Mais-valias, o que são e como se calculam

21 Abril 2022

À semelhança de outras temáticas da fiscalidade e tributação, as mais-valias geram ainda confusão e dúvidas, dificultando o seu cálculo na hora de preencher a declaração obrigatória de IRS. Preparámos neste artigo respostas às perguntas mais frequentes: o que são as mais-valias e como calculá-las.

O que são as mais-valias?

De acordo com o artigo 10º do Código do IRS (CIRS), entende-se por mais-valias o ganho que se obteve com a venda de um direito ou de um bem, e que não seja considerado um rendimento empresarial ou profissional.  Estes bens ou direitos podem ser as viaturas, terrenos, casas, moradias, a propriedade intelectual e as marcas, os produtos financeiros e ações, entre outros.

Uma vez que se trata de um ganho e é considerado um rendimento, é obrigatório declarar às Finanças a obtenção de mais-valias (no caso de as ter, claro) através da declaração anual de IRS. 

Como calcular mais-valias imobiliárias?

Comece por apurar o valor das mais-valias:

Mais valias = valor de venda do imóvel – (valor de aquisição do imóvel x coeficiente monetário) – encargos com compra e venda (escritura, impostos, comissão da imobiliária, certificado energético, etc.) – encargos suportados com valorização do imóvel nos últimos 12 anos (obras desde que devidamente comprovadas com fatura).

No caso das mais-valias imobiliárias, apenas 50% da sua totalidade está sujeita a tributação.

Deverá declarar as suas mais-valias no anexo G do modelo 3 do IRS.

Como deduzir as mais-valias no IRS?

As mais-valias imobiliárias podem ser deduzidas no IRS e pode até estar isento de pagar imposto sobre as mesmas. Como?

  • apresentando as faturas, pode deduzir os custos e despesas que teve na venda e compra da sua casa: comissões imobiliárias, certificado energético, registos e escrituras, etc.;
  • apresentando as faturas, pode deduzir o investimento feito na valorização da casa, como as obras de conservação e manutenção, desde que efetuadas nos últimos 12 anos;
  • ficam isentas de tributação as mais-valias da venda de imóveis que foram comprados antes de 1989; no entanto, terá sempre de as declarar no IRS;
  • ficam isentas de tributação as mais-valias da venda de um imóvel que sejam aplicadas na compra de outro imóvel para habitação própria permanente, ou na construção ou reabilitação de outra habitação destinada à morada de família; o reinvestimento tem de ser feito num prazo ao máximo de 36 meses (3 anos) após a venda do imóvel. Se comprar primeiro, tem que efetuar a venda da antiga nos 24 meses seguintes para se considerar o reinvestimento.
  • ficam isentas de tributação as mais-valias que sejam aplicadas em seguros do ramo vida, em fundos de pensões abertos ou em contribuições para o regime público de capitalização desde que efetuados por maiores de 65 anos que já reformados.

Apurar e calcular mais-valias requer atenção e cuidado, mas não é tão complicado quanto a maioria de nós considera. Tudo depende da situação fiscal e contributiva de cada um. Não deixe de consultar o seu contabilista.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

 

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

 

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.