12 Outubro 2021
Entre nós, ainda não é muito comum olhar para o céu e encontrar um destes telhados verdes, mas é uma tendência que conquista cada vez mais pessoas. Traz benefícios inegáveis ao ambiente, à qualidade de vida dos habitantes da casa e às suas poupanças
O que são os telhados verdes?
Os telhados verdes são coberturas de edificações, planas ou com ligeiro declive, que contêm uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização. Este tipo de cobertura representa um sistema integrado de três subsistemas: o sistema de impermeabilização, o de isolamento e o de drenagem.
Porquê escolher telhados verdes?
Os telhados verdes começam a ganhar cada vez mais adeptos pelos benefícios que trazem a nível da ecologia e da utilização dos recursos, da saúde e da gestão de consumos:
- contribuem para a climatização da casa ou edifício: reduz a temperatura na cobertura e evita perda de calor;
- promovem o isolamento térmico e acústico, reduzindo-se consumos energéticos e custos;
- promovem a poupança de água e a redução da carga das redes urbanas de drenagem;
- contribuem para a qualidade do ambiente: promove a purificação do ar e a filtragem da água da chuva;
- contribuem para a proteção do edifício e evita o seu desgaste: protegem do impacte dos elementos naturais como a chuva, o vento, os efeitos do sol, etc..
Embora sejam uma novidade para muitos, os telhados verdes não passam despercebidos e conferem carisma a uma moradia. Converse com o seu arquiteto ou fale com os nossos técnicos, e go green!