Erros comuns a evitar na entrega da declaração de IRS

17 Abril 2024

O prazo para entregar a declaração de IRS estende-se até 30 de junho, mas preenchê-la corretamente não é tão fácil como parece.

Aliás, à medida que se preenche a declaração, costumam surgir dúvidas e o contribuinte acaba, quase sempre, por cometer erros com impacto no valor do reembolso ou a liquidar.

Entre os erros mais comuns, está a entrega imediata da declaração ou após efetuar a primeira simulação, ou seja, sem fazer diversas simulações para perceber se é melhor declarar os rendimentos em separado ou com o cônjuge, por exemplo.

Mas há mais – evite-os!

- O prazo para validar as faturas já terminou, mas pode incluir despesas com saúde, educação, imóveis e lares na declaração de IRS, no anexo H da declaração do IRS.

- Verifique se o valor total das deduções está correto, visto que, se for necessário, pode corrigi-lo ao preencher a declaração, exceto o que respeita a despesas gerais ou a despesas pela exigência de fatura.

- Todos os contribuintes com incapacidade comprovada ou com dependentes incapacitados têm direito a deduções superiores, por isso, é importante não se esquecer de declarar esta informação.

- Identifique corretamente os dependentes no quadro 6 da folha de rosto da declaração do IRS (existe um valor fixo dedutível por cada filho dependente).

- Declare devidamente as mais-valias, ou seja, o lucro obtido com a venda de imóveis no ano anterior para evitar o pagamento de coimas. As mais-valias devem ser declaradas no anexo G ou G1 do Modelo 3.

Se evitar estes erros, a declaração do IRS é processada corretamente e restringe a possibilidade de receber surpresas inesperadas na nota de liquidação, que será enviada pela Autoridade Tributária e Aduaneira até 31 de julho.

Portanto, preencha a declaração do IRS com cuidado e atenção, forneça informação precisa e completa e faça várias simulações antes de a entregar.

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.