Mudança de casa: já tratou dos serviços essenciais?

5 Janeiro 2024

No processo de mudança de casa, existem algumas tarefas que não pode mesmo descuidar, como é o caso de tratar dos serviços de água, luz e gás.

Com o evoluir dos tempos e da tecnologia, estes processos tornaram-se cada vez mais simples. Enquanto antes era obrigatório dirigir-se aos prestadores de serviços para iniciar novos contratos de abastecimento, agora pode fazê-lo online, a partir do conforto da sua casa.

Por onde começar?

Primeiro, faça uma pesquisa e compare propostas, para perceber qual o fornecedor com que quer trabalhar. 

No caso da eletricidade e do gás, algumas empresas oferecem pacotes que incluem os dois fornecimentos. Compare as propostas e confirme se tem vantagens em contratar os dois serviços juntos ou em separado.

No caso do serviço de água, cada concelho tem o seu abastecimento próprio. Faça uma pesquisa para saber qual o da sua região e entre em contacto com eles através de email, telefone, ou opções de contacto que encontrar no website.

Para efetuar o contrato de abastecimento de qualquer um destes serviços, precisa dos seus documentos de identificação digitalizados, da escritura ou contrato de arrendamento e dos dados dos contadores, se for o caso.

Lembre-se de fazer estes pedidos com alguma antecedência, para garantir que tudo está pronto na hora de se mudar, uma vez que pode ter de ser efetuada alguma vistoria antes da ativação dos serviços, como acontece no caso do gás natural.

Depois, não se esqueça de comunicar as leituras mensalmente, para evitar a cobrança de valores indevidos.

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.