As cores certas para a sua cozinha

25 Outubro 2021

A cozinha é considerada o centro nevrálgico de uma casa, o espaço cuja primeira função é preparar alimentos e servir refeições mas que se torna mais do que isso ao acolher toda a família ao longo do dia (e por vezes, da noite!): aqui se come, aqui se estuda ou trabalha, aqui se conversa e se partilha intimidades, aqui se constróiem as memórias de gerações.

Por isso, vale mesmo a pena investir tempo na construção do ambiente ideal da sua cozinha e uma formas mais descomplicadas de o fazer é recorrer à cor.

A cor certa para cozinhas sem luz natural

Se a sua cozinha não recebe luz natural direta, talvez seja uma boa ideia optar por cores mais alegres e vivas, tais como o amarelo ou o nosso querido laranja. Não é necessário pintar toda a divisão nestas cores, basta escolher uma das paredes e verá que a dinâmica do espaço muda imediatamente. Estas cores devem ser equilibradas com gamas cromáticas mais claras, como os brancos e suas tonalidades.

Em relação aos móveis da cozinha, estes devem ser brancos ou claros. Pode também usar madeiras mais claras.

A cores certa para cozinhas com luz natural

Já numa cozinha com mais luz natural a liberdade é maior e pode escolher outras cores para as paredes e mobiliário. Pense no estilo que quer para a sua casa, para que exista harmonia. Se optar por uma cozinha moderna, o contraste entre cinzento nas paredes e branco ou madeira nos móveis é uma boa opção.

Precisa de mais sugestões para transformar a sua cozinha?  Então, fale connosco, os decoradores do nosso Gabinete terão todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.