3 Dicas para tornar a casa mais sustentável e poupar

25 Novembro 2021

A adoção de um estilo de vida mais sustentável está ao alcance de todos e os benefícios para o nosso bem-estar e a saúde do planeta são inquestionáveis. E desengane-se quem considera que a sustentabilidade significa avultados investimentos - tudo começa por pequenas mudanças de hábitos de consumo e pela gestão mais eficiente dos recursos. Confira 3 formas de tornar a sua casa mais sustentável e começar a poupar.

Consultar o Certificado Energético

Um dos primeiros passos é sempre pedir o Certificado de Eficiência Energética, pois este documento contém um conjunto de informações sobre os gastos do imóve,l úteis para perceber onde pode poupar. Se estiver a escolher uma casa para comprar, consulte o certificado da mesma para saber o que o espera em termos de eficiência energética.

Aproveite o sol

Depois, pense como pode aproveitar a nossa maior fonte de energia – o sol. Se a sua casa for virada a sul e o sol incidir nas janelas de vidro, o seu espaço vai aquecer de forma natural. Quando o sol já não traz a luminosidade necessária e é preciso acender lâmpadas, já sabe que as de baixo custo são a melhor opção.

Janelas e isolamento

Em relação aos vidros, a melhor opção são os duplos, pois bloqueiam o calor e os raios UV, e diminuem os gastos de energia até 30%. Também o isolamento é muito importante, pois pode causar perdas energéticas muito elevadas se não for bom.

Quer saber outras maneiras de tornar a sua casa mais sustentável? Ou pretende construir a casa nova e gostaria de ter um projeto sustentável? Fale já com os especialistas do nosso Gabinete técnico, a nossa equipa terá todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Já se candidatou ao Vale Eficiência?
Já se candidatou ao Vale Eficiência?
28 Novembro 2023

Já conhece o apoio Vale Eficiência? Sabe do que se trata e quem tem direito?

Este apoio é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 104 milhões de euros, e tem como intuito entregar 100 000 vales a famílias economicamente vulneráveis e que habitem em edifícios em situação de pobreza energética.

Este vales podem ser utilizados para investir na melhoria do conforto térmico das habitações através da realização de intervenções na envolvente ou da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes.

Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
Eficiência energética em imóveis: Como tornar a sua casa mais eficiente
8 Novembro 2023

Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a conservação de recursos, a eficiência energética em imóveis tornou-se uma questão central. A nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, e é também onde consumimos a maior parte da energia. Portanto, tornar a nossa casa mais eficiente em termos de energia não só beneficia o ambiente, mas também a nossa carteira.

Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
13 Outubro 2023

No mês passado, foram aprovadas novas medidas relacionadas com o programa Mais Habitação.

Estas medidas têm como objetivo ajudar as famílias a combater o cenário económico-financeiro provocado pela política do Banco Central Europeu (BCE), que, ainda no mês passado, voltou a subir as taxas de juros diretoras.

Com isso em mente, foram criadas mais três medidas, que se juntam agora às já aprovadas e instituídas. 

Redução e fixação da prestação do crédito habitação

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023: