Mapa de trabalhos e quantidades, o que é e para que serve?

23 Março 2022

O mapa de trabalhos e quantidades é um dos elementos que compõem um projeto de arquitetura e é fundamental para se avaliarem orçamentos e conhecer-se o custo real da construção de uma moradia, ou outro tipo de edifício. Já com a obra iniciada e no seu decurso, é uma ferramenta imprescindível para se gerir e monitorizar equipas, trabalhos, fornecimentos, prazos, etc..

O que é o mapa de trabalhos e quantidades?

O mapa de trabalhos e quantidades é o documento onde se lista e se descreve ao pormenor tudo o que é necessário para concretizar a construção de uma edificação:

  • todos os trabalhos e tarefas a executar em cada fase do projeto, com indicação de horas necessárias, prazos e preços;
  • todos os recursos humanos especializados e não especializados necessários para executar cada um dos trabalhos e tarefas, com indicação do número de horas de trabalho, o preço/hora, horários de trabalho, etc.;
  • todos os materiais e máquinas necessários, com indicação de dimensões, quantidades necessárias e preços.

Para que serve o mapa de trabalhos e quantidade?

O mapa de trabalhos e quantidades é essencial para se executar a construção de uma edificação, seja moradia, prédio ou outra, garantindo-se que a obra decorre sem derrapagens orçamentais nem imprevistos. Porquê?

Porque uma vez definido o conjunto de tarefas e trabalhos, de recursos humanos e materiais, pedem-se orçamentos a vários fornecedores, comparando-se soluções, preços, condições de pagamento e prazos de entrega, e escolhem-se as propostas mais adequadas ao projeto. O mapa de trabalhos e quantidades serve, então, para controlar todos os aspetos do projeto de execução:

  • cumprir com os trabalhos definidos;
  • gerir e monitorizar equipas;
  • gerir fornecimentos e entregas de materiais e máquinas;
  • gerir pagamentos e controlar custos;
  • cumprir com os prazos.

Sabia que o mapa de trabalhos e quantidades é estruturado e elaborado pela equipa responsável pelo projeto da sua casa nova e que não precisa de se ocupar dele? O processo da construção da sua casa não tem de ser complicado e a missão de uma equipa de projetos, como a SI Projetos, com arquitetos e técnicos especializados, é ajudá-lo desde o primeiro momento.

Venha falar connosco, partilhe as suas ideias e veja o seu sonho ganhar forma.

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.