3 dicas para construir o jardim da sua casa

30 Setembro 2021

Reservar a área exterior da sua casa para jardim e zonas ajardinadas, como canteiros e pequenas hortas, é acrescentar valor e beleza ao seu imóvel. O jardim é um espaço privilegiado de bem-estar, onde é possível descontrair e desfrutar do ar livre, proporcionando momentos de lazer e diversão a toda a família e amigos. Para ajudá-lo a construir este seu éden privativo, selecionámos 3 dicas que vai querer guardar.

Definir a função do jardim e estudar o espaço exterior

O primeiro passo é estabelecer a função, ou funções, do jardim: vai ser uma zona de lazer, com parque infantil e mesa de refeições? Vai ter piscina, ou vai ser uma zona exclusiva de jardinagem? Quem vai passar mais tempo no jardim, e a fazer o quê?

Depois, anote as características do terreno e do exterior da casa, como muros, esquinas e cantos, declives, exposição solar e sombras, entre outras. Será com base nestas características, na função do jardim e nas necessidades da família que se escolhe o tipo de relvado e de piso, as plantas e a decoração.

Escolher o tipo de relvado e de piso

No que toca ao relvado e ao piso do seu jardim, ha três fatores decisivos que contribuem para torná-lo num lugar especial e único:

  • a geografia e o clima do local;
  • a função, ou funções, que pretende atribuir a esta área exterior da casa;
  • e em quem vai desfrutar dele.

Em climas húmidos e de chuvas frequentes, privilegie soluções que permitam a drenagem da água, tanto no relvado como nos pisos. Já em climas temperados e secos, evite o uso extenso de relva e garanta o uso sustentável da água.

Escolher a vegetação

Pode parecer que a escolha da vegetação se deve exclusivamente ao gosto cada proprietário, mas o facto é que há critérios mais pragmáticos do que a estética e que se prendem com o aproveitamento eficiente das caraterísticas das plantas, tais como:

  • assegurar a privacidade da sua propriedade;
  • delimitar ambientes dentro do perímetro do imóvel;
  • utilizar a água de forma eficiente, tanto pela escolha da vegetação em função da necessidade de sombra/luz como pela instalação dos sistemas de rega;
  • criar barreiras termoacústicas para proporcionar mais conforto dentro e fora de casa, protegendo do vento, de ruídos, de exposição solar intensa.

Planificada a base do seu jardim, seguir-se-á a decoração. Neste campo, a estética pessoal alia-se à estética da arquitetura da casa e do sistema construtivo. Recomendamos que prefira materiais recicláveis e amigos do ambiente, e que reutilize objetos. Se quiser ideias originais, não hesite em falar com os nossos especialistas, no Gabinete Técnico.

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
Soluções Ideais celebra 20 anos em glamour e estilo
30 Novembro 2022

Para comemorar o seu 20º aniversário e assinalar este importante marco da sua história, o Grupo Soluções Ideais recebeu colaboradores, franchisados e parceiros numa glamourosa e inesquecível gala ao estilo das melhores festas do Great Gatsby.

Planeado no segredo dos deuses, o evento decorreu no passado dia 26 de novembro de 2022, na Quinta das Janelas, em Coimbra, onde o universo dos loucos anos 1920 foi recriado ao pormenor para proporcionar momentos inesquecíveis de convívio à família Soluções Ideais.

Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
Soluções Ideais: 20 anos de inovação no setor imobiliário
14 Novembro 2022

A celebrar o 20º aniversário, o Grupo Soluções destaca-se no mercado imobiliário pela aposta que tem feito, desde o primeiro momento, na inovação e na qualidade do serviço ao cliente. Um percurso de 20 anos que começou em Coimbra e que hoje alcança todos os cantos do país, e nas áreas-chave do setor imobiliário.

Soluções Ideais, uma história de sucesso e expansão

Na história do grupo há duas datas com grande significado e que são marcos decisivos neste percurso de 20 anos:

O que deve saber antes de pedir crédito habitação
O que deve saber antes de pedir crédito habitação
10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

Crédito habitação para não residentes
Crédito habitação para não residentes
28 Outubro 2022

Portugueses a viver no exterior e estrangeiros residentes em Portugal podem recorrer ao crédito habitação para comprar casa no nosso país, embora em condições ligeiramente diferentes. Se este é o caso, saiba que é necessário para pedir o empréstimo.

O crédito habitação para emigrantes

Hoje em dia, os portugueses emigrantes não precisam de vir a Portugal para solicitar um empréstimo para comprar casa – basta deslocarem-se a uma das agências do seu banco existentes no país onde vivem, ou até utilizarem os serviços de atendimento à distância.

Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
Arquitetura inovadora: o Climate Pledge Arena
25 Outubro 2022

A arquitetura é uma arte fundamental para o setor imobiliário. É feita por seres criativos - os arquitetos - que pensam os espaços de forma diferente, por vezes estranha e incompreensível. São eles quem projeta o nosso produto imobiliário e, quando têm oportunidade, conseguem conceber espaços diferentes, estimulantes e inovadores que despertam a curiosidade e causam espanto, levando-nos a querer conhecê-los melhor – como o Climate Pledge Arena de Seattle, nos EUA, projetado pela Populous.