7 hábitos para poupar energia e dinheiro

23 Setembro 2021

Poupar energia e os recursos naturais que a geram, como a água ou o gás, é um dos grandes contributos que todos temos mesmo de dar para travar o impacte da nossa pegada no ambiente e nas alterações climáticas, e para promover a sustentabilidade do orçamento das famílias e da economia global. E desenganem-se os que pensam que é necessário alterar por completo o estilo de vida ou prescindir dos prazeres da vida. Não, nada disso. Basta pequenos ajustes para fazer grande diferença nas contas do mês e nas poupanças. Tanto na organização da casa como nas rotinas pessoais, há 7 hábitos que tem mesmo de adotar para poupar energia.

Na cozinha e na casa

1- Aproveite o calor gerado na confeção dos alimentos (seja no fogão, placa ou forno) para aquecer o ambiente nos dias frios;

2- Na medida do possível e quando usar o forno, confecione várias refeições para que se rentabilize o consumo de energia; estenda esta dica à cozedura dos alimentos na placa ou no fogão;

3- Evite deixar o frigorífico e o congelador parcialmente desocupados, já que vai estar a desperdiçar espaço e energia; tenha em conta de que estes eletrodomésticos são mais eficientes quando estão cheios;

4- Quando usar a máquina de lavar a roupa, evite programas a alta temperatura, pois o consumo de energia para aquecer a água é na ordem dos 90%; hoje em dia, é urgente mudar hábitos de lavagem adquiridos desde há décadas, numa época em que a tecnologia e o estilo de vida eram muito diferentes:

  • os tecidos são mais suaves, lavagens demoradas a altas temperaturas vão desgastar a roupa
  • os detergentes são mais eficazes, deve usar-se menos quantidade
  • as máquinas têm tecnologia mais evoluída, são mais leves e eficientes
  • as águas das redes de abastecimento são tratadas
  • as pessoas têm hábitos de higiene diários
  • o estilo de vida moderno é mais sedentário e os ambientes de trabalho são mais aclimatizados

5- No inverno e quando ligar os aquecedores, vai gastar menos energia se os mantiver sempre ligados a baixa temperatura;

Ajuste os seus hábitos pessoais

6- Sabia que tomar um duche pode gastar tanta ou mais água do que um banho? Tudo depende da pressão de água do chuveiro, por isso diminua-a e vai notar diferença na conta;

7- Retire os carregadores da toma quando acabar de carregar os telemóveis e não deixe a televisão nem outros aparelhos elétricos em standby, pois continuam a gastar energia.

Assim que começar a analisar as faturas e perceber que estas pequenas mudanças contribuem para reduzir os gastos, vai sentir-se motivado a fazer ainda mais e melhor para tornar a sua casa mais eficiente e a sua vida mais sustentável. Quer saber como? Fale com o nosso Gabinete Técnico, a nossa equipa especializada na área vai indicar-lhe as soluções indicadas para si e para a sua família.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.