As casas pré-fabricadas são tendência – veja porquê

19 Abril 2022

Assentando nos mesmos tipos de sistemas construtivos, de execução mais rápida e sustentável, as casas pré-fabricadas e as casas modulares assumem-se como ecofriendly, num claro contributo para a redução do impacto ambiental e tornam-se tendências fortes no setor da construção e imobiliário.

Entre nós, ganham cada vez mais adeptos e, muito recentemente, a fundação do famoso arquiteto Norman Foster lançou em Portugal um projeto de investigação e desenvolvimento de soluções de construção pré-fabricada e modular.

As casas pré-fabricadas e as casas modulares

As casas pré-fabricadas ainda são olhadas como instalações provisórias, sem qualidade suficiente para se tornarem a habitação permanente de uma família. Mas a verdade é que em geografias mais a norte desde há muito que este tipo de edificações tem sido adotado: execução rápida, redução de custos de construção e preservação da paisagem.

Motivos pelos quais as casas pré-fabricadas e as casas modulares são a escolha de cada vez mais pessoas que projetam construir casa própria. Àqueles junta-se-lhes ainda a adaptabilidade e a mobilidade.

O avanço da tecnologia e a abertura das mentalidades permitiu ao setor da construção e às equipas de arquitetura e engenharias, como as da SI Projetos, criar e implementar soluções de maior qualidade, mais eficazes e sustentáveis, e atualmente este tipo de construção oferece o mesmo índice de habitabilidade, num excelente equilíbrio entre conforto e estética.

Este tipo de casas pode ser construído recorrendo a dois sistemas construtivos: o sistema container ou de contentores, o mais conhecido, e o sistema Advance, o mais inovador. Quanto ao estilo arquitetónico, desengane-se quem pensa que estas casas apresentam-se unicamente em design contemporâneo. Embora este seja predominante, a verdade é que encontramos casas pré-fabricadas no estilo que o cliente quiser, mais tradicional ou mais arrojado.

A reutilização de contentores marítimos em casas pré-fabricadas

Outra tendência que se assiste é ao aproveitamento dos grandes contentores usados no transporte marítimo de bens na construção de casas modulares e/ou pré-fabricadas. É um dos exemplos de que a aplicação dos 3 Rs da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – pode e deve ser transversal a todos os setores da economia e da vida em geral.

As mini casas ou casas minúsculas

Dentro das casas pré-fabricadas, ganham destaque as chamadas mini casas, casas mínimas ou minúsculas. Tal como o nome indica, são casas modulares e pré-fabricadas de dimensões mais pequenas que respondem à crescente procura de alternativas de habitação autossustentáveis e com o mínimo impacto na envolvente.

Para quem está a pensar construir casa própria e quer apostar em soluções mais sustentáveis a todos os níveis, as casas pré-fabricadas e as casas modulares são uma excelente opção. Mas existem outras soluções e só uma equipa de arquitetura e engenharias, especializada e experiente, poderá avaliar qual a mais adequada às expetativas e necessidades de cada cliente.

Por isso, não deixe de falar connosco, através do nosso Gabinete online ou pelo 808203865: diga-nos o que tem em mente e veja o seu sonho ganhar forma.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?
21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022

À partida, a fiscalização e o acompanhamento de obras parecem tarefas que qualquer pessoa sabe ou pode fazer, sem necessidade de ser devidamente habilitado para tal. Mas não é assim, e em todas as etapas do projeto de arquitetura as atividades têm de ser constantemente verificadas, das mais simples às mais complexas e de especialidade, para evitar colocar em risco a segurança e saúde das pessoas e para garantir o cumprimento das normas.

Obra embargada: o que é e o que fazer?
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022

A suspensão dos trabalhos de construção de uma casa (ou outro tipo de edificação) pelas devidas autoridades é uma situação que pode apanhar de surpresa qualquer pessoa, sem saber por que motivo tal aconteceu nem o que fazer para desembargar a obra. Se pretende construir moradia nova, ou reabilitar ou melhorar uma casa mais antiga, como prevenir ter a obra embargada.

As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa
17 Junho 2022

São o futuro e começam já a determinar o modo como consumidores e agentes do setor imobiliário se relacionam, como compram e vendem imóveis, ou como projetam a construção da sua casa nova. Saiba porquê e que impacte as Proptech têm no mercado.