3 soluções de aquecimento central para a sua casa

8 Setembro 2021

Integrado na estrutura de um edifício, o aquecimento central é um dos sistemas que devem ser implementados aquando da construção. E porquê? Porque vai ser necessário aplicar tubagem própria, numa área interior pré-definida, para que o calor seja distribuído pela casa a partir da fonte emissora de energia.

Há vários tipos de aquecimento, cada qual com um leque de características que o tornam mais adequado a determinado ambiente. Por isso, na hora de fazer escolhas convém ter em mente o grau de isolamento que o tipo de construção oferece e a área da casa (total ou dos espaços a aquecer), a fonte de energia que vai alimentar o sistema e a forma como será distribuído o calor.

Estes aspetos são da máxima relevância para determinar o sistema mais eficiente para a sua casa e ajudá-lo a calcular custos, tanto dos aparelhos e sua aplicação, como do consumo de energia (solar, gás, eletricidade, biomassa). Para ter já uma noção mais concreta, experimente simular online o seu projeto aqui.

Neste artigo, vamos apresentar três sistemas para climatizar a casa dos seus sonhos: bomba de calor, caldeira a gás e biomassa.

Bomba de calor

A bomba de calor é um aparelho que produz calor através de processos de condensação e compressão do seu líquido refrigerante (como nos frigoríficos), do qual se obtém vapor e gás que vão sustentar o sistema de aquecimento da casa. As fontes de energia para fazer a bomba trabalhar podem ser o ar, a água, o solo e o calor residual. Informe-se junto dos técnicos especializados do nosso Gabinete sobre o tipo de fonte mais conveniente ao seu projeto.

Pelas suas características, as bombas de calor ocupam espaço mas, por outro lado, são mais eficientes energeticamente e uma excelente alternativa ao gás e ao gasóleo. Este sistema permite, ainda, ter acoplados painéis fotovoltaicos e painéis solares.

Caldeira a gás

Neste sistema, a climatização da casa e o aquecimento das águas santitárias faz-se pela circulação de água quente nos vários aparelhos (radiadores, pisos radiantes, etc.), água esta que é aquecida na caldeira. São recipientes em metal, com depósito de acumulação, e de dimensão variável – o seu tamanho vai depender da área da casa e do tipo de funcionamento:

  • caldeira convencional a gás: dimensão e potência menores, não aproveita o calor residual dos gases;
  • caldeira de condensação a gás: dimensão e potência maiores, faz aproveitamento do calor residual dos gases.

É um sistema de instalação simples, é durável, seguro e eficiente.

Biomassa

O sistema de aquecimento a biomassa está a ganhar cada vez mais adeptos pelo fator sustentabilidade, pois tanto esta energia como os subprodutos gerados pela sua queima são totalmente renováveis. A biomassa mais não é do que madeira, pinhas e os pellets – granulados feitos de desperdícios das indústrias de transformação da madeira e de resíduos florestais. É utilizada em caldeiras, salamandras e recuperadores de calor, nos quais se integram sistemas de distribuição (tubagem) de ar e água quentes (aquecimento central).

Qualquer um destes sistemas de aquecimento central e de outros, como o ar condicionado, deve ser planeado em conjunto com uma equipa de especialistas, de modo a garantir que o sistema escolhido é o adequado às necessidades da sua família e às condições da sua casa, e assegurar que a instalação corra sem imprevistos nem preocupações.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.