a fazer do que preparar e assinar o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV) desse pedaço de terra que reúne as características que idealizou. Neste artigo, mostramos-lhe os elementos determinantes que tem mesmo de saber sobre o terreno que pretende comprar:

1- Conhecer o “cadastro” do terreno

Em primeiro lugar, deve pedir para consultar os documentos do terreno, nomeadamente a Certidão de Registo Predial e a Caderneta Predial atualizadas, para saber se o terreno tem ónus ou encargos. O mais indicado será pedir uma Certidão de Viabilidade Construtiva, emitida pela respetiva Câmara Municipal, onde consta toda a informação de um imóvel, incluindo as características geomorfológicas.

2- Consultar o Plano Diretor Municipal 

Se vai construir, tem mesmo de consultar o Plano Diretor Municipal (PDM) na respetiva Câmara Municipal, que inclui todas as regras, condicionantes e restrições à construção:

  • o regulamento para o uso, transformação e ocupação do solo;
  • a planta de ordenamento, com a organização do espaço no território municipal;
  • a planta de condicionantes, onde são indicadas quaisquer restrições de utilidade pública e de construção.

Se o terreno escolhido estiver já integrado em loteamento, deve consultar a última versão do alvará de loteamento deferida e eventuais planos de pormenor que possam existir. É com base nestes planos que vai ficar a saber quais as características da possível construção: polígono de implantação, áreas, número de pisos, altura de muros, etc..

3- Apresentar projeto e pedir licenças

O ideal é que o terreno já esteja inserido numa zona com autorização para construção e que as infraestruturas básicas estejam facilmente acessíveis. Mas se não for o caso e o terreno não estiver integrado em loteamentos, eis o que terá de apresentar:

  • um projeto de licenciamento junto da respetiva Câmara Municipal, ou seja, um projeto de arquitetura da nova construção e todos os projetos de engenharia;
  • requerimento para emissão do alvará de construção, após aprovação do projeto;
  • requerimento para a emissão de autorização de utilização, após conclusão da obra.

4- Calcular taxas, impostos e isenções fiscais

Por último, deve consultar o Regulamento Municipal de Taxas Relacionadas com a Atividade Urbanística e Operações Conexas do Município para conhecer quais as taxas e impostos aplicáveis, assim como as isenções e reduções de que poderá beneficiar. Deste rol destacamos:

  • taxas urbanísticas e taxas de compensação urbanísticas inerentes ao processo de licenciamento;
  • Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT);
  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Se pretende comprar um terreno e poupar tempo, esforços e dinheiro neste processo, venha ter connosco. Os técnicos especilizados do nosso Gabinete online vão ajudá-lo a concretizar o seu projeto, sem imprevistos nem preocupações.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?