Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova

31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

O que é a fiscalização de obras?

A fiscalização de obras é a verificação do cumprimento das regras estabelecidas no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) para a execução de obras, de modo «a prevenir os perigos que delas possam resultar para a saúde e segurança das pessoas» (1). A fiscalização é feita por técnicos especializados e com competências para tal, e qualquer operação urbanística está sujeita a este procedimento, independentemente de estar isenta de controlo prévio, comunicação prévia, autorizações e licenças.

A fiscalização de obras é ainda uma forma de controlar e verificar que uma construção está em conformidade com o projeto aprovado e licenciado pelas devidas entidades com poderes para tal, e de assegurar o cumprimento das responsabilidades de todos os intervenientes do processo, incluindo o dono da obra, os autores do projeto de arquitetura, o diretor de obra, o empreiteiro, etc.. Estas responsabilidades estão, também, definidas na lei.

(1) Artigo 93ª do RJUE

 

Porquê contratar o serviço de fiscalização e acompanhamento de obras?

É mais do que conveniente, senão imprescindível, contratar uma equipa de técnicos certificados cuja qualificação profissional obedece aos requisitos exigidos pela lei para fiscalizar e acompanhar uma obra. Porquê?

Porque, ao contrário da maioria de nós, aqueles profissionais estão habilitados por lei a exercer a fiscalização e acompanhamento de obras. A lei estabelece um conjunto de competências, deveres e responsabilidades que os técnicos como os da SI Projetos têm de possuir e cumprir para poderem elaborar, subscrever e coordenar projetos, fazer direção de obras públicas e particulares, conduzir a execução dos trabalhos das diferentes especialidades, fazer direção de fiscalização de obras públicas e particulares.

 

O que deve saber antes de contratar uma equipa para fiscalizar e acompanhar a obra da casa nova?

Na hora de escolher os técnicos que se encarreguem do acompanhamento e fiscalização das obras de construção da sua casa nova, deve averiguar se os mesmos cumprem com as qualificações, competências e deveres exigidos no regime jurídico de qualificação dos profissionais responsáveis por projetos, pela fiscalização e direção de obra, e que são validados pelas entidades com poderes para tal, como associações profissionais (ex.: Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitetos, etc.).

E isto é válido tanto para construção de casa nova, como para a remodelação de um imóvel, a construção de uma garagem ou de um anexo.

 

Como vê, fazer o acompanhamento de obras e fiscalizá-las são tarefas a executar por profissionais devidamente qualificados e certificados. Obviamente, isto não significa que deixe de acompanhar a evolução da construção da sua casa nova, ou de qualquer outro tipo de operação urbanística. Pelo contrário, deve estar em constante presença e contacto com a equipa de arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto e construção, como a equipa da SI Projetos.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.