3 dicas para construir o jardim da sua casa

30 Setembro 2021

Reservar a área exterior da sua casa para jardim e zonas ajardinadas, como canteiros e pequenas hortas, é acrescentar valor e beleza ao seu imóvel. O jardim é um espaço privilegiado de bem-estar, onde é possível descontrair e desfrutar do ar livre, proporcionando momentos de lazer e diversão a toda a família e amigos. Para ajudá-lo a construir este seu éden privativo, selecionámos 3 dicas que vai querer guardar.

Definir a função do jardim e estudar o espaço exterior

O primeiro passo é estabelecer a função, ou funções, do jardim: vai ser uma zona de lazer, com parque infantil e mesa de refeições? Vai ter piscina, ou vai ser uma zona exclusiva de jardinagem? Quem vai passar mais tempo no jardim, e a fazer o quê?

Depois, anote as características do terreno e do exterior da casa, como muros, esquinas e cantos, declives, exposição solar e sombras, entre outras. Será com base nestas características, na função do jardim e nas necessidades da família que se escolhe o tipo de relvado e de piso, as plantas e a decoração.

 

Escolher o tipo de relvado e de piso

No que toca ao relvado e ao piso do seu jardim, ha três fatores decisivos que contribuem para torná-lo num lugar especial e único:

  • a geografia e o clima do local;
  • a função, ou funções, que pretende atribuir a esta área exterior da casa;
  • e em quem vai desfrutar dele.

Em climas húmidos e de chuvas frequentes, privilegie soluções que permitam a drenagem da água, tanto no relvado como nos pisos. Já em climas temperados e secos, evite o uso extenso de relva e garanta o uso sustentável da água.

Escolher a vegetação

Pode parecer que a escolha da vegetação se deve exclusivamente ao gosto cada proprietário, mas o facto é que há critérios mais pragmáticos do que a estética e que se prendem com o aproveitamento eficiente das caraterísticas das plantas, tais como:

  • assegurar a privacidade da sua propriedade;
  • delimitar ambientes dentro do perímetro do imóvel;
  • utilizar a água de forma eficiente, tanto pela escolha da vegetação em função da necessidade de sombra/luz como pela instalação dos sistemas de rega;
  • criar barreiras termoacústicas para proporcionar mais conforto dentro e fora de casa, protegendo do vento, de ruídos, de exposição solar intensa.

 

Planificada a base do seu jardim, seguir-se-á a decoração. Neste campo, a estética pessoal alia-se à estética da arquitetura da casa e do sistema construtivo. Recomendamos que prefira materiais recicláveis e amigos do ambiente, e que reutilize objetos. Se quiser ideias originais, não hesite em falar com os nossos especialistas, no Gabinete Técnico.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.