Lareiras: tipos e fontes de energia

21 Dezembro 2021

Independente das preferências de cada pessoa quanto ao estilo, há fatores que são decisivos na escolha da lareira de interior ideal para a casa:

  • as necessidades da família e a função da lareira: aquecer (aquecimento principal ou complementar), cozinhar, estética e design;
  • o local de instalação;
  • a fonte de energia.

Lareiras abertas, fechadas e de embutir

São três os tipos ou sistemas de lareiras: as lareiras abertas, as fechadas e as de embutir:

Lareiras abertas

São as tradicionais e que fazem parte do nosso imaginário. Têm de estar ligadas ao exterior para a extração do fumo e saída da corrente de ar quente, através de uma conduta, a chaminé. A altura da conduta vai determinar a eficácia da extração.

  • produz pouco aquecimento;
  • eficiência energética baixa, cerca de 15%;
  • consumo elevado de energia;
  • a fonte de energia, a lenha, é económica.

Lareiras de embutir

Como o nome indica, estas lareiras são colocadas numa chaminé e não têm câmara de fumo acima da de combustão, como as lareiras abertas. Funciona com uma turbina na parte inferior que suga o ar para uma câmara onde é aquecido. Depois, passa por uma grelha colocada na parte superior e é lançado para o ambiente.

  • tecnologia de dupla combustão, que recupera o calor dos gases produzidos e permite rentabilizar a combustão;
  • eficiência energética superior a 70%;
  • sistema de vidro limpo.

Lareiras fechadas

Este tipo de lareira é indicado para aquecer de forma consistente os espaços, permitindo uma boa distribuição do calor, sem fumos nem cinzas. No entanto, se a casa já tiver lareira aberta e quiser substituir por uma deste tipo, é necessário deitar abaixo a chaminé e construir outra.

  • elevada capacidade de aquecimento;
  • boa distribuição do calor;
  • tecnologia de dupla combustão;
  • eficiência energética superior a 90%;
  • requer mais investimento em manutenção.

Lareiras em função da fonte de energia

Outro elemento a considerar na hora de escolher a lareira é a fonte de energia, tal como acontece com os sistemas de aquecimento central. É uma questão de verificar os consumos, averiguar a eficiência energética e fazer contas.

  • lareiras a lenha;
  • lareiras a gás;
  • lareiras a bioetanol;
  • lareiras elétricas.

Escolher a lareira em função do seu uso

Como já mencionámos, a forma como se pretende usufruir da lareira é um fator decisivo para determinar qual o tipo mais adequado à habitação ou a zonas da casa.

Assim, se o objetivo é o de complementar o sistema de aquecimento principal pode optar por lareiras abertas ou de embutir. Se for uma divisão ou espaço maior, sugere-se a lareira fechada.

Se se pretender um efeito estético e decorativo, ou conferir mais aconchego a um ambiente, também se sugere as lareiras abertas e as de embutir.

Mas se a função da lareira for a de aquecer realmente o espaço, então, as lareiras fechadas são a opção mais indicada.

À semelhança de outros sistemas de aquecimento, também as lareiras necessitam de técnicos certificados para a sua instalação e sua manutenção, garantindo-se a segurança da casa e dos seus habitantes.

Agora que já tem mais noções sobre lareiras, sugerimos que experimente o nosso simulador online para configurar diferentes opções da sua futura casa. E não hesite em falar com os especialistas do nosso Gabinete técnico, em conjunto encontraremos as soluções mais adequadas.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.