Arquiteto e engenheiro: diferenças e quando contratar um e outro

12 Abril 2022

Apesar de serem áreas de atuação que se democratizaram nas últimas décadas, a verdade é que muitos de nós continuam a considerar que a arquitetura e a engenharia são termos diferentes para designar o mesmo tipo de trabalho. Só que não.

São conceitos diferentes, e arquitetos e engenheiros têm competências técnicas diferentes, cada qual com a sua especificidade. Trabalhando em conjunto, estes dois profissionais especializados são os responsáveis pela gestão de todas as situações de um projeto, das mais simples às mais complexas.

Vamos, então, entender o que fazem arquitetos e engenheiros, o que os aproxima e distingue, e por que motivo é essencial contratá-los.

O arquiteto e o engenheiro, o que fazem?

No contexto da habitação e construção, entende-se por arquitetura tanto a arte da construção que trata simultaneamente dos aspetos funcionais, construtivos e estéticos dos edifícios e construções (1) como a criação de projetos de construção e transformação de edifícios, planeamento urbanístico e paisagístico.(2)

Sendo assim, torna-se mais fácil explicar no que consiste a função do arquiteto: é o profissional que cria projetos de construção e transformação de edifícios, e projetos de planeamento urbanístico e paisagístico, nos quais alia as exigências funcionais e técnicas aos aspetos estéticos.

Por sua vez, entende-se por engenharia a disciplina que estuda e desenvolve os meios, os métodos e as tecnologias necessárias à planificação, construção ou manutenção de estruturas, máquinas e sistemas para benefício do ser humano.(3)

O engenheiro é, então, o profissional que analisa e desenvolve os meios, os métodos, as tecnologias e as máquinas que serão necessárias para colocar em marcha e na prática o projeto criado pelo arquiteto.

 

1) Fonte: Dicionário Infopédia, Porto Editora

2) Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística

3) Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e Dicionário Infopédia Porto Editora

Porquê contratar um gabinete de arquitetura e engenharias?

Quando se pretende construir casa nova, ou recuperar e reabilitar uma moradia antiga, os primeiros técnicos profissionais que se deve procurar é um arquiteto e um engenheiro, ou um gabinete de arquitetura e engenharias. E porquê?

  • porque os arquitetos sabem conciliar aquelas que são as suas expetativas e necessidades relativamente a sua futura casa com o conjunto de condicionantes técnicas, legais e ambientais e criar o projeto mais adequado a si e à sua família;
  • e os engenheiros sabem como executar o projeto no terreno, aplicando os métodos e as tecnologias, as máquinas e a mão de obra mais adequada; se os arquitetos criam o projeto, os engenheiros concebem e montam o local da obra, onde tudo vai acontecer.

Em conjunto, arquitetos e engenheiros, ou os gabinetes de arquitetura e engenharias, como os da SI Projetos, elaboram os projetos de arquitetura e de execução, em todas as suas fases e com todos os elementos e documentos indispensáveis: viabilidade construtiva, as plantas, o mapa de trabalhos e quantidades, o caderno de encargos, os projetos de infraestruturas (ex.: redes de saneamento e esgotos, de águas, gás e eletricidade, rede de telecomunicações, ventilação e isolamento, etc.:), o projeto de acessibilidades, entre outros.

Uma vez pronto, o projeto de arquitetura é submetido à apreciação das devidas entidades com poderes para tal a fim de se obter as licenças necessárias e exigidas pela lei.

Em conjunto, arquitetos e engenheiros são indispensáveis para garantir que tudo é executado de acordo com o que ficou definido e aprovado no projeto, fazendo o acompanhamento e a fiscalização da obra. A missão deste tipo de equipas especializadas e certificadas, como as da SI Projetos, é a de concretizar a construção da sua casa nova e dar forma ao vosso sonho – o seu e o da sua família.

Não hesite e fale já connosco. Exponha-nos as suas ideias, coloque as suas questões e dúvidas, temos a solução ideal.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.