3 Dicas para tornar a casa mais sustentável e poupar

25 Novembro 2021

A adoção de um estilo de vida mais sustentável está ao alcance de todos e os benefícios para o nosso bem-estar e a saúde do planeta são inquestionáveis. E desengane-se quem considera que a sustentabilidade significa avultados investimentos - tudo começa por pequenas mudanças de hábitos de consumo e pela gestão mais eficiente dos recursos. Confira 3 formas de tornar a sua casa mais sustentável e começar a poupar.

Consultar o Certificado Energético

Um dos primeiros passos é sempre pedir o Certificado de Eficiência Energética, pois este documento contém um conjunto de informações sobre os gastos do imóve,l úteis para perceber onde pode poupar. Se estiver a escolher uma casa para comprar, consulte o certificado da mesma para saber o que o espera em termos de eficiência energética.

Aproveite o sol

Depois, pense como pode aproveitar a nossa maior fonte de energia – o sol. Se a sua casa for virada a sul e o sol incidir nas janelas de vidro, o seu espaço vai aquecer de forma natural. Quando o sol já não traz a luminosidade necessária e é preciso acender lâmpadas, já sabe que as de baixo custo são a melhor opção.

Janelas e isolamento

Em relação aos vidros, a melhor opção são os duplos, pois bloqueiam o calor e os raios UV, e diminuem os gastos de energia até 30%. Também o isolamento é muito importante, pois pode causar perdas energéticas muito elevadas se não for bom.

Quer saber outras maneiras de tornar a sua casa mais sustentável? Ou pretende construir a casa nova e gostaria de ter um projeto sustentável? Fale já com os especialistas do nosso Gabinete técnico, a nossa equipa terá todo o gosto em ajudá-lo.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

IMI, o que muda em 2023?
IMI, o que muda em 2023?
23 Fevereiro 2023

O Orçamento de Estado (OE) que o executivo de António Costa preparou para 2023 e que foi aprovado traz propostas para preencher as necessidades de habitação em Portugal, com a nova Lei da Habitação, e alterações fiscais no que toca ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Saiba o que muda no IMI em 2023:

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
Confiança dos consumidores e clima económico aumentam
16 Fevereiro 2023

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram obtidos de inquéritos realizados junto dos consumidores e dos vários setores económicos, como o comércio e serviços, a indústria transformadora, e construção e obras públicas.

Contrariando a tendência de evolução negativa registada em setembro, outubro e novembro de 2023, mês em que os índices desceram para valores tão baixos quanto os do início da pandemia em 2020, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentam.

Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
Governo tem medidas para aumentar a oferta de habitação
13 Fevereiro 2023

Será ainda em fevereiro de 2023 que o Governo vai apresentar ao Parlamento a nova Lei da Habitação que, segundo o Primeiro-Ministro, será um dos mecanismos de resposta ao problema da habitação em Portugal – a falta de casas a preços acessíveis às famílias. O novo diploma junta-se, assim, aos recém-criados Ministério da Habitação e Programa Nacional de Habitação, e às estratégicas locais de habitação.

Novas regras no setor imobiliário em 2023
Novas regras no setor imobiliário em 2023
9 Fevereiro 2023

No que diz respeito ao setor imobiliário, a entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2023 (OE 2023) traz consigo alterações e novas medidas ao Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e dizem respeito à compra e venda, à revenda e à permuta de imóveis, ao alojamento local, aos prédio devolutos e degradados, e à nova tributação de criptoativos.