Arquiteto e engenheiro: diferenças e quando contratar um e outro

12 Abril 2022

Apesar de serem áreas de atuação que se democratizaram nas últimas décadas, a verdade é que muitos de nós continuam a considerar que a arquitetura e a engenharia são termos diferentes para designar o mesmo tipo de trabalho. Só que não.

São conceitos diferentes, e arquitetos e engenheiros têm competências técnicas diferentes, cada qual com a sua especificidade. Trabalhando em conjunto, estes dois profissionais especializados são os responsáveis pela gestão de todas as situações de um projeto, das mais simples às mais complexas.

Vamos, então, entender o que fazem arquitetos e engenheiros, o que os aproxima e distingue, e por que motivo é essencial contratá-los.

O arquiteto e o engenheiro, o que fazem?

No contexto da habitação e construção, entende-se por arquitetura tanto a arte da construção que trata simultaneamente dos aspetos funcionais, construtivos e estéticos dos edifícios e construções (1) como a criação de projetos de construção e transformação de edifícios, planeamento urbanístico e paisagístico.(2)

Sendo assim, torna-se mais fácil explicar no que consiste a função do arquiteto: é o profissional que cria projetos de construção e transformação de edifícios, e projetos de planeamento urbanístico e paisagístico, nos quais alia as exigências funcionais e técnicas aos aspetos estéticos.

Por sua vez, entende-se por engenharia a disciplina que estuda e desenvolve os meios, os métodos e as tecnologias necessárias à planificação, construção ou manutenção de estruturas, máquinas e sistemas para benefício do ser humano.(3)

O engenheiro é, então, o profissional que analisa e desenvolve os meios, os métodos, as tecnologias e as máquinas que serão necessárias para colocar em marcha e na prática o projeto criado pelo arquiteto.

1) Fonte: Dicionário Infopédia, Porto Editora

2) Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística

3) Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e Dicionário Infopédia Porto Editora

Porquê contratar um gabinete de arquitetura e engenharias?

Quando se pretende construir casa nova, ou recuperar e reabilitar uma moradia antiga, os primeiros técnicos profissionais que se deve procurar é um arquiteto e um engenheiro, ou um gabinete de arquitetura e engenharias. E porquê?

  • porque os arquitetos sabem conciliar aquelas que são as suas expetativas e necessidades relativamente a sua futura casa com o conjunto de condicionantes técnicas, legais e ambientais e criar o projeto mais adequado a si e à sua família;
  • e os engenheiros sabem como executar o projeto no terreno, aplicando os métodos e as tecnologias, as máquinas e a mão de obra mais adequada; se os arquitetos criam o projeto, os engenheiros concebem e montam o local da obra, onde tudo vai acontecer.

Em conjunto, arquitetos e engenheiros, ou os gabinetes de arquitetura e engenharias, como os da SI Projetos, elaboram os projetos de arquitetura e de execução, em todas as suas fases e com todos os elementos e documentos indispensáveis: viabilidade construtiva, as plantas, o mapa de trabalhos e quantidades, o caderno de encargos, os projetos de infraestruturas (ex.: redes de saneamento e esgotos, de águas, gás e eletricidade, rede de telecomunicações, ventilação e isolamento, etc.:), o projeto de acessibilidades, entre outros.

Uma vez pronto, o projeto de arquitetura é submetido à apreciação das devidas entidades com poderes para tal a fim de se obter as licenças necessárias e exigidas pela lei.

Em conjunto, arquitetos e engenheiros são indispensáveis para garantir que tudo é executado de acordo com o que ficou definido e aprovado no projeto, fazendo o acompanhamento e a fiscalização da obra. A missão deste tipo de equipas especializadas e certificadas, como as da SI Projetos, é a de concretizar a construção da sua casa nova e dar forma ao vosso sonho – o seu e o da sua família.

Não hesite e fale já connosco. Exponha-nos as suas ideias, coloque as suas questões e dúvidas, temos a solução ideal.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.