As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa

17 Junho 2022

Já ninguém nega que a adoção das novas tecnologias pelos vários setores da economia veio revolucionar a forma como as empresas e as entidades públicas se relacionam com clientes, parceiros e contribuintes. O setor imobiliário não ficou indiferente e o resultado está no surgimento das Proptech.

O que são as Proptech?

Proptech é a abreviatura do termo inglês property technology que designa as empresas do setor imobiliário e construção que incorporam a tecnologia digital no seu modelo de negócio.

Grandemente impulsionada pela pandemia Covid-19, a adoção da tecnologia digital transformou o paradigma das relações comerciais, do trabalho e dos serviços, que deixaram de ser executados exclusivamente de forma presencial para serem desenvolvidos também online. E se antes da pandemia entidades, empresas e consumidores já podiam vender, comprar e fazer pagamentos online, a verdade é que as operações financeiras e as transações tornaram-se mais seguras e transparentes, e tratar de assuntos ficou mais conveniente e rápido.

O papel das Proptech na compra e venda de casa

No setor imobiliário, esta "revolução" está a ser feita pelas Proptech cuja inovação implementada já permite realizar online e de forma simples, prática e segura:

Tudo isto e muito mais é possível devido a tecnologias muito específicas usadas pelas Proptech, a saber:

  • a blockchain, que possibilita realizar transações imobiliárias de forma simples e segura;
  • a IoT, abreviatura de Internet of Things, que confere características de inteligência artificial a qualquer objeto presente num imóvel;
  • as criptomoedas, que possibilitam as transações internacionais;
  • a geolocalização, que possibilita analisar imóveis com mais detalhe, já que fornece várias características do local, incluindo pontos de interesse, e dados de construção;
  • a Big Data, que recolhe todo o tipo de informação que possibilita identificar tendências e hábitos de consumo, e desejos e necessidades dos utilizadores/clientes;
  • os drones, que fornecem a vista panorâmica de um local ou imóvel, seja vídeo ou fotografia;
  • a realidade aumentada e virtual, que possibilita visualizar as edificações antes de serem construídas.

 

Para quem pretende vender, comprar ou construir casa nova, ter o apoio de uma Proptech como a nossa é fundamental para encontrar a solução ideal para si e para a sua família – fale já com nosso Gabinete online, somos peritos no setor imobiliário e construção, e vamos ajudá-lo a concretizar o seu sonho de forma planeada e sem imprevistos.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.