As bombas de calor e a eficiência energética

14 Fevereiro 2022

As bombas de calor conquistam cada vez mais pessoas que as elegem como opção de climatização e aquecimento da água dos seus lares, e são três os motivos que pesam nesta decisão:

  • eficiência energética;
  • redução da pegada ambiental, já que utiliza energias renováveis;
  • versatilidade de adaptação a diferentes funções e locais: aquecimento ou arrefecimento do ar e da água, aquecimento central ou parcial da habitação ou do edifício.

Motivos também reconhecidos pela Agência Internacional da Energia (IEA - International Energy Agency) que considera as bombas de calor como uma das tecnologias-chave em termos de conforto térmico energeticamente eficaz, sobretudo no das habitações.

Os tipos de bombas de calor e utilidade

Uma das características mais interessantes das bombas de calor é a capacidade de extrair eficazmente do meio ambiente grande parte da energia que necessitam para funcionar – do ar, da água e do solo.

Bombas de calor ar-água

São as mais comuns e têm a vantagem de ser muito versáteis, à semelhança dos aparelhos de ar condicionado com os quais partilham a tecnologia – aliás, hoje em dia, a maioria destes aparelhos são bombas de calor:

  1. produzem tanto frio como calor, e os modelos mais atuais também asseguram o aquecimento das águas;
  2. garantem tanto o aquecimento central como o aquecimento de apenas algumas zonas da habitação (ou de outro edifício);
  3. têm diferentes capacidades e dimensões, determinadas de acordo com a utilização pretendida.

Bombas de calor para aquecimento da água

Estas bombas são praticamente iguais às anteriores, com a diferença de que só têm a função de aquecer a água, ou seja, não se destinam à climatização do ar. São uma alternativa ao aquecimento a gás das águas sanitárias, sobretudo se estiverem acopladas a painéis solares e painéis fotovoltaicos – mais eficiência energética, menor impacto ambiental.

As bombas de calor geotérmicas

Este tipo de aparelho já difere dos anteriores no que diz respeito à estrutura, uma vez que extrai a energia acumulada no subsolo e, portanto, necessita de tubagem subterrânea. No entanto, em termos de funcionalidade é idêntico: produz calor e frio, e aquece a água. Também pode ser acoplado a painéis solares e fotovoltaicos.

No que diz respeito a eficiência energética, as bombas de calor geotérmicas são as mais eficientes. Todavia, só se tornam uma mais-valia em edificações de grandes dimensões que apresentam consumos elevados a nível de conforto térmico (aquecimento e arrefecimento) e de águas quentes, pois sua instalação requer um grande investimento.

As bombas de calor e a eficiência energética

O facto de as bombas de calor conseguirem extrair eficazmente do meio ambiente grande parte da energia que necessitam para funcionar torna-se na sua grande mais-valia e faz destes aparelhos os aliados perfeitos do ambiente. E porquê?

Primeiro, porque apenas ¼ da energia consumida é eletricidade, sendo os restantes ¾ obtidos através das mesmas fontes que vão aquecer, água ou ar, do calor existente no solo e da energia solar (podem ser acopladas a painéis fotovoltaicos e painéis solares).

Significa, portanto, uma alternativa ao consumo assente nos combustíveis fósseis e um contributo para a redução da emissão de gases efeito de estufa.

E finalmente, as bombas de calor conseguem produzir mais calor ou frio do que a energia que necessitam para funcionar. Isto confere-lhes um elevado índice de eficiência energética.

 

Obviamente, este índice de eficiência só se alcança quando as bombas de calor estiverem instaladas em edificações energeticamente otimizadas. É por isso que a construção de uma casa nova deve ser planeada, desde o primeiro momento, em conjunto com uma equipa de especialistas em arquitetura e engenharias, como a SI Projetos – para garantir que se torna tanto viável como sustentável.

Se desconhecia as vantagens das bombas de calor e está a pensar se será a solução perfeita para a sua casa nova, não hesite em falar com os nossos peritos do Gabinete técnico. Aproveite para simular as suas ideias no nosso simulador online.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.