23 Setembro 2021
Mais do que uma função estética, os acabamentos de uma casa são vitais para impedir a sua deterioração, já que vedam e protegem as estruturas do efeito dos elementos naturais a que ficam expostas, como chuvas, a exposição solar, a erosão do vento ou da maresia, etc.. Afinal, o que são os acabamentos de uma casa?
O que são os acabamentos na construção?
Em arquitetura e em engenharia, os acabamentos correspondem às técnicas e materiais usados no remate final da estrutura interna e externa de um edifício – pisos, paredes interiores e exteriores, e coberturas ou telhados. São exemplo os revestimentos de pisos e de paredes, as tintas interiores e exteriores, telhas, etc..
A função dos acabamentos é a de proteger a sua casa (e tudo que nela vai ficar, incluindo você e a sua família) de eventuais problemas e patologias (ex.: infiltrações, humidades e bolores, acentuado arrefecimento ou sobreaquecimento do ambiente).
Que tipos de acabamentos existem?
A este conjunto misto de técnicas e de materiais são os acabamentos correspondem um leque de materiais para cada estrutura, sistema e ambiente da casa, tanto do seu interior como do exterior:
- no revestimento dos pisos: soalhos de madeira ou cerâmico, piso flutuante;
- no revestimento de paredes interiores: estuque, azulejos, tijolo, cimento;
- no revestimento de paredes exteriores: pintura, madeira, pedra, tijolo, cimento, azulejos, porcelanatos, chapa ou aço Corten;
- outros.
Para que a função dos acabamentos seja eficiente e eficaz é necessário aliar a execução das técnicas à qualidade dos materiais usados. Esta é uma das áreas em que escolher em função do preço mais barato vai sair-lhe mais caro no futuro – por isso, opte por trabalhar com equipas certificadas, com know-how e expertise, que lhe vão garantir soluções conscientes e sustentáveis. Não hesite em contactar-nos e pedir apoio ao nosso gabinete online.
Imagens © direitos reservados