Pandemia aumenta procura de imóveis com espaços exteriores

11 Setembro 2021

Entre janeiro e dezembro de 2020, a procura de imóveis com varandas e terraço cresceu 32% em Portugal. O interesse por este tipo de espaços também se sentiu no mercado de arrendamento, onde a procura cresceu 45%. Venha conhecer a tendência e suas causas.

Portugueses preferem casas com áreas mais amplas e com zonas ao ar livre

Segundo estudos recentes, a procura de casas com mais área, seja interior ou exterior, está a causar impacte na evolução dos preços dos imóveis residenciais.

Ainda que menos do que em anos anteriores, os preços das casas continuaram a aumentar em 2020 e a tendência tem-se mantido em 2021. Uma das razões apontadas é a mudança de estilo de vida, adaptado ao contexto pandémico, que conduz à necessidade de habitações com espaços ao ar livre, sejam varandas, terraços, pátios, etc..

 

Penthouses no topo das preferências

Pelas suas características, as penthouses têm sido as mais procuradas e tornaram-se 9,3% mais caras num ano. A boa divisão de espaços, que facilita a conciliação familiar com o teletrabalho, os terraços e as vistas desafogadas aumentam o interesse por estes apartamentos.

Também o preço das restantes tipologias com espaço exterior aumentou, como foi o caso de apartamentos em geral com terraço, de moradias e de quintas. Os apartamentos com terraço tornaram-se 7,3% mais caros num ano e as moradias registaram uma variação anual de 7%. As quintas também ficaram 6,2% mais caras.

Se pretende comprar, vender ou arrendar casa, fale connosco para conhecer as melhores oportunidades do mercado. Se gostaria de construir de raiz a sua casa nova e não sabe por onde começar, ou gostaria de ter acompanhamento no seu projeto, não hesite em contactar-nos – o nosso Gabinete especializado vai ajudá-lo.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

O que significa direito de preferência?
O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS
17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
CRÉDITO HABITAÇÃO – como escolher uma boa proposta?
14 Março 2024

TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.

Para a encontrar, siga estes passos!

COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS

Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente? 

O que baixou o custo da construção de casas novas?
O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.