Mapa de trabalhos e quantidades, o que é e para que serve?

23 Março 2022

O mapa de trabalhos e quantidades é um dos elementos que compõem um projeto de arquitetura e é fundamental para se avaliarem orçamentos e conhecer-se o custo real da construção de uma moradia, ou outro tipo de edifício. Já com a obra iniciada e no seu decurso, é uma ferramenta imprescindível para se gerir e monitorizar equipas, trabalhos, fornecimentos, prazos, etc..

O que é o mapa de trabalhos e quantidades?

O mapa de trabalhos e quantidades é o documento onde se lista e se descreve ao pormenor tudo o que é necessário para concretizar a construção de uma edificação:

  • todos os trabalhos e tarefas a executar em cada fase do projeto, com indicação de horas necessárias, prazos e preços;
  • todos os recursos humanos especializados e não especializados necessários para executar cada um dos trabalhos e tarefas, com indicação do número de horas de trabalho, o preço/hora, horários de trabalho, etc.;
  • todos os materiais e máquinas necessários, com indicação de dimensões, quantidades necessárias e preços.

Para que serve o mapa de trabalhos e quantidade?

O mapa de trabalhos e quantidades é essencial para se executar a construção de uma edificação, seja moradia, prédio ou outra, garantindo-se que a obra decorre sem derrapagens orçamentais nem imprevistos. Porquê?

Porque uma vez definido o conjunto de tarefas e trabalhos, de recursos humanos e materiais, pedem-se orçamentos a vários fornecedores, comparando-se soluções, preços, condições de pagamento e prazos de entrega, e escolhem-se as propostas mais adequadas ao projeto. O mapa de trabalhos e quantidades serve, então, para controlar todos os aspetos do projeto de execução:

  • cumprir com os trabalhos definidos;
  • gerir e monitorizar equipas;
  • gerir fornecimentos e entregas de materiais e máquinas;
  • gerir pagamentos e controlar custos;
  • cumprir com os prazos.

Sabia que o mapa de trabalhos e quantidades é estruturado e elaborado pela equipa responsável pelo projeto da sua casa nova e que não precisa de se ocupar dele? O processo da construção da sua casa não tem de ser complicado e a missão de uma equipa de projetos, como a SI Projetos, com arquitetos e técnicos especializados, é ajudá-lo desde o primeiro momento.

Venha falar connosco, partilhe as suas ideias e veja o seu sonho ganhar forma.

Publicações Recentes

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.

ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
ALOJAMENTO LOCAL – quais são os benefícios de mudar a casa para o mercado do arrendamento permanente?
14 Março 2024

O investimento no Alojamento Local (AL) contribuiu para a reabilitação urbana, mas acabou por baixar o número de casas disponíveis para arrendar como habitação permanente.

Por isso, foram incluídas medidas no "Mais Habitação" que impõem regras ao licenciamento, exploração e afetação do AL e incentivam os proprietários a colocarem as casas no mercado do arrendamento habitacional.