Telhados verdes: o que são

12 Outubro 2021

Entre nós, ainda não é muito comum olhar para o céu e encontrar um destes telhados verdes, mas é uma tendência que conquista cada vez mais pessoas. Traz benefícios inegáveis ao ambiente, à qualidade de vida dos habitantes da casa e às suas poupanças

O que são os telhados verdes?

Os telhados verdes são coberturas de edificações, planas ou com ligeiro declive, que contêm uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização. Este tipo de cobertura representa um sistema integrado de três subsistemas: o sistema de impermeabilização, o de isolamento e o de drenagem.

Porquê escolher telhados verdes?

Os telhados verdes começam a ganhar cada vez mais adeptos pelos benefícios que trazem a nível da ecologia e da utilização dos recursos, da saúde e da gestão de consumos:

  • contribuem para a climatização da casa ou edifício: reduz a temperatura na cobertura e evita perda de calor;
  • promovem o isolamento térmico e acústico, reduzindo-se consumos energéticos e custos;
  • promovem a poupança de água e a redução da carga das redes urbanas de drenagem;
  • contribuem para a qualidade do ambiente: promove a purificação do ar e a filtragem da água da chuva;
  • contribuem para a proteção do edifício e evita o seu desgaste: protegem do impacte dos elementos naturais como a chuva, o vento, os efeitos do sol, etc..

Embora  sejam uma novidade para muitos, os telhados verdes não passam despercebidos e conferem carisma a uma moradia. Converse com o seu arquiteto ou fale com os nossos técnicos, e go green!

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.