15 Setembro 2021
É provável que a sigla LSF diga pouco a quem não está familiarizado com a terminologia de arquitetura e engenharia civil. Mas já o termo “estrutura em aço leve” é, de certeza, reconhecido pela maioria de nós e está associado a este sistema de construção. Venha descobrir do que se trata.
A estrutura Light Steel Framing
LSF significa light steel framing e é a designação adotada pelos técnicos especializados para identificar este sistema que consiste na construção de uma estrutura em aço leve ou aço galvanizado assente em estruturas de betão enterradas, fundações e caves. O LSF possui elementos-chave que o distinguem de outros sistemas construtivos:
- estrutura em gaiola composta por elementos em aço leve e de espessura mais reduzida (os perfis);
- o uso dos materiais pesados, como o betão, restringem-se às fundações;
- a construção exige menor e mais curta mobilização de maquinaria e equipamento pesado;
- dispensa vigas e colunas, sendo a carga distribuída por toda a estrutura;
- suporta qualquer tipo de acabamento exterior e interior.
Que vantagens oferece o LSF?
Este é um sistema adequado à construção de estruturas leves e de altura baixa, como moradias e edifícios de apartamentos até três pisos, e é muito versátil. As casas em LSF promovem a sustentabilidade, reduzindo os custos de manutenção, o consumo energético e o impacte no ambiente. E porquê?
- rapidez de construção;
- segurança e durabilidade;
- oferece grande resistência sísmica;
- oferece boa resistência contra incêndios;
- assegura conforto térmico e sonoro, através do isolamento: no exterior, o material é o poliestireno expandido; e no interior são placas de gesso laminado e vários centímetros de lã mineral;
- construção sustentável: os materiais utilizados são recicláveis ou ecoeficientes; há redução significativa na emissão de CO2 na fabricação e montagem dos materiais utilizados, comparativamente ao método tradicional.
Que limitações oferece o LSF?
Tal como outros sistemas, também o LSF apresenta limitações e desvantagens:
- limitação de abertura de vãos, devido à sua estrutura resistente em gaiola;
- fraca inércia térmica (capacidade do edifício para não ter variações de temperatura no seu interior);
- maior exigência quanto à qualidade/capacidade de isolamento térmico de caixilharias e vidros.
Antes de tomar qualquer decisão relativamente ao tipo de construção e de sistema construtivo, é conveniente consultar os especialistas para ficar a par de todas as vantagens e limitações que cada um apresenta. Não hesite em consultar o nosso Gabinete técnico e experimentar o nosso simulador online, duas ferramentas imprescindíveis na planificação da casa dos seus sonhos, sem imprevistos nem preocupações.