Comprar casa em planta: vantagens

5 Janeiro 2022

A compra de casa em planta ainda não é a forma mais comum de comprar imóvel, mas tem conquistado cada vez mais pessoas pela oportunidade do negócio:

  • permite a disponibilidade de adquirir um imóvel a um preço competitivo;
  • possibilita personalizar a casa ao seu gosto pessoal;
  • acompanha o seu sonho desde o momento zero.

Sabe o que é comprar casa em planta?

Comprar casa em planta é comprar um imóvel antes de se dar início à sua edificação, isto é, com base no projeto de arquitetura que foi aprovado pelas entidades com poderes para tal (as câmaras municipais). Para o efeito, é assinado o Contrato de Promessa de Compra e Venda, no qual ficam estabelecidas os termos e condições do negócio.

As vantagens de comprar casa em planta

O preço

Esta é, sem dúvida, uma das vantagens que mais peso tem na decisão de comprar casa em planta, pois o preço do imóvel é mais acessível.

As condições de pagamento

Em paralelo ao preço do imóvel estão as condições de pagamento que permitem pagar à medida da evolução da construção, em parcelas ajustadas ao orçamento da família.

A possibilidade de personalizar o imóvel

Na compra em planta há flexibilidade para se modificar alguns elementos (que não os de estruturas e infraestruturas), nomeadamente ao nível dos revestimentos e acabamentos interiores.

A garantia

Ainda que não esteja edificado, o seu imóvel já tem a mesma garantia de construção do que uma casa já pronta a habitar.

O potencial de valorização do imóvel

Considerando que o mercado imobiliário apresenta uma tendência de crescimento, a compra de casa em planta possibilita um maior retorno do investimento, sobretudo se no futuro desejar ou necessitar de vender o seu imóvel.

Ter a casa dos seus sonhos sem os encargos de arquitetura nem de construção

Comprar em planta significa concretizar a casa dos seus sonhos sem os encargos dos projetos de arquitetura, nem dos planos de execução e construção, nem das obras.

Os inconvenientes de comprar casa em planta

É claro que comprar casa em planta apresenta inconvenientes e riscos, que não deve ignorar:

Impossibilidade de ver a casa antes de a comprar

É um inconveniente que pode demover da compra em planta, mas que pode ser "compensado", e muito, no preço e valorização do imóvel, e no facto de acompanhar a evolução da obra e ver a sua casa nova ganhar forma.

O atraso no prazo de entrega

É um risco mais comum do que o desejável e que está muito associado a causas alheias ao promotor ou construtor: anomalias no fornecimento de matérias-primas e materiais, condições climáticas adversas, catástrofes naturais e crises inesperadas, como a da pandemia Covid-19.

A utilização de materiais de menor qualidade

É um risco já pouco frequente. Para isto tem contribuído a existência de regulamentos e normas, a sua constantemente fiscalização e, sobretudo, a certificação das equipas responsáveis (arquitetura, engenharia, obra, etc.), dos construtores e promotores.

Se está a pensar construir casa, esta é uma forma de dar à sua família uma casa nova de sonho e de assegurar o investimento num imóvel com elevado potencial de valorização. Não hesite e venha falar connosco, juntos vamos encontrar o projeto à sua medida.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.