3 Dicas para tornar a casa mais sustentável e poupar

25 Novembro 2021

A adoção de um estilo de vida mais sustentável está ao alcance de todos e os benefícios para o nosso bem-estar e a saúde do planeta são inquestionáveis. E desengane-se quem considera que a sustentabilidade significa avultados investimentos - tudo começa por pequenas mudanças de hábitos de consumo e pela gestão mais eficiente dos recursos. Confira 3 formas de tornar a sua casa mais sustentável e começar a poupar.

Consultar o Certificado Energético

Um dos primeiros passos é sempre pedir o Certificado de Eficiência Energética, pois este documento contém um conjunto de informações sobre os gastos do imóve,l úteis para perceber onde pode poupar. Se estiver a escolher uma casa para comprar, consulte o certificado da mesma para saber o que o espera em termos de eficiência energética.

Aproveite o sol

Depois, pense como pode aproveitar a nossa maior fonte de energia – o sol. Se a sua casa for virada a sul e o sol incidir nas janelas de vidro, o seu espaço vai aquecer de forma natural. Quando o sol já não traz a luminosidade necessária e é preciso acender lâmpadas, já sabe que as de baixo custo são a melhor opção.

Janelas e isolamento

Em relação aos vidros, a melhor opção são os duplos, pois bloqueiam o calor e os raios UV, e diminuem os gastos de energia até 30%. Também o isolamento é muito importante, pois pode causar perdas energéticas muito elevadas se não for bom.

Quer saber outras maneiras de tornar a sua casa mais sustentável? Ou pretende construir a casa nova e gostaria de ter um projeto sustentável? Fale já com os especialistas do nosso Gabinete técnico, a nossa equipa terá todo o gosto em ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.