A Open House Porto está de regresso, é a 7ª edição

7 Abril 2022

É a sétima edição da iniciativa organizada e produzida pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, e que faz parte do Open House Worlwide, um evento internacional que promove, a nível global, a arquitetura e a ligação entre as pessoas e os edifícios.

A Open House Porto, o festival de arquitetura

A Open House Porto mais não é do que um roteiro de espaços de valor arquitetónico e cultural selecionados por especialistas em História e em Arquitetura, e dirigido ao público em geral como forma de explorar e conhecer as cidades e a sua arquitetura.

Do roteiro fazem parte espaços interiores e exteriores, que serão visitados pelo público na companhia de especialistas. As visitas são gratuitas, sem necessidade de marcação prévia (existe um horário definido para cada uma) e sem itinerário obrigatório, isto é, cada pessoa visita o que quer e quando quiser.

A curadoria desta 7ª edição está a cargo da arquiteta Graça e do historiador Joel Cleto, a dupla que pensou no roteiro como uma forma de levar as pessoas a sair de casa e a reencontrar a sua cidade, a entendê-la como uma "casa coletiva" – uma ideia que faz ainda mais sentido depois de dois anos de pandemia e consequentes confinamentos em casa.

Quando, onde e como vai acontecer a edição de 2022?

A Open House Porto vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho nas cidades de Gaia, da Maia, de Matosinhos e do Porto, mas ainda não é pública a lista dos locais selecionados. De acordo com a organização, esta informação estará disponível durante o mês de junho, no website do evento.

As entradas nos espaços serão gratuitas e dentro dos horários estabelecidos, em visitas que podem ser livres e sem formação de grupo, em visitas de grupo acompanhadas por voluntários da Open House Porto, ou em visitas de grupo acompanhadas e comentadas por um especialista convidado ou pelo autor do projeto de arquitetura.

Atividades paralelas

A par daquele roteiro, há ainda as atividades dos Programa Caleidoscópio e Programa Plus, também estes disponíveis para consulta a partir do mês de junho, no website do evento.

 

A edição deste ano da Open House Porto tem como parceiros as câmaras municipais da Maia, de Matosinhos, de Gaia e do Porto, e envolve um conjunto alargado de entidades, como a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Fundação Serra Henriques, o Metro do Porto, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Turismo do Porto e do Norte de Portugal, a ACAPO, a Companhia Instável e a Hands on Discover.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Construção antissísmica - Qual a sua importância?
Construção antissísmica - Qual a sua importância?
3 Setembro 2024

Às 05h11 do dia 26 de agosto, Portugal tremeu com um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Apesar de não se ter sentido em todo o lado e de não se terem registado feridos nem danos materiais, trouxe à baila o tema da segurança das habitações.

Afinal, só em Lisboa, cerca de 30 mil edifícios de habitação não são resistentes a sismos, uma vez que foram construídos antes de 1960, dois anos antes de a primeira legislação antissísmica ter entrado em vigor em Portugal. Ou seja, na capital, 60% das habitações não estão preparadas para resistir a sismos.

Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
Dicas para reduzir a sua pegada ecológica em casa
1 Julho 2024

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade ambiental, cuja finalidade é comparar a capacidade do planeta com a necessidade e consumo de recursos naturais por parte da sociedade.

Sabe como é calculada?

Este indicador é expresso em hectares globais. Ou seja, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano.

Pode calcular-se a pegada ecológica de todo o planeta, ou apenas de um país, região ou mesmo produto ou pessoa. 

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
Quais as vantagens de ter uma casa ecológica e sustentável?
1 Julho 2024

Sabia que, em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), momento em que os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro chegam ao seu limite, registou-se a 2 de agosto? Ou seja, em sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.

O QUE SÃO CASAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS?

Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
Diretiva da UE sobre a eficiência energética dos edifícios - O que vai mudar?
1 Julho 2024

Sabia que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa nos 27 Estados-membros da União Europeia?

Essa é uma das razões que fez com que recentemente fossem votados e aprovados em Parlamento Europeu os planos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos edifícios.