Churrasqueiras: como planificar a sua construção

8 Outubro 2021

Quase sempre as churrasqueiras são associadas a bons momentos passados entre amigos e familiares, com muita alegria e diversão, e, claro, uma mesa farta de deliciosas carnes e peixes frescos. Não é de estranhar que sejam uma das formas de dar vida ao exterior de uma moradia. E de acrescentar valor ao imóvel. Convém, então, dedicar tempo e atenção a planificar a sua construção.

Projetar a área e o tamanho da sua churrasqueira

No que diz respeito à área e ao tamanho, a sua churrasqueira deverá corresponder aos hábitos da família: se aprecia um bom churrasco e com que frequência pretende fazê-los, se gosta de convidar familiares e amigos.

Se recebe com regularidade convivas, então, considere uma área com autonomia que inclua zona de refeição e apoios à churrasqueira, como uma bancada de preparação de alimentos com lava-loiça e prateleiras para a loiça, e armários para arrumar grelhas, espetos e carvão. Não se esqueça do espaço para a reciclagem e resíduos domésticos.

Por outro lado, se o que pretende é mesmo um ambiente só para a família de casa, então, a sua churrasqueira poderá ser menor e dispensar uma estrutura autónoma como na sugestão anterior. Opte por construir a sua churrasqueira próximo da cozinha para facilitar o transporte dos alimentos e das loiças, e invista em mobiliário de exterior para tornar o espaço trendy e acolhedor.

Escolher o tipo de churrasqueira: materiais de construção e fonte de energia

As churrasqueiras podem ser construídas de raiz ou pré-fabricadas, e em alvenaria (tijolo, pedra, cimento) ou em materiais refratários (tijolo refratário, cerâmica). As churrasqueiras pré-fabricadas são mais fáceis e rápidas de montar, pois compõem-se por módulos que podem ser acrescentados. Já as primeiras são mais duráveis e com melhor aproveitamento térmico, mas mais caras.

Quanto à fonte emissora de calor, quase todos nós preferimos os alimentos, sobretudo carnes e peixe, grelhados no carvão, mas pode escolher uma churrasqueira a gás ou elétrica.

Optar por técnicos especializados

Por mais tentador que seja construir ou montar você mesmo a churrasqueira da sua nova casa, evite fazê-lo e recorra a técnicos especializados que vão garantir a segurança da sua família. Lembre-se de que, apesar de ser no exterior, uma churrasqueira implica manusear com lume e gera sempre emissões de gases e fumos.

 

No nosso Gabinete vai encontrar uma equipa de técnicos prontos a ajudá-lo na construção da churrasqueira dos seus sonhos. Partilhe connosco os seus planos, nós temos a solução adequada. E para visionar como ficará o exterior da sua casa, experimente o nosso simulador online.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.