Acabamentos: o que são e para que servem?

23 Setembro 2021

Mais do que uma função estética, os acabamentos de uma casa são vitais para impedir a sua deterioração, já que vedam e protegem as estruturas do efeito dos elementos naturais a que ficam expostas, como chuvas, a exposição solar, a erosão do vento ou da maresia, etc.. Afinal, o que são os acabamentos de uma casa?

O que são os acabamentos na construção?

Em arquitetura e em engenharia, os acabamentos correspondem às técnicas e materiais usados no remate final da estrutura interna e externa de um edifício – pisos, paredes interiores e exteriores, e coberturas ou telhados. São exemplo os revestimentos de pisos e de paredes, as tintas interiores e exteriores, telhas, etc..

A função dos acabamentos é a de proteger a sua casa (e tudo que nela vai ficar, incluindo você e a sua família) de eventuais problemas e patologias (ex.: infiltrações, humidades e bolores, acentuado arrefecimento ou sobreaquecimento do ambiente).

Que tipos de acabamentos existem?

A este conjunto misto de técnicas e de materiais são os acabamentos correspondem um leque de materiais para cada estrutura, sistema e ambiente da casa, tanto do seu interior como do exterior:

  • no revestimento dos pisos: soalhos de madeira ou cerâmico, piso flutuante;
  • no revestimento de paredes interiores: estuque, azulejos, tijolo, cimento;
  • no revestimento de paredes exteriores: pintura, madeira, pedra, tijolo, cimento, azulejos, porcelanatos, chapa ou aço Corten;
  • outros.

Para que a função dos acabamentos seja eficiente e eficaz é necessário aliar a execução das técnicas à qualidade dos materiais usados. Esta é uma das áreas em que escolher em função do preço mais barato vai sair-lhe mais caro no futuro – por isso, opte por trabalhar com equipas certificadas, com know-how e expertise, que lhe vão garantir soluções conscientes e sustentáveis. Não hesite em contactar-nos e pedir apoio ao nosso gabinete online.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.

Governo aprova novas medidas para a habitação
Governo aprova novas medidas para a habitação
29 Maio 2024

Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, o Governo aprovou várias medidas relacionadas com a habitação, maioritariamente destinadas aos jovens. Veja aqui o que muda.

Algumas das medidas aprovadas foram a reforma do IRS Jovem, a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação, para jovens até aos 35 anos, a garantia pública para a compra de casa e uma mudança estrutural no programa de apoio ao arrendamento Porta 65.

Isenção de IMT e Imposto do Selo